Futebol

04 maio 2025, 00h25

Otamendi

Otamendi celebra com a Família Benfiquista

RESUMO DO JOGO

Aursnes e Otamendi foram os autores dos golos da vitória do Benfica perante o Estoril, por 1-2, no Estádio António Coimbra da Mota, em duelo da 32.ª e antepenúltima ronda da Liga Betclic. Numa noite de sábado, 3 de maio, chuvosa e fria, a Onda Vermelha aqueceu, acarinhou e carburou o Glorioso rumo aos desejados 3 pontos.

O apito inicial da partida estava marcado para as 20h30, mas logo a meio da tarde começou a sentir-se a romaria encarnada no Estoril. Adeptos oriundos de todos os lados, de todas as idades... é a diversidade do Mundo Benfica ligada, a sentir a importância do momento e a dizer um "presente" ainda mais vincado!

A comitiva das águias chegou ao Estádio António Coimbra da Mota um par de horas antes do arranque do desafio... e foi arrepiante! Centenas e centenas de vozes e corações uniram-se no momento, e esvoaçantes bandeiras e cachecóis, aplausos e cânticos inundaram o ar. Bonito, um bonito "à Benfica"!

A ONDA VERMELHA

Ora, do exterior para o interior... e desde o primeiro minuto do jogo, no aquecimento, no final, cantou-se a plenos pulmões pelo Glorioso!

E quando assim é, quando o pulmão sente o bombear firme do coração, a resposta é inquestionável, e é dada nas quatro linhas.

Galvanizado por tudo isto, pela série de vitórias e porque no Museu Cosme Damião há espaço para muito mais, o Benfica entrou em campo determinado e focado na conquista dos 3 pontos.

Estoril-Benfica

Trubin, António Silva, Amdouni, Aursnes, Kökcü, Pavlidis, Aktürkoğlu, Dahl, Otamendi, Tomás Araújo e Florentino subiram ao relvado, eleitos para o onze inicial.

Bola a rolar, entrada atrevida do Estoril, mas foi controlada prontamente, e foi sol de pouca dura. O Benfica lançou-se na procura do golo, e, aos 5', Aursnes, servido por Amdouni, ameaçou. Joel Robles disse "não" nesse lance, mas o médio norueguês levou a sua avante e, dois minutos volvidos, o mini-Estádio da Luz festejou merecidamente.

Numa jogada iniciada em Trubin, Otamendi fez o passe longo para Pavlidis, que tocou a bola para Aktürkoğlu. Este fez o passe de rutura para Kökcü, que galgou metros e isolou Aursnes, que rematou por entre as pernas do guardião Joel Robles para o 0-1. Explosão de alegria nas bancadas pintadas de encarnado!

Estoril-Benfica

E, a partir daqui, as águias tomaram conta das operações! Futebol à largura do terreno, coesão, entrega e algumas oportunidades criadas, perante um Estoril batalhador, mas sem encontrar soluções face à postura e à personalidade dos comandados de Bruno Lage.

Das bancadas o mote foi constante, e, aos incansáveis adeptos, Otamendi disse "sim", lá nas alturas, cabeceando para as redes. Minuto 36, na marcação de um do livre sobre o lado direito do ataque, Dahl cruzou para o coração da área, onde o capitão do Benfica, vindo de trás, se antecipou a Joel Robles para dilatar a vantagem. Estava feito o 0-2, resultado com que se atingiu o intervalo.

Estoril-Benfica

Filme do jogo

Ver match center

Com o objetivo em mente, reentrada forte do Glorioso, com alguns momentos de bruaá, face a um bom par de oportunidades criadas para aumentar a contagem e resolver. Do outro lado da barricada, os canarinhos iam espreitando e, aos 66', tiveram soberana oportunidade para reduzir.

Após recuperação de bola, Begraoui avançou pelo corredor central, fez a finta e foi tocado por Otamendi no pé direito. O árbitro entendeu que a infração ocorreu no interior da grande área e apontou para a marca dos 11 metros... No castigo máximo, Trubin foi gigante e disse "não, nem pensar", sustendo o remate de Begraoui. Na recarga, Vinícius Zanocelo errou o alvo, com o esférico a raspar na trave.

Estoril-Benfica

Empolgados pelo penálti, apesar da não concretização do mesmo, os homens da casa acreditaram, cresceram no jogo e marcaram! Minuto 78, Rafik Guitane recebeu a bola no lado direito e cruzou para a área, onde Vinícius Zanocelo cabeceou para o golo: 1-2.

A partir daqui, o jogo abriu e, mais do que a cabeça, o coração foi mandão! A tática teve dificuldade em prevalecer, mas a coesão, a resiliência e a garra do Benfica reinou. Equipa solidária, abnegada e humilde até ao apito final, equipa que foi empurrada e amparada pela Onda Vermelha, o verdadeiro 12.º jogador rumo à conquista dos 3 pontos!

Estoril-Benfica

Antes do apito final, nota ainda para os 8 minutos de compensação dados pelo juiz, e para dois lances controversos na grande área do Estoril... Contas fechadas, triunfo justo, por 1-2, com a Onda Vermelha a ser fundamental em mais uma jornada de luta pelo título nacional.

Na próxima ronda há dérbi. Benfica e Sporting têm encontro marcado para as 18h00 de sábado, no Estádio da Luz, em desafio da 33.ª e penúltima jornada da Liga Betclic. Todos contam!

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 4 de maio de 2025

Patrocinadores principais do Futebol