Futebol feminino

03 maio 2025, 18h57

Benfica-Clube de Albergaria

Festa de consagração do pentacampeonato levou o troféu à bancada do Campo n.º 1 do Benfica Campus

RESUMO DO JOGO

No primeiro jogo da competição após a conquista do pentacampeonato, a equipa feminina de futebol do Benfica goleou na tarde deste sábado, 3 de maio, o Clube de Albergaria, por 5-0, na 21.ª e penúltima jornada da Liga BPI. Após o apito final, o troféu foi exibido aos adeptos e fez-se a festa no Benfica Campus!

O primeiro banho de multidão ocorreu ainda antes do apito inicial, com centenas de pessoas a comparecerem numa sessão de autógrafos com a presença de Andrea Falcón, Pauleta, Lúcia Alves, Nycole Raysla e Lena Pauels (quinteto que não foi convocado para o jogo).

Já no relvado, o troféu do pentacampeonato foi exibido entre as duas equipas perfiladas e prontas para um jogo disputado no Campo n.º 1 do Benfica Campus, cujas bancadas se apresentaram muito bem compostas para a homenagem às Inspiradoras.

Equipa do Benfica

Mesmo com um onze inicial formado, na sua maioria, por jogadoras menos utilizadas, o Benfica tomou as rédeas do encontro desde cedo e, logo aos 10', Rakel Engesvik colocou a bola dentro da baliza adversária. No entanto, o golo foi anulado por fora de jogo de Lara Martins, no início do lance.

A vida ficou ainda mais difícil para o Clube de Albergaria aos 16'. Após um passe longo de Letícia Almeida, Amber Lockwood saiu da sua área e cortou com a mão um passe destinado a Jody Brown. Num primeiro momento foi assinalado fora de jogo à avançada do Benfica, mas, alertada pelo VAR da posição regular da camisola 11 das águias, a árbitra foi rever as imagens e, já aos 21', expulsou a guarda-redes do Clube de Albergaria com cartão vermelho direto por "cortar uma clara ocasião de golo".

Jody Brown

E o primeiro golo surgiu pouco depois, aos 26'. Marit Lund lançou Jody Brown em velocidade, e esta fez um chapéu à recém-entrada guarda-redes Sabrina Araújo. Ana Filipa Ribeiro ainda tentou cortar o remate da internacional jamaicana, mas a bola já tinha ultrapassado totalmente a linha de baliza e festejou-se o 1-0 no Benfica Campus.

Empurrando as adversárias para a sua área, o Benfica ampliou para 2-0, aos 41'. Na sequência de um pontapé de canto estudado, Marit Lund cruzou para a área, onde surgiu Joana Silva a desviar para o fundo das redes.

Jody Brown e Joana Silva

Face ao lance da expulsão, a árbitra da partida deu 7 minutos de compensação na etapa inicial, e o Benfica tomou de assalto a grande área do Clube de Albergaria.

Aos 45'+5', Sabrina Araújo defendeu por instinto um remate à queima-roupa de Jody Brown, mas, dois minutos volvidos (45'+7'), não conseguiu evitar o 3-0. Andreia Faria fez o passe de rutura para Rakel Engesvik, e esta tocou a bola para Jody Brown, que, à saída da guarda-redes, fez o desvio para o segundo poste, onde Beatriz Cameirão carimbou a baliza deserta.

Thais Lima

No regresso do intervalo, o jogo disputou-se a um ritmo mais baixo, e, aos 54', Filipa Patão promoveu 2 estreias absolutas na presente edição da Liga BPI. Thais Lima e Ana Clara Oliveira renderam Rute Costa e Beatriz Cameirão, entrando no lote de campeãs nacionais 2024/25.

O marcador só voltou a registar alterações aos 70', quando Lara Martins, servida por Cristina Prieto, bateu Sabrina Araújo para o 4-0. Estava dado o mote para minutos finais de grande assédio à baliza do Clube de Albergaria.

Lara Martins

Já após Ana Clara Oliveira (81') e Neide Guedes (87') terem desperdiçado oportunidades soberanas, Jody Brown, eleita a Mulher do Jogo, completou o seu bis. A internacional jamaicana recuperou a bola na área adversária e, após combinação com Cristina Prieto, atirou a contar, aos 90'+1'.

Aos 90'+2', nova intervenção do VAR. Após um remate de Neide Guedes desviado por Andreia Freitas com o braço direito, a árbitra assinalou pontapé de canto, mas, alertada pelo VAR, foi rever as imagens. Ultrapassados 5 minutos de espera, a juíza reconheceu a existência de falta passível para grande penalidade, mas o lance acabou cortado pela raiz por um fora de jogo inicial de Cristina Prieto.

A goleadora espanhola, aos 90'+6', ainda cabeceou a bola para o fundo das redes, mas, uma vez mais, o golo foi anulado por posição irregular.

Benfica-Clube de Albergaria

Logo após o apito final de um jogo que teve a Auditiv como Match Day Sponsor, iniciou-se a festa em comunhão com os adeptos. Unidas numa roda, as jogadoras ouviram das bancadas os gritos de "campeões, nós somos campeões", e, logo após recolherem aos balneários, foram chamadas uma a uma de volta ao relvado.

Seguiu-se a presença de todo o grupo, da treinadora Filipa Patão, da restante equipa técnica e do staff num palanque com a inscrição "Pentacampeãs", e voltou a erguer-se o troféu conquistado no passado dia 12 de abril em Vila Nova de Gaia. Antes de subirem à bancada e mostrarem a taça aos adeptos, as Inspiradoras juntaram-se a jovens da Formação e, juntas, entoaram o Ser Benfiquista.

Finalizada a consagração, segue-se a visita ao terreno do SC Braga, na derradeira jornada (22.ª) da Liga BPI, onde estará em jogo o objetivo delineado pela treinadora Filipa Patão: fechar a competição sem qualquer derrota. A partida está aprazada para as 15h00 do próximo domingo, 11 de maio, no Estádio Amélia Morais.

Benfica-Clube de Albergaria

DECLARAÇÕES

Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Primeiro de tudo, agradecer aos Benfiquistas que se deslocaram ao Seixal. Mais uma vez, uma casa bem-composta, uma casa cheia, uma casa de adeptos que vibraram sempre connosco e que sentiram as nossas vitórias, os nossos empates, os momentos bons, os momentos menos bons. Estiveram sempre connosco a sentir esta camisola como nós tanto sentimos e tanto queremos honrar. Relativamente ao jogo, tivemos boas exibições das jogadoras que têm menos minutos, das jogadoras que se estrearam pela equipa principal. Mais uma vez, é um claro sinal de que temos jogadoras preparadas para este contexto e prontas para darem mais no próximo ano, para se consagrarem como jogadoras capazes de estar no Benfica e de terem rendimento e sucesso. Isso deixa-me muito feliz, porque trabalharam muito ao longo da época. Uma palavra para as jogadoras quem contribuíram e não entraram, mas que fazem parte desta história e desta caminhada. Relativamente ao jogo, foi um jogo sem história, de sentido único. A expulsão fez com que se jogasse em 30 metros, e isso nem sempre é fácil. Mas tivemos paciência e calma para criarmos situações de perigo e finalização. Marcámos 5 golos, procurámos mais, mas não foi possível. Foi um bom jogo de equipa."

Benfica-Clube de Albergaria

Jody Brown (avançada do Benfica, Mulher do Jogo): "Sabíamos que tínhamos de chegar aqui e fazer o nosso trabalho em frente dos nossos maravilhosos adeptos. Fizemo-lo, estou muito feliz com a vitória. [Prémio] É um bom sentimento, mas jogamos sempre como equipa, e não importa quem é a melhor em campo. No final do dia, queremos é jogar umas pelas outras, divertirmo-nos e vencer os jogos. Pessoalmente, os dois golos significam muito, porque sou uma marcadora de golos. Sinto-me feliz por mim e pela equipa."

Benfica-Clube de Albergaria

Carole Costa (defesa do Benfica): "Estou muito contente por mim, pelas minhas colegas, por estes adeptos fantásticos. Está a ser uma época incrível. Ainda não acabou e queremos a Taça de Portugal. É para isso que estamos a trabalhar. Vamos tentar ganhar o jogo de Braga e ganhar a Taça de Portugal. É isso que nos compete e é para isso que trabalhamos todos os dias. São cada vez mais adeptos connosco, é uma alegria imensa, e estamos contentes por lhes dar cada vez mais títulos. É isso que vamos continuar a fazer."

Onze do Benfica

Liga BPI | 21.ª jornada | 03/05/2025
Benfica-Clube de Albergaria
5-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Rute Costa (Thais Lima, 54'), Laís Araújo, Letícia Almeida, Joana Silva, Neide Guedes, Beatriz Cameirão (Ana Clara Oliveira, 54'), Andreia Faria (Andreia Norton, 67'), Rakel Engesvik (Catarina Amado, 76'), Marit Lund (Cristina Prieto, 54'), Lara Martins e Jody Brown
Suplentes
Thais Lima (54'), Cristina Prieto (54'), Andreia Norton (67'), Carole Costa, Christy Ucheibe, Catarina Amado (76'), Anna Gasper, Chandra Davidson e Ana Clara Oliveira (54')
Treinadora do Benfica
Filipa Patão
Onze do Clube de Albergaria
Amber Lockwood, Mariana Couto, Ava Piazza (Sabrina Araújo, 23'), Kiki, Ana Filipa Ribeiro, Cristiana Martins (Sara Lemos, 67'), Anyssa Ibrahim, Ana Filipa Rodrigues (Maria Rodrigues, 46'), Andrea Freitas, Alexandra Henriques (Tânia Mocholi, 67') e Laura Luís (Cheila Nolasco, 75')
Suplentes
Sabrina Araújo (23'), Sara Lemos (67'), Maria Rodrigues (46'), Beatriz Oliveira, Rita Montenegro, Matilde Sá, Cheila Nolasco (75'), Maria Carolina Alves e Tânia Mocholi (67')
Ao intervalo 0-3
Golos
Benfica: Jody Brown (26' e 90'+1'), Joana Silva (41'), Beatriz Cameirão (47') e Lara Martins (70')
Factos relevantes
Amber Lockwood, guarda-redes do Clube de Albergaria, foi expulsa com cartão vermelho direto, aos 21'

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 3 de maio de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino