Polo aquático feminino

03 maio 2025, 16h09

Equipa do Benfica

Equipa feminina de polo aquático do Benfica

Campeonato de Portugal A1 Feminino
Final do play-off
Jogo 2
RESULTADO FINAL
Clube Fluvial Portuense 5
Benfica 14
1.º P 2.º P 3.º P 4.º P
2-3 2-4 3-10 5-14

Na Piscina do Fluvial Portuense, a equipa feminina de polo aquático do Sport Lisboa e Benfica alcançou, neste sábado, 3 de maio, o sexto título consecutivo de campeã nacional, ao vencer o Clube Fluvial Portuense no jogo 2 da final do play-off do Campeonato de Portugal A1 Feminino (5-14).

Após terem superado as rivais no 1.º embate de uma eliminatória à melhor de 3 (19-8), as comandadas de António Machado começaram a desenhar a vitória nos instantes iniciais. Emily Aikema deu o mote, decorridos 2m26s de jogo (0-1). A equipa da casa empatou, mas a lateral-direita encarnada, inspirada, respondeu com mais um remate certeiro e bisou (1-2).

O Fluvial Portuense voltou a igualar (2-2) e a capitã Inês Nunes deixou as águias na frente (2-3), após os 8 minutos iniciais.

No 2.º parcial, houve apenas um golo, da autoria de Alba Garcia. Ao intervalo, as encarnadas venciam por 2-4.

No 3.º período, o Benfica mostrou domínio absoluto. Madalena Lousa (5) e Carlota Milheiro anotaram os 6 tentos das águias diante de um adversário que apenas marcou por uma vez, por Jéssica Teixeira.

À entrada para o derradeiro quarto, o Benfica tinha 7 golos de vantagem (3-10). A superioridade foi vincada com mais 4 tentos, face aos dois das nortenhas. Inês Nunes, Carlota Milheiro, Alba Garcia e Mariana Sousa faturaram para as encarnadas, que venceram por 5-14.

Com 98 golos na competição, Madalena Lousa foi a melhor marcadora, à frente da companheira de equipa Joana Arromba (55).

Com este triunfo, o Benfica confirma o domínio absoluto da modalidade em Portugal, somando o 6.º título consecutivo sob o comando do treinador António Machado, numa temporada marcada por uma superioridade incontestável em todas as frentes.

A época 2024/25 começou com a conquista da Supertaça, precisamente frente ao Clube Fluvial Portuense (19-7), e seguiu com uma 1.ª fase 100 por cento vitoriosa no Campeonato Nacional. As encarnadas mantiveram a invencibilidade durante toda a prova, destacando-se pelo seu coletivo coeso e pela profundidade do plantel.

Atletas do Benfica

Nos play-offs, o Benfica eliminou o Cascais Water Polo nas meias-finais com duas vitórias claras (6-21 e 19-11), antes de confirmar a sua superioridade na final diante do rival histórico Clube Fluvial Portuense.

Conquistado o Hexa, a equipa continua na luta pela Taça de Portugal, onde já garantiu a presença na final, depois de vencer o Fluvial Portuense nas meias-finais (15-9 e 14-6). O embate decisivo está marcado para 25 de maio, frente ao Cascais Water Polo.

António Machado

DECLARAÇÕES

António Machado (treinador do Benfica): "Em primeiro lugar, objetivo atingido, o objetivo principal. Estamos supersatisfeitos. Fazer um hexacampeonato era aquilo que eu sempre tinha dito no projeto do Benfica. Era fazer o Benfica não só campeão, mas ter o seu período de hegemonia no polo aquático e acho que isso está mais do que provado, com 6 títulos consecutivos. Uma coisa que eu posso deixar é essa garantia, nós vamos continuar o nosso caminho. E até onde nos permitirem, vamos continuar a ter motivação e a pensar já em mais um título que temos no dia 25 para disputar, aqui também na Piscina do Fluvial, que é a final da Taça de Portugal. E, depois, na próxima época, tentar fazer aquilo que ainda ninguém fez, a nível feminino, que é conseguir ser 7 vezes campeão nacional. Esse é o nosso objetivo, a nossa equipa é uma equipa jovem e, portanto, tem muito pela frente. Nós não vamos parar por aqui, nós vamos continuar sempre a querer mais, porque só assim é que se consegue ser verdadeiramente campeão. Relativamente ao jogo em si, um 1.º período de jogo de muita ansiedade, em que nós não conseguimos estar ao nosso nível, mas depois, quando os nervos e a ansiedade, digamos, passaram, acho que nestes três jogos fomos justos vencedores. Vitórias dignas, as derrotas também dignas. Acho que o Benfica é o justíssimo vencedor deste Campeonato nacional e, nesta altura, e claramente, tem a hegemonia do polo aquático feminino. Vamos continuar."

Inês Nunes

Inês Nunes (capitã e pivô do Benfica): "Estamos muito contentes com esta vitória. Era o objetivo que tínhamos desde o início do Campeonato. Conseguimos concretizá-lo no 2.º jogo e já estamos a pensar no próximo objetivo, que é a Taça de Portugal. Estamos muito contentes, vamos festejar e, depois, voltamos à carga."

Emily Aikema (lateral-direita do Benfica): "Foi um desafio muito bom. O início do jogo foi bastante duro, mas permanecemos tranquilas. Jogámos como equipa e vencemos. Estou muito orgulhosa de toda a equipa."

Madalena Lousa e Ana Beatriz Jardim

Madalena Lousa (ponta esquerda/direita do Benfica): "Conseguimos um grande jogo, uma grande final e o resultado que queríamos, que era ganhar e conquistar o hexacampeonato. No início, tivemos alguns percalços, mas conseguimos dar a volta ao resultado."

Ana Beatriz Jardim (central do Benfica): "Mais um jogo, mais uma final. O Benfica fez o que estava comprometido a fazer. Ganhámos e isso é que é importante. Conquistámos o Hexa e é mais uma taça para o nosso Museu."

Equipa do Benfica

Campeonato de Portugal A1 Feminino | Final do play-off | Jogo 2 | 03/05/2025
Clube Fluvial Portuense-Benfica
5-14
Piscina do Clube Fluvial Portuense
Formação do Benfica
Maria Sampaio, Matilde Ribeiro, Carolina Guedelha, Joana Arromba, Aline Martins, Inês Nunes, Ana Beatriz Jardim, Carlota Milheiro, Madalena Lousa, Mariana Sousa, Alba Garcia, Emily Aikema, Sara Almada, Sofia Nascimento e Clara Tojo
1.º período 2.º período 3.º período 4.º período
 2-3 2-4
(0-1)
3-10
(1-6) 
5-14
(2-4) 
Marcadoras do Benfica
Madalena Lousa (5), Inês Nunes (2), Carlota Milheiro (2), Alba Garcia (2), Emily Aikema (2) e Mariana Sousa (1)

Equipa do Benfica com os adeptos

Texto: Redação
Fotos: FPN
Última atualização: 4 de maio de 2025

Relacionadas