Voleibol

03 maio 2025, 17h41

Equipa do Benfica

Pearson Eshenko e Felipe Banderó

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
Final do play-off
Jogo 4
RESULTADO FINAL
Sporting 3
Benfica 0
1.º set 2.º set 3.º set
25-20 25-19 25-23

Na tarde deste sábado, 3 de maio, o Benfica enfrentou o Sporting, no Pavilhão João Rocha, no jogo 4 da final do play-off do Campeonato Nacional de voleibol. Os leões venceram por 3-0, e, assim, o título irá ser decidido na negra, que se realiza na quarta-feira, 7 de maio, às 20h00, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

As águias não foram felizes em momento algum do 1.º set. Sempre a correr atrás do prejuízo, o Benfica foi vendo o Sporting aumentar o diferencial, mas, sem nunca mandar a toalha ao chão, conseguiu atenuar esse mesmo intervalo.

Na bancada, destaque para o incansável apoio dos adeptos encarnados presentes no João Rocha, que, numa altura em que a equipa estava em dificuldades na quadra, e apesar da desvantagem, se fizeram sentir de tal forma que, mesmo com o resultado em 22-15, silenciaram os cânticos dos anfitriões.

Ainda assim, e apesar desse calor benfiquista, quando o 25.º ponto surgiu no marcador, o resultado era 25-20 (1-0) a favor do Sporting.

Felipe Banderó

O 2.º set teve duas caras. A primeira mostrou um Benfica mais eficaz e a saber manter o diferencial no marcador, chegando aos 10 pontos na frente (9-10).

Porém, na segunda cara, o Sporting aproveitou uma série em que pontuou consecutivamente 4 vezes, e ganhou uma vantagem que os encarnados já não conseguiram alcançar, terminando a vencer por 25-19 (2-0).

Sem margem de erro, os comandados por Marcel Matz entraram no 3.º set ainda mais eficazes do que no parcial anterior, e, pela primeira vez no dérbi, conseguiram um diferencial de 2 pontos (10-12).

Japa

Todavia, os leões reagiram, não deixaram as águias distanciarem-se, e conseguiram mesmo passar para a dianteira (15-14).

Com o Sporting já dentro da casa dos 20 pontos (21-17), os encarnados tiveram uma reação que demonstra bem a mentalidade resiliente do coletivo, chegaram a estar a um ponto de igualar o set (24-23), mas a equipa da casa conseguiu aproveitar o match point (25-23 – 3-0) e, com a série da final empatada (2-2), adiou a decisão do título de campeão nacional para quarta-feira, 7 de maio, às 20h00, no Pavilhão da Luz.

Naquele que será o grande dérbi do ano do voleibol português, o apoio dos Benfiquistas será fundamental para empurrar o Glorioso para o hexacampeonato!

Marcel Matz

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "Agora é o último jogo na próxima quarta-feira [7 de maio]. Repete-se a história do ano passado, parece que vamos jogando sabendo que ainda temos o jogo em casa... Acho que o Sporting mereceu a vitória, jogou melhor e serviu melhor. O trabalho em ataque pelo meio não funcionou hoje. Funcionou mais para o lado do Sporting, e, agora, temos de dar tudo na quarta-feira. Esta equipa é muito experiente, com certeza que está com o orgulho ferido e vai tentar resolver tudo no 5.º jogo em casa."

Ivo Casas (líbero e capitão do Benfica): "O Sporting foi superior neste jogo, o resultado ditou, e acho que foi claro, um 3-0 para eles, que jogaram melhor do que nós. Acho que não estivemos bem em alguns aspetos do jogo, que têm de ser analisados, como é óbvio. Está 2-2, eles [os adversários] acreditam, mas nós também acreditamos. Temos o fator casa, e acho que quem anda nesta vida, se não acredita que pode ser campeão – que vamos ser campeões –, não anda aqui a fazer nada. Por isso, tenho a certeza, não tenho dúvidas nenhumas, de que vamos decidir em casa."

Nivaldo Gómez

Campeonato Nacional (play-off) | Jogo 4 da final | 03/05/2025
Sporting-Benfica
3-0
Pavilhão João Rocha
Formação inicial do Benfica
Nivaldo Gómez, Pearson Eshenko, Felipe Banderó, Lucas França, Tiago Violas, Pablo Natan e Ivo Casas (L)
Suplentes
Peter Wohlfahrtstätter, Francisco Leitão, Japa, Matheus Alejandro, Tomás Natário Teixeira, Michal Godlewski e Bernardo Silva (L)
Treinador do Benfica
Marcel Matz
Formação inicial do Sporting
Jan Galabov, Kelton Tavares, Edson Valencia, Yurii Synytsia, Martin Licek, Jonas Aguenier e Nicolas Perren (L)
Suplentes
Tiago Pereira, Vinícius Silveira, Pedro Abecasis, Breno Silva, Armando Velasquez, Alejandro Vigil e Gonçalo Sousa (L)
1.º set 2.º set 3.º set
25-20 25-19 25-23

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 3 de maio de 2025

Patrocinadores Voleibol