Futebol Formação

04 maio 2025, 18h00

Benfica-FC Porto

Os festejos

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
Fase de apuramento de campeão
13.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 1-0
Benfica 2
FC Porto 2
Marcadores
Duarte Soares 42'
Duarte Soares 82'
Leonardo Fajardo 54'
Tomás Peixoto 75'

A equipa Sub-19 do Benfica sagrou-se campeã nacional neste domingo, 4 de maio. A necessitar de um ponto para conquistar o título, a igualdade ante o FC Porto (2-2), na 13.ª jornada da fase de apuramento de campeão, possibilitou os festejos no Campo n.º 1 do Benfica Campus.

Com uma considerável moldura humana nas bancadas, onde esteve presente o Presidente Rui Costa, a formação comandada por Luís Araújo entrou com tudo no clássico, condicionando as saídas dos portistas com pressão alta e atacando a baliza à guarda de Gonçalo Silva.

Aos 8', surgiu o primeiro aviso. Na sequência de uma vistosa jogada construída desde o guarda-redes Diogo Ferreira, a bola chegou a Jair Monteiro que, no coração da área, arriscou um pontapé de bicicleta que saiu ao lado.

Benfica-FC Porto

O avançado do Benfica voltaria a estar em evidência, quando, aos 14', rematou para defesa apertada do guarda-redes adversário.

Em alta rotação pelo lado direito, Eduardo Fernandes fez um excelente cruzamento para uma finalização ao lado de Duarte Soares (17') e, pouco depois (21'), obrigou Gonçalo Silva a aplicar-se com um disparo colocado.

Aos 27', Kevin Pinto rompeu pelo lado direito e cruzou com conta, peso e medida para Jair Monteiro, que, em posição frontal, não conseguiu direcionar o seu cabeceamento para a baliza.

Benfica-FC Porto

Face ao domínio exercido na partida, adivinhava-se o golo do Benfica, que acabou mesmo por chegar aos 42'. O remate de fora da área de Jaden Umeh foi intercetado por um defensor e a bola sobrou para Duarte Soares, que picou a bola sobre o guarda-redes para fazer o 1-0.

Antes do intervalo, ainda houve tempo para a primeira intervenção de Diogo Ferreira, que, aos 45', amarrou com segurança um disparo de longe de Mateus Mide.

Benfica-FC Porto

Mensagem do Presidente

Leia aqui

Na etapa complementar, o FC Porto surgiu mais ameaçador. Aos 53', Leonardo Fajardo ameaçou com um remate por cima e, no minuto seguinte (54'), restabeleceu a igualdade (1-1) com um disparo colocado.

A resposta encarnada foi imediata. Sempre com os olhos na baliza adversária, o capitão Duarte Soares ganhou no sprint ao guarda-redes portista e rematou de ângulo difícil, surgindo Filipe Sousa a evitar o 2-1 com um corte de cabeça em cima da linha de golo.

Entrando numa fase mais anárquica, o jogo partiu-se e os azuis e brancos chegaram ao 1-2, aos 75'. Acorrendo a um cruzamento do lado esquerdo, Tomás Peixoto antecipou-se a Kevin Pinto e cabeceou ao ângulo.

Benfica-FC Porto

Mantendo a serenidade, o Benfica circulou a bola com paciência perante um adversário que, em vantagem, apostou no reforço do setor defensivo. E a estratégia deu frutos aos 82', quando Duarte Soares surgiu ao segundo poste para desviar um cruzamento de Kevin Pinto, completar o seu bis e restabelecer a igualdade (2-2).

Mesmo com o resultado favorável à conquista do título, o conjunto encarnado continuou a carregar em busca de mais um golo e, aos 89', dispôs de uma tripla oportunidade. Endiabrado, Duarte Soares atirou em arco à barra e, na sequência, Gonçalo Paiva deu o corpo à bola para evitar o golo de João Gonçalves. O esférico ainda sobrou para João Afonso, cujo remate embateu no poste esquerdo.

Benfica-FC Porto

Com a força extra vinda das bancadas, as águias cerraram fileiras perante a investida final do FC Porto. Concentrada, a equipa permitiu apenas uma finalização dos adversários já nos descontos, onde Diogo Ferreira, atento, se arrojou ao relvado para travar um remate de Tomás Peixoto junto ao poste direito.

Nos derradeiros segundos do encontro, nota para a expulsão por acumulação de amarelos (90'+6') de Filipe Sousa por agredir um dos apanha-bolas.

Benfica-FC Porto

Logo após o apito final do árbitro, jogadores, equipa técnica, staff e adeptos deram início às efusivas celebrações pela conquista do 26.º título nacional de Juniores. Abraços, sorrisos, cânticos e a irreverência da juventude encheram o relvado antes da cerimónia protocolar de entrega do troféu.

Na qualidade de vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Toni entregou as medalhas e a taça à equipa Sub-19 do Benfica. O clímax dos festejos ocorreu com o entoar do "Ser Benfiquista" num afinado coro entre jogadores e público.

Já na qualidade de campeã, a equipa encarnada encerra a temporada com a visita do próximo sábado, 10 de maio, ao reduto do Tondela, na derradeira jornada (14.ª) da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional.

Benfica-FC Porto

DECLARAÇÕES

Luís Araújo (treinador do Benfica): "Primeiro que tudo, queremos agradecer a todos estes adeptos que nos vieram ajudar neste jogo muito difícil e muito complicado. Em segundo, os obreiros são os jogadores. Naturalmente, são os jogadores que são os principais responsáveis por tudo isto. Não queria deixar de falar que este trabalho na formação não é exclusivo de um treinador. Este processo é um processo de desenvolvimento de jogadores. Todos os treinadores e todas as pessoas que trabalham nesta casa são fundamentais para este título. E queria realçar o trabalho do professor Rodrigo Magalhães, que tem sido uma pessoa fundamental nos últimos 20 anos e que no final desta época vai seguir outro rumo. Mas, para ele, um grande abraço e esta vitória é para ele. [Trabalhar com esta geração ao longo desta temporada] Não sei se todas as pessoas sabem, mas pela curiosidade, esta é a equipa mais nova de sempre a ganhar um campeonato de Juniores. Sabíamos que ia ser muito difícil, mas o trabalho diário destes jogadores e o talento deles fez com que eles chegassem a esta altura. E a uma jornada do fim, já termos garantido o título é fruto do trabalho deles e de tudo aquilo que fizeram ao longo desta época. [Significado deste título de Juniores] Naturalmente, eu sinto o ADN deste clube, ganhar títulos faz parte. Mas a valorização dos treinadores na formação faz-se pelo desenvolvimento de jogadores e olhar para os nossos jogadores e vê-los na equipa principal ou no mais alto patamar do futebol mundial. Isso é o que valoriza os jogadores. Estou muito satisfeito por ganhar mais um título, mas o mais importante é o desenvolvimento dos jogadores."

Duarte Soares (capitão e defesa do Benfica): "Um sentimento inesquecível. Somos campeões e ainda por cima ajudei a equipa com dois golos, é uma sensação que vou levar para a vida toda. O segredo foi muito trabalho durante a época e durante os jogos nunca desistir. Mesmo estando a perder, esta equipa foi incrível durante este ano todo e estamos de parabéns."

Benfica-FC Porto

Eduardo Fernandes (avançado do Benfica): "É um orgulho. É sempre bom. Trabalhámos a época toda para isto e é isto que queremos. Por isso, agora é aproveitar e festejar o nosso título. Nunca desistimos. Fomos até o final e isso é o mais importante. Fomos para cima deles e conseguimos ser campeões."

Diogo Ferreira (guarda-redes do Benfica): "Somos uma equipa muito unida, dá para ver pelos festejos. Trabalhamos todos os dias no máximo, todos os dias para um objetivo. E o objetivo é este. Felizmente, conseguimos concretizá-lo. O Benfica é um clube gigante. Todas as condições que nos dá, a infraestrutura incrível, os místers incríveis. O nosso trabalho é vir cá para dentro, dar tudo em campo e ganhar. Todas as épocas aqui no Benfica são importantes para o crescimento."

Rafael Quintas (médio do Benfica): "Trabalhámos para isto todos os dias. Porque é disto que somos feitos. É uma equipa que tem muita pressão em cima, que trabalha todos os dias para isto e que nunca desiste. E isto foi provado neste jogo. Não há segredos. Trabalhar todos os dias e ter uma equipa destas, que é muito bom. Aqui, as condições de trabalho são as melhores do País e do mundo."

Benfica-FC Porto

Michée Ndembi (defesa do Benfica): "Vou dizer só uma coisa: o Benfica é o melhor clube do mundo!"

João Afonso (avançado do Benfica): "São dois anos aqui no Benfica, dois títulos. É um sentimento de orgulho muito grande. É inexplicável."

Tomás Soares (avançado do Benfica): "Ganhar títulos é a cereja no topo do bolo, é incrível. Já jogar no Benfica é um orgulho tremendo, é sempre um motivo de acordar todos os dias feliz e, agora, ainda para mais com títulos. É sempre melhor. Sinto que aqui temos as melhores condições possíveis. Dão-nos sempre tudo, oferecem-nos tudo e nós só temos de retribuir com trabalho e títulos."

Francisco Silva (avançado do Benfica): "Estive muito nervoso ali na bancada, a sentir este momento e conseguimos mais um. [19 golos nas duas fases] É fruto do trabalho da equipa. Sem eles eu não era nada. E somos campeões!"

Benfica-FC Porto

Campeonato Nacional Sub-19 (fase de apuramento de campeão) | 13.ª jornada | 04/05/2025
Benfica-FC Porto
2-2
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Diogo Ferreira, Kevin Pinto, Diogo Rocha, Michée Ndembi, Duarte Soares, Rafael Quintas, Stevan Manuel (João Gonçalves, 73'), Tiago Pinto (Dinis Telehovschi, 63'), Eduardo Fernandes (Guilherme Gaspar, 86'), Jaden Umeh (João Afonso, 73') e Jair Monteiro (Tomás Soares, 73')
Suplentes
Gonçalo Sobral, Guilherme Gaspar (86'), Rodrigo Pires, André Vakulyuk, Dinis Telehovschi (63'), João Afonso (73'), João Gonçalves (73'), Juvenal Correia e Tomás Soares (73')
Treinador do Benfica
Luís Araújo
Onze do FC Porto
Gonçalo Silva, Vasco Santos (Fábio Amaral, 70'), Filipe Sousa, Martin Chelmik, José Afonso (Tomás Peixoto, 70'), Tiago Silva, Bernardo Lima, João Abreu (Gonçalo Paiva, 46'), André Miranda, Mateus Mide (Duarte Nogueira, 78') e Leonardo Fajardo (Mamadu Queta, 78')
Suplentes
Nicolas Damaso, Mamadu Queta (78'), Duarte Nogueira (78'), Gonçalo Paiva (46'), Fábio Amaral (70'), Tomás Peixoto (70'), Dennis Konney, Francisco Curvelo e Rodrigo Gonçalves
Ao intervalo 1-0
Golos
Benfica: Duarte Soares (42' e 82'); FC Porto: Leonardo Fajardo (54') e Tomás Peixoto (75')
Factos relevantes
Filipe Sousa expulso por acumulação de amarelos, aos 90'+6'

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 4 de maio de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas