Voleibol

06 maio 2025, 11h23

Marcel Matz

Marcel Matz

Com a final do play-off do Campeonato Nacional empatada, face aos resultados nos 4 primeiros jogos (3-1, 1-3, 1-3 e 3-0), Benfica e Sporting discutirão o título às 20h00 desta quarta-feira (7 de maio), no Pavilhão n.º 2 da Luz, no 5.º e derradeiro embate da série. Marcel Matz e Ivo Casas, respetivamente, treinador e capitão encarnados, lançaram o duelo decisivo.

À BTV, o técnico das águias identificou o principal ponto forte dos verdes e brancos ao longo da série: "O que tem feito um pouquinho mais a diferença é mesmo o serviço deles, coloca-nos um pouco mais em dificuldades, coisa de 6 a 8%. É uma arma que eles têm, acho que vão tentar continuar a apertar e fazer isso valer mais para eles."

"Estamos a tentar organizar-nos de maneira a neutralizar um pouco o serviço deles, para conseguir jogar com a situação de side-out de ataque, onde temos um pouquinho de vantagem ainda, mesmo tendo jogado mal no último jogo, ainda conseguimos estar um pouquinho melhor em situações de maior controlo, então passa por aí. Segurar um pouco o serviço, ter convicção no ataque, trabalhar bem no ataque, ter uma boa saída de estratégia individual, para conseguir fazer com que as coisas que fazemos melhor continuem a ser melhores e, quem sabe, consigamos uma diferença nessa situação no jogo 5", afiançou o treinador.

Marcel Matz

Ouça Marcel Matz

Marcel Matz conta ainda com o apoio dos adeptos para atingir o objetivo: "Sabemos que vai estar um pavilhão lotado, não tenho dúvidas de que os Benfiquistas não vão deixar de nos apoiar agora, mesmo tendo esses dois jogos mais complicados, que foram o 3 e o 4, mas é uma série que está 2-2. Sabemos do poder de decidir em casa, vamos estar muito confiantes para tentar decidir, vamos saber também trabalhar nas situações de maior dificuldade e tenho a certeza de que, com o apoio dos adeptos, vamos ser mais fortes, acreditar mais, quem sabe o Sporting vai sentir mais a pressão do jogo, então é uma química que vai ter de acontecer. Esperamos que aconteça e vamos dar tudo em quadra, como sempre, vamos estar a lutar muito para conquistar o Campeonato."

"Se calhar, o menos esperado era conseguirmos ter uma vantagem de 2-0 e ter a possibilidade de fechar 3-0 em casa, em 3 jogos nesta final, tendo em conta o equilíbrio que existe entre as duas equipas. Como é óbvio, depois de estarmos nesta posição, claro que queríamos ter fechado em 3 jogos, no entanto, temos de reconhecer valor ao Sporting, e também aceitar e perceber que há uma equipa do outro lado que também quer muito este título, que tem valores que também se galvanizaram, que jogaram bem nestes últimos 2 jogos e que nos conseguiram parar de alguma forma, por isso, aceitar que isto é uma realidade. No entanto, não perder o discernimento, a vontade e a certeza de que queremos muito este título, e que o fator casa, que foi algo que conquistámos na fase regular, é algo que vai pesar, com certeza absoluta, neste 5.º e derradeiro jogo da final", analisou, por sua vez, Ivo Casas.

Ivo Casas

Ouça Ivo Casas

Assim, o capitão benfiquista traçou o plano para triunfar: "Temos de parar algumas armas do Sporting que, nestes últimos 2 jogos, não conseguimos parar tão bem, mas acho que também passa um bocadinho por olharmos para nós e também melhorarmos, se calhar, alguns aspetos do nosso jogo que não correram tão bem nestes últimos 2 jogos em particular. Como é óbvio, olha-se mais para os jogos que perdemos e menos para os jogos que ganhámos, mas acho que a equipa está bem, que não abalou o moral, a vontade e a determinação que temos em trazer este hexacampeonato, por isso, neste 5.º jogo, vamos entrar com tudo, e confiantes de que, com este pavilhão cheio e com os adeptos do nosso lado, vamos conseguir festejar o hexa no final do jogo."

"Espero que seja um Inferno da Luz, porque, nunca é de mais realçar, os adeptos fazem toda a diferença. E, então, quando as equipas que jogam aqui se sentem pressionadas, isso facilita o nosso trabalho dentro de campo. Por isso, como é óbvio, esse Inferno da Luz é aquilo que eu espero, e, no ano passado, foi o que aconteceu, uma final a 5 jogos, em que se decidiu no 5.º jogo, em nossa casa. Portanto, neste ano, espero que seja um déjà-vu, uma réplica do que aconteceu no ano passado, que voltemos a ser felizes todos juntos aqui no Pavilhão n.º 2 e que consigamos festejar o hexacampeonato aqui, em sintonia com os nossos adeptos", apelou o líbero encarnado.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 6 de maio de 2025

Patrocinadores Voleibol