Futebol

17 maio 2025, 22h15

Bruno Lage

Bruno Lage

PÓS-JOGO

O SC Braga-Benfica, embate da 34.ª e derradeira jornada da Liga Betclic, realizado no Estádio Municipal de Braga, neste sábado, 17 de maio, terminou com um empate (1-1), e o objetivo traçado não foi concretizado.

Na entrevista rápida, à Sport TV, Bruno Lage lamentou não ter oferecido o êxito aos Benfiquistas, mas mostrou satisfação pelo empenho dos seus jogadores.

"Nós queríamos vencer o Campeonato, e tínhamos de vencer aqui o nosso jogo. Não conseguimos, mas mantenho o orgulho nos meus jogadores, e lamentamos o facto de não podermos ter oferecido o título aos nossos adeptos, que foram incansáveis", começou por afirmar.

"É uma dor forte, eu sei o quanto representa para eles vencer o Campeonato. Estou aqui a assumir a responsabilidade de não termos conseguido esse feito, mas, por muito que nos custe, neste momento temos de nos manter juntos, continuarmos unidos da mesma forma que chegámos até aqui e recuperar o mais rápido possível, porque temos um troféu já para disputar no próximo domingo", disse, referindo-se à Taça de Portugal.

Na análise do jogo, o timoneiro dos encarnados relevou a "boa entrada no jogo, com duas boas oportunidades", ideia que reiterou em conferência de Imprensa.

Destacando também a entrega dos atletas, o treinador do Benfica lembrou que "foram 8 meses e meio de enorme trabalho". "Eles [jogadores] foram sempre dedicados. Lamento imenso não termos conseguido a conquista do título. É uma dor tremenda, custa muito", referiu.

SC Braga-Benfica

Questionado sobre a reação dos jogadores no final do encontro, Bruno Lage recusou a ideia de "fraqueza". "Os jogadores entregaram-se a jogar quase 100 minutos, a jogar às 6 da tarde, com este calor imenso, e toda a gente correu, toda a gente trabalhou. Após o apito, a ganhar ou a perder, normalmente os jogadores caem no chão por jogarem com esta temperatura. Quer os jogadores do banco, quer a equipa técnica... eu também fui levantar os jogadores, é assim que nós temos de fazer. Fizemos isso em janeiro, depois de um resultado menos positivo perante o SC Braga, tivemos dois jogos muito importantes para a Taça da Liga. Temos de nos levantar o mais rápido possível, meter a energia positiva, temos um confronto já com o Sporting para vencer um título, que nos foge já há algum tempo, e que é um título muito importante para o Clube", observou.

Bruno Lage assumiu ainda o quão importante é o Campeonato português e "o que ele significa para o Benfica e para os adeptos". "Por isso, independentemente daquilo que a gente possa fazer, vencer o troféu [Taça de Portugal] não apaga que não conseguimos vencer o Campeonato. E é isso que nós temos de ter, essa mentalidade, que no Benfica nós temos sempre de dar mais", afirmou.

SC Braga-Benfica

ANÁLISE DO JOGO

"Foi uma entrada forte da nossa parte, temos 2 boas oportunidades para marcar, quer a do Barreiro, quer a do Pavlidis. Não conseguimos, surge o penálti, bem analisado pelo VAR, chamou o chefe de equipa para ver a imagem e para tomar a decisão. Sinto que o SC Braga, até àquele ponto, não tinha feito nada de perigo para se colocar em vantagem, mas conseguiu. A equipa correu sempre atrás do resultado, tentámos corrigir alguns posicionamentos ao intervalo, fazer com que as alterações fossem suficientes para marcar 2 golos, só conseguimos marcar 1. E, como tal, não vencemos o jogo, que era importante, não vencemos o Campeonato, e lamento imenso pelos nossos adeptos, porque sei o que significa ganhar o Campeonato. Aqui estou eu a assumir a responsabilidade desse facto, sei o quanto representa, e a dor que é para os nossos adeptos, não vencermos o Campeonato. Mas tenho de vos dizer que tenho um orgulho enorme nos meus jogadores, porque, nestes 8 meses e meio de trabalho, deram tudo, foram sempre com as nossas ideias, foi até ao último minuto a correr pela equipa, a correr pelas nossas ideias. Por isso, um orgulho tremendo neles, e aproveito para dar os parabéns ao Sporting, que venceu o Campeonato."

SC Braga-Benfica

UM TROFÉU PARA GANHAR

"[Adjetivos para qualificar a época perdida para o Sporting] A sua questão leva-nos para um facto de que é uma época perdida em função de perdermos o Campeonato, mas ainda temos um troféu pela frente, e acho que há todo um trabalho que fizemos ao longo da época. Por isso, a minha análise da época não se deve ao facto apenas de perder o Campeonato. Nós sabemos o quanto significa não vencer o Campeonato no Benfica, não oferecer aos nossos adeptos o Campeonato. Nós sabemos isso, já vencemos um troféu, temos de recuperar o mais rapidamente possível, saímos daqui juntos e unidos como chegámos até cá. Por muito difícil que seja, pela dor que nós estamos a sentir agora e também os nossos adeptos, renovar o mais rápido possível a energia e focarmos já todas as nossas atenções no jogo da Taça de Portugal."

SC Braga-Benfica

GRATO AO BENFICA E AO PRESIDENTE

"[Esclarecimento sobre o futuro] Aquilo que eu lhe posso dizer, relativamente à questão que temos vindo a adiar, é que eu devo muito ao Benfica, jamais vou retribuir da mesma forma tudo aquilo que devo ao Benfica, porque entrei nesta casa com 27 anos para treinar os Sub-11, e foi aqui que me formei como homem, como treinador, e, por muitos títulos que possa conquistar, jamais poderei retribuir da mesma forma como o Benfica já me retribuiu. Sou muito grato ao Benfica por este regresso, sou muito grato ao Presidente por ter apostado em mim – e o meu regresso vem no sentido que acabou de dizer –, mas jamais serei problema. O meu regresso ao Benfica foi para ser uma solução e não ser nenhum problema. Falo constantemente com o nosso Presidente, e, sempre que temos oportunidade, falamos sobre aquilo que são as nossas opiniões. Com certeza, num futuro próximo, teremos a oportunidade de falar sobre isso, sobre o que é a minha visão, quais as minhas opiniões sobre determinados assuntos. É apenas a minha opinião, mas aquilo que é importante reforçar é que há um trabalho a ser analisado. Não vou referir ponto por ponto, mas a recuperação que nós fizemos em termos de pontos no Campeonato... É verdade que, num ou noutro momento, estivemos à frente e não fomos capazes de manter essa posição, mas quando olho para trás e vejo essa diferença de pontos, essa diferença de golos, nós conseguimos aproximar-nos... Chegarmos aqui e vencer. É esse facto, nós perdemos o Campeonato. Vencemos a Taça da Liga, fizemos a campanha que fizemos na Liga dos Campeões, hoje é com orgulho que se fala de outros jogadores dos quais, à partida, quando cá chegámos, não se falava dessa maneira... Por isso, quanto ao meu futuro, o mais importante é o futuro do Benfica, continuar num caminho certo para conquistar títulos e, como lhe disse, abdico de tudo se sentir que sou o problema e não sou mais a solução."

SC Braga-Benfica

8 MESES DE TRABALHO

"[Ser campeão uma vez em 6 anos implica profunda reflexão?] Falta o meu Campeonato, não se esqueça, 2018/19 [sorrisos]. Podemos fazer as contas a 7 [anos] e você junta o meu [sorrisos]. O mais importante foi aquilo que eu disse: dar os parabéns ao Sporting, que terminou com 2 pontos de vantagem no Campeonato. Essa análise de o Sporting ser um justo vencedor ou não, acho que são vocês que têm de fazer, assim como fazer a análise do Benfica. É que você nem estava a incluir o meu título, e eu só estou cá há 8 meses. Agora, quando eu olho nessa perspetiva dos 6 anos em que, curiosamente, eu já não estava cá, eu vejo é que esta equipa do Sporting foi construída há 4 ou 5 anos; esta é a mesma equipa que teve uma entrada de 3 jogadores no final de agosto, teve uma entrada de 4 jogadores no início de janeiro, mais 3 ou 4 jogadores, como o Pavlidis, que chegaram no início da época, e comigo tem 8 meses de trabalho."

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 18 de maio de 2025

Patrocinadores principais do Futebol