Hóquei em Patins

22 maio 2025, 00h09

Festejos

Festejos do Benfica

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
Quartos de final do play-off
Jogo 2
RESULTADO FINAL
INT: 0-2
SC Tomar 2
Benfica 5
Marcadores
Filipe Almeida 28'
Filipe Almeida 31'
Zé Miranda 6'
Gonçalo Pinto 16'
Pau Bargalló 36'
Lucas Ordoñez 39'
Pau Bargalló 44'

Com um novo triunfo ante o SC Tomar, desta vez por 2-5, nesta quarta-feira, 21 de maio, no jogo 2 dos quartos de final do play-off do Campeonato Nacional, na cidade nabantina, o Benfica apurou-se para as meias-finais da competição.

A necessitarem de uma vitória para avançar no certame, em face do resultado do jogo 1 da eliminatória (4-2), as águias não demoraram a assumir a liderança, após terem deixado alguns avisos à defesa contrária.

Assim, aos 6', João Rodrigues ganhou o esférico no meio-campo atacante, entregou-o a Zé Miranda, e, de meia distância, pela esquerda, o jovem internacional português rematou potente e cruzado para o fundo da baliza (0-1).

Zé Miranda

Mantendo a bola na sua posse durante a maior parte do tempo e rematando com frequência, a formação encarnada dilatou a sua vantagem 10 minutos depois.

À passagem dos 16', no seguimento de uma paciente troca de bola coletiva, Nil Roca, a partir da direita, picou o esférico para o poste mais afastado, onde Gonçalo Pinto emendou para dentro com um stickada de classe (0-2).

Posteriormente, o confronto entrou num registo mais físico e faltoso, o qual ditou que o placar não sofresse mais alterações até ao descanso.

Os anfitriões superiorizaram-se no regresso dos balneários, e, apesar de Pedro Henriques ainda ter defendido um livre direto de Gonçalo Neto (26'), conseguiram mesmo alcançar o empate.

Nil Roca

No minuto 28, num contra-ataque, Lucas Honório serviu Filipe Almeida na área, e este atirou a contar de boa posição (1-2). Três minutos depois (31'), numa jogada muito semelhante, os dois atletas voltaram a combinar, tendo Lucas Honório somado nova assistência e Filipe Almeida bisado (2-2).

Apesar do ímpeto oponente, os benfiquistas impediram que a reação da equipa da casa se prolongasse, e, na cobrança de um livre direto, regressaram à dianteira, aos 36'. Chamado a bater, Pau Bargalló disparou rasteiro, por baixo de António Marante, para o 2-3.

Volvidos três minutos (39'), os comandados de Edu Castro tornaram a distanciar-se por dois golos. No interior do meio-campo defensivo, Roberto Di Benedetto atirou com força para a área, e, com um toque de elevada exigência, Lucas Ordoñez desviou para o alvo (2-4).

Lucas Ordoñez

Já aos 42', em novo livre direto, Pau Bargalló foi travado por José Silva. Pouco depois, no minuto 44, o SC Tomar também não converteu o seu livre direto, tendo Gonçalo Neto atingido o poste direito.

Embora não tenha bisado de bola parada, Pau Bargalló voltou a fazer o gosto ao stick num lance corrido, numa altura em que ambos os coletivos atuavam apenas com três jogadores de campo. Aos 44', a partir do centro do campo, Nil Roca lançou o internacional espanhol na frente, pela direita, o qual desviou a bola do alcance do guarda-redes (2-5).

No minuto seguinte (45'), mais um livre direto para Pau Bargalló, que voltou a ver a sua tentativa ser defendida por José Silva.

Ainda assim, aproveitando um minuto de superioridade numérica, as águias controlaram o rumo do jogo até ao seu término e selaram a vitória, que garantiu o acesso às meias-finais do play-off do Campeonato Nacional, onde enfrentarão o vencedor da eliminatória entre o OC Barcelos e a UD Oliveirense.

Edu Castro

DECLARAÇÕES

Edu Castro (treinador do Benfica): "Um jogo muito disputado, numa pista muito difícil. Um encontro muito parecido com o da Luz, com 2-2 na 2.ª parte, e a equipa voltou a reagir bem a essa situação. Dominámos muito bem o 1.º tempo, na 2.ª parte reagimos muito bem ao empate deles, e estamos realmente felizes com todo o desenrolar da partida. Era um adversário muito difícil, conseguimos vencê-los em dois jogos. Agora temos de pensar já nas meias-finais, e estar muito bem logo no jogo 1 para encararmos a eliminatória em conformidade."

Roda

Campeonato Nacional (play-off) | Jogo 2 dos quartos de final | 21/05/2025
SC Tomar-Benfica
2-5
Pavilhão Municipal de Tomar
Cinco inicial do Benfica
Pedro Henriques, Zé Miranda, Pau Bargalló, Nil Roca e João Rodrigues
Suplentes
Bernardo Mendes, Diogo Rafael, Lucas Ordoñez, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto
Treinador do Benfica
Edu Castro
Cinco inicial do SC Tomar
António Marante, Guilherme Silva, Rémi Herman, Filipe Almeida e Alexandre Marques
Suplentes
José Silva, Lucas Honório, André Centeno, Gonçalo Neto e Pedro Martins
Ao intervalo 0-2
Golos
Benfica: Zé Miranda (6'), Gonçalo Pinto (16'), Pau Bargalló (36' e 44') e Lucas Ordoñez (39'); SC Tomar: Filipe Almeida (28' e 31')
Marcha do marcador
0-2; 2-2; 2-5

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 22 de maio de 2025

Patrocinadores Hóquei