Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Bruno Lage considerou que a arbitragem prejudicou o Benfica na final da Taça de Portugal, jogo em que as águias "foram claramente a melhor equipa em campo" até aos derradeiros 30 segundos do período de 10 minutos de descontos.
25 maio 2025, 22h16
Bruno Lage
Defendendo e elogiando o modo como os jogadores do Benfica interpretaram a estratégia delineada, Bruno Lage, em conferência de Imprensa, lembrou que as águias criaram várias oportunidades para marcar e mostrou incompreensão com decisões-chave da equipa de arbitragem em prejuízo das águias.
SUPERIORIDADE ATÉ AOS 30 SEGUNDOS FINAIS DOS DESCONTOS
"Antes de mais, a primeira palavra para os nossos adeptos. Um apoio fantástico do princípio ao fim, e aquilo que nós mais queríamos era oferecer este troféu aos nossos adeptos, por aquilo que foi o apoio ao longo da época. A seguir, também, uma vez mais, dizer que tenho orgulho dos meus jogadores. Cumpriram à risca tudo aquilo que tínhamos planeado, traçado, e tenho orgulho enorme de treinar esta equipa. E segundo, dizer que são 45 mais 45, mais os 9 minutos e 30 segundos, em que fomos claramente a melhor equipa em campo. Permitimos uma transição do Sporting que originou o lance do empate. Acho que criámos várias oportunidades de golo. E depois, não queria, porque há dois dias vi a conferência [de Imprensa] do senhor árbitro... Ele fez questão de dizer que o mais importante era nós olharmos para aquilo que era o nosso trabalho e não falar do árbitro, mas hoje tenho de dizer que errou. Se quer manter o critério de dar um amarelo ao Samuel [Dahl], tem de manter esse critério ao longo do jogo. Acho que há claramente um segundo amarelo para o capitão do Sporting [Hjulmand] que não foi mostrado; acho que há claramente uma situação muito caricata aos 95' [compensação], junto à bandeirola, sobre o Belotti, em que o VAR devia chamar o árbitro e tomar uma decisão. E, na minha opinião, o lance do nosso segundo golo é muito duvidoso. Vejo que [Álvaro] Carreras toca na bola, recebemos a bola... temos uma entrada muito forte na segunda parte... 1-0 e 2-0, e o jogo vinha para o nosso lado. Mas infelizmente não conseguimos, por isso, assumir a parte da responsabilidade. Infelizmente, nesses últimos jogos com o Sporting os postes também não quiseram nada connosco, mas aqui estou eu para assumir toda a responsabilidade. Aquilo que não me canso de dizer é o orgulho enorme que eu tenho de trabalhar com os meus jogadores, que mais uma vez implementaram muito bem a nossa estratégia para este jogo."
VÁRIAS OPORTUNIDADES CRIADAS
"[O Benfica perde esta final por causa da arbitragem?] Pedem-me para fazer uma análise ao jogo, eu faço uma análise das diversas situações. Naquilo que foi o jogo e a performance da nossa equipa, acho que, durante 99 minutos e 30 segundos, fomos claramente a melhor equipa, aquela que criou mais oportunidades. Temos várias oportunidades para fazer várias vezes o 1-0, depois, várias para o 2-0. Repito: na minha opinião, marcámos o 2-0, o [Álvaro] Carreras toca primeiro na bola. Depois, faço também uma análise da arbitragem, e aquilo que é o mais importante neste momento é assumir a responsabilidade de nós não termos vencido o título."
DI MARÍA E A CONVERSA COM O PRESIDENTE RUI COSTA
"[Considera que tem condições para continuar no comando técnico?] Vou repetir aquilo que tenho dito. Nunca poderei retribuir da mesma forma o que o Benfica já me deu. Eu vinha para cá a pensar nisso, é a primeira vez que, com 49 anos, venho a uma final da Taça. O meu filho com 10 anos estava na bancada, e eu cheguei a esta casa há muitos anos, para treinar meninos de 10 anos. Por isso, o que o Benfica já me deu, e aquilo que me ajudou como treinador, de alguma forma vou retribuir. Depois, jamais serei o problema, vim para ser solução, para ajudar. Jamais serei o problema, e agora o próximo passo é conversar com o Presidente [Rui Costa], percebermos aquilo que for benéfico para o Benfica, e assim será. [Tinha definido que só iria utilizar Di María se o resultado estivesse em aberto ou no prolongamento?] Nós definimos a melhor estratégia para o jogo. Aquilo que nós tínhamos preparado para o jogo, na minha opinião, correu na perfeição. Até porque o jogador que jogou na posição do Di [María] acho que fez um bom jogo, marcou um golo, e depois o jogo foi pedindo outras situações que nós fomos alterando. Por isso, acho que tomámos a melhor decisão de início, controlámos sempre o jogo, a linha defensiva esteve muito bem, trocámos a posição do António [Silva] pela do Nico [Otamendi] e correu tudo na perfeição. A equipa soube ter sempre o controlo do jogo e depois. À medida que as substituições... porque vai acontecendo, o Kökcü sentiu um toque e vamos fazendo as alterações em função daquilo que é o momento. Agora, sobre o Di Maria, foi um profissional exemplar ao longo da época, tanto ele como eu queríamos terminar a época com o troféu para poder oferecer aos nossos adeptos. Ele tem uma história lindíssima ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, e ele, com certeza, mais do que ninguém, está triste pela forma como nós não conseguimos oferecer este troféu aos nossos adeptos."
SAIR DE UMA SITUAÇÃO DE 2-0 PARA O RESULTADO FINAL
"Nós fizemos o 2-0. Temos várias oportunidades a seguir ao 1-0 de poder marcar. Pelo menos mais uma, ou outra, de poder marcar. Há uma oportunidade fantástica do Belotti no final. Eu não me lembro de uma defesa do Samu [Samuel Soares] durante 45 mais 45 e mais os 10 minutos – completamente exagerados, para mim, esses 10 minutos de tempo extra. Por isso, não me lembro de ver o Sporting a criar uma oportunidade de perigo, e sinto que nós tivemos mais. Mas isso é a opinião de cada treinador, esta é a minha. Temos uma entrada muito boa na 1.ª parte, há uma bola no poste, há uma bola do Bruma que bate na perna de um jogador e que sai para fora. Há o lance do 1.º golo, há o lance do 2.º golo e há, depois, mais uma boa oportunidade do Belotti. Enfim, acho que criámos um conjunto de oportunidades para poder vencer o jogo. Não conseguimos, e aquilo que eu sinto, e tenho de dizer, é que saímos de uma situação de 2-0 para o resultado final."
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 25 de maio de 2025