Futsal Feminino

05 agosto 2025, 09h24

Dia 1

Paulinho Roxo

A equipa feminina de futsal do Benfica iniciou os treinos da pré-temporada 2025/26 na segunda-feira, 4 de agosto.

Em declarações aos meios do Clube, Paulinho Roxo, novo treinador encarnado, revelou que, "sobretudo pela paragem" que as águias tiveram, o objetivo da presente pré-temporada é "prepará-las bem fisicamente para aquilo que vem".

"Eu sei que há Mundial, e pode mexer com a cabeça de algumas jogadoras, mas o mais importante é tê-las bem para o dia 31 [data da Supertaça], por isso a nossa pré-época vai ser voltada para que elas evoluam física e taticamente, mas, sobretudo, para que elas não tenham lesões, porque podem condicionar o plantel e a nossa forma de jogar durante todo o ano. Vai passar por aí. Ganhar os jogos, ganhar os torneios que temos para disputar, mas, sobretudo, que elas estejam bem para o primeiro duelo", complementou.

O técnico explanou também as ambições benfiquistas para a época oficial: "Somos o Benfica, temos de ganhar. O Benfica vive de títulos, e é isso que vamos procurar, com muito respeito pelas outras equipas. O Nun'Álvares tem se reforçado bem, as equipas todas, o Porto Salvo, o Atlético, mas o Benfica vai entrar para reconquistar o Campeonato Nacional e tentar revalidar os outros títulos. Estamos aqui para lutar por todos os títulos e por todas as vitórias no ano."

Aos Benfiquistas, Paulinho Roxo prometeu "trabalho", e pediu que "façam realmente no futsal feminino aquilo que fazem em todas as modalidades, e que façam do pavilhão realmente o Inferno da Luz", para que "as meninas sintam que têm adeptos fantásticos a apoiá-las, e sobretudo para os adversários saberem que, para passarem, vão ter de sofrer".

Dia 1

Para Ana Catarina, este arranque de pré-época funcionou quase como uma viagem no tempo, pois a sensação é semelhante à do "primeiro dia de escola".

"A alegria é tanta por voltarmos a estar juntas, por voltarmos a jogar futsal, que até comentei que parece o primeiro dia de escola: quando nos reuníamos com os colegas depois de três ou quatro meses separados. Era essa a alegria que se sentia nos corredores e no balneário. É algo positivo, e estou a gostar muito de sentir isso", detalhou.

O arranque de uma nova pré-temporada, segundo a guarda-redes, é sempre "extremamente exigente e cansativo", mas… "faz parte".

"Toda a gente se preparou nas férias para que esta pré-época fosse mais fácil – ou não tão difícil, digamos assim – porque sabemos que a época que se avizinha é extremamente difícil e longa. E, como tal, a pré-época vai ser cansativa, mas acho que estamos preparadas", considerou.

Com a Supertaça agendada para o final de agosto – frente ao Nun'Álvares –, a futsalista afirmou que as semanas até lá são "mais do que suficientes" para que a equipa se prepare fisicamente, mas não só.

"Também para nos adaptarmos às ideias do novo treinador, o Paulinho Roxo. Acho que é tempo suficiente para criarmos rotinas entre nós e, também, entre a nova equipa técnica. Será suficiente, pois acredito que todos nós — tanto nós, jogadoras, como a equipa técnica — temos muita vontade de ganhar, de evoluir, de limpar a forma como acabámos o ano passado e de começar da melhor maneira", explicou.

Os objetivos para 2025/26 são simples de enumerar: "Ganhar todos os títulos em que entremos. Portanto, acho que este ano vai ser o ano — ou o slogan — da reconquista. É, no mínimo, a obrigação que temos. Que, no final, seja um prazer autêntico."

Dia 1

"Já tínhamos saudades. Gostamos de competir, e estar de regresso a casa e voltar aqui aos treinos é sempre muito bom, e, na verdade, é o lugar onde todas queremos estar", confessou, por sua vez, Inês Matos.

A fixa salientou a importância destas primeiras semanas de trabalho: "Entramos para esta pré-época para preparar realmente uma época inteira, para nos prepararmos fisicamente para o que aí vem e para, obviamente, correspondermos a todas as expectativas."

Partilhando que sentiu "a equipa feliz, tranquila e com vontade" neste dia inaugural de treinos, a atleta reforçou que a mira está em "ganhar tudo o que há para ganhar, como sempre no Benfica".

"Vamos dar tudo o que temos e o que não temos, sempre com os princípios e com os valores do Sport Lisboa e Benfica, para vos darmos muitas alegrias. É isso que podem esperar desta equipa", garantiu, aos Benfiquistas, Inês Matos.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 5 de agosto de 2025

Patrocinadores Futsal