Futebol Formação

09 agosto 2025, 10h00

Entrevista Pedro Faria e Afonso Ferreirinha

Afonso Ferreirinha e Pedro Faria

ENTREVISTA BTV

O treinador Pedro Faria e o avançado Afonso Ferreirinha falaram dos desafios que esperam a equipa de Juvenis do Benfica na época 2025/26, que se inicia às 11h00 deste domingo, 10 de agosto, no duelo diante do Estoril, a contar para a 1.ª jornada da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional.

Salientando o foco constante na evolução sustentada dos jogadores, a dupla promete trabalho e ambição para a temporada que se avizinha.

Em entrevista concedida à BTV, também foi exaltado o trabalho de preparação realizado durante uma pré-temporada, que já contou com a participação no torneio Future Star Cup, na China, entre 25 de julho e 4 de agosto, considerado um excelente veículo para consolidar os processos da equipa.

Entrevista Pedro Faria e Afonso Ferreirinha

SENTIMENTO PELO REGRESSO AO TRABALHO

Pedro Faria: "Todos os anos é como se começássemos de novo. Estou neste clube há duas décadas. Poderia parecer que seria uma monotonia ou algo do género, mas não, cada vez que voltamos é com vontade de fazer mais e melhor. Há sempre coisas diferentes a fazer, há sempre coisas a melhorar. Uma constante evolução de nós para com eles e deles para connosco, portanto, estamos sempre supermotivados."

Afonso Ferreirinha: "É incrível voltar aos relvados, tocar novamente na bola. É uma experiência única e estou muito contente. Foi uma experiência incrível no ano passado ter subido, acho que me ajudou muito como pessoa e também em campo, como jogador. Este ano vou ter muitas dificuldades, mas vou trabalhar para conseguir superá-las. Vai ser muito exigente, mas creio que vou conseguir.

Entrevista Pedro Faria e Afonso Ferreirinha

OBJETIVOS PARA A TEMPORADA 2025/26

PF: "Os objetivos não são sempre os mesmos, mas são sempre direcionados para o mesmo, a evolução dos nossos jovens jogadores. Desde o primeiro escalão que treinei aqui, os Benjamins, a cultura que me foi passada pelas pessoas, umas que estão, outras que já não estão, é essa: a evolução daquilo que é o nosso bem mais precioso, o jogador. Trabalhamos diariamente para podermos prepará-los para chegar o mais rápido possível à equipa A e de forma consistente. Felizmente, por exemplo, este ano já tenho esse contacto mais próximo. Eu e o staff que trabalhou com eles no ano passado de termos dois jogadores, pelo menos, que passaram diretamente dos Sub-17 e que já estão a trabalhar com a equipa B. Não quer dizer que fiquem ou que não fiquem, mas pelo menos já é uma boa referência. Isso significa, de certa forma, que estamos a pensar bem e a trabalhar bem. E, claro, obviamente, se pudermos formar a ganhar, como diz o nosso lema, estamos cá para isso, para sermos competitivos em todos os momentos que o tivermos que ser.

AF: "Individualmente, o meu objetivo é evoluir sempre para melhorar, estar sempre cada vez melhor e, coletivamente, evoluir também e sermos campeões nacionais."

Entrevista Pedro Faria e Afonso Ferreirinha

IMPORTÂNCIA DOS TORNEIOS INTERNACIONAIS NA PRÉ-TEMPORADA

PF: "Temos uma oferta muito grande de torneios a nível europeu. Fora do continente europeu, não há assim uma oferta tão diversificada. Portanto, a China acabou por ser uma oferta bastante diferente daquilo que estamos habituados, tanto de clima, alimentação, como do próprio relvado. Acabou por ser um contexto muito diferente e que lhes proporcionou a eles, também para o currículo pessoal, uma experiência diferente. Foi uma espécie de pré-época que acabamos por não fazer completamente, porque privilegiamos as férias dos nossos jogadores. Acabou por ser um momento também positivo nesse sentido porque foi uma semana larga, um torneio com jogos espaçados que acabou por permitir também adaptarmos o esforço e a introdução de alguns conteúdos, tendo em conta o tempo que lá estávamos. Felizmente correu-nos bem, acabámos por conseguir tornar a nossa equipa competitiva para aquele momento. Obviamente, estamos longe daquilo que queremos atingir este ano, mas desde o primeiro dia que lhes disse que queríamos ser competitivos e acabámos por já neste torneio ser competitivos. Foi uma competição curta e quisemos deixar uma boa imagem do clube. Normalmente, uma boa imagem deixa-se com um bom futebol e chegando o mais longe possível no torneio."

AF: "Foi um torneio muito complicado, que exigiu muito esforço físico, principalmente devido às condições atmosféricas, que não eram muito favoráveis. Era complicado de respirar, muita chuva, com calor. Acho que nos ajudou muito, agora como pré-época, para irmos para o campeonato mais fortes. Acho que também ajudou-nos porque tivemos a jogar contra equipas que já tinham um andamento muito mais elevado que o nosso, já estavam no meio da época e já se notava muita diferença."

Entrevista Pedro Faria e Afonso Ferreirinha

ANTEVISÃO À 1.ª JORNADA DA SÉRIE SUL DA 1.ª FASE DO CAMPEONATO NACIONAL

PF: "O campeonato é uma maratona muito grande. Esta primeira fase serve para nós continuarmos a evoluir de forma sustentada, dando pequeninos passos para que depois sejam consolidados para uma segunda fase, em que aí, sim, a exigência é grande e queremos aliar as duas coisas, que é o sermos competitivos, tentar ficar o mais bem classificado possível e, se possível, sermos campeões. Esta primeira fase dá-nos outro tipo de abertura e de espaço para podermos ter uma evolução um bocadinho mais sustentada. Agora, se não estivermos no nosso limite, todos os dias, nos jogos, nos treinos e, obviamente, neste primeiro jogo [Benfica-Estoril], em que deixamos uma imagem um bocadinho diferente das outras, uma coisa é a primeira jornada, outra coisa é a segunda, a terceira, a quarta, a quinta e por aí fora, principalmente jogando em casa, queremos deixar já uma imagem, pelo menos, de uma atitude de acordo com os pergaminhos do Clube e com aquilo que nós queremos para a nossa época. Portanto, queremos fazer um bom jogo e queremos vencê-lo, obviamente."

AF: "Tenho expectativas muito altas para este jogo [Benfica-Estoril]. Acho que vai ser um jogo muito complicado, com um nível de exigência muito alto. Mas acho que a equipa está muito bem preparada, acho que vamos dar uma boa resposta e dar o máximo para os três pontos."

Entrevista Pedro Faria e Afonso Ferreirinha

SIGNIFICADO DE REPRESENTAR O BENFICA

PF: "Para mim, o Benfica é a minha segunda casa e estes jovens que aqui estão, mais importante do que até ser a minha segunda casa, todos os jovens que passam por mim e sobre os quais eu tenho a responsabilidade de os desenvolver, não só a nível futebolístico, como social, são a minha segunda família. E, portanto, acho que deixo essa marca, tenho vindo a deixar essa marca junto deles. Sinto esse retorno da parte deles, eles vão crescendo e vão tendo um carinho especial para mim e isso é aquilo que é mais gratificante para mim, enquanto funcionário deste grande clube e enquanto aqui estiver darei sempre aquilo que tiver e será sempre o melhor de mim."

AF: "O Benfica para mim não é um clube, é uma família e vestir esta camisola orgulha-me imenso. Vou dar tudo para cada vez representar melhor este clube."

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 9 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação