Futebol

13 agosto 2025, 00h18

Benfica-Nice

Bruno Lage

PÓS-JOGO

Bruno Lage enalteceu a "boa exibição" efetuada pelo Benfica na vitória (2-0) obtida na receção aos franceses do Nice, nesta terça-feira, 12 de agosto, na 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões.

Satisfeito com a exibição da equipa, o treinador Bruno Lage considerou ainda que a equipa foi "sólida e consistente". "Sabemos muito bem interpretar os momentos do jogo. Uma boa exibição, criámos várias oportunidades de golo, criámos dois golos com muita qualidade coletiva e isso deixa-nos satisfeitos. Estamos a sentir a equipa a crescer, estamos na 5.ª semana de trabalho", lembrou, na zona de entrevistas rápidas na BTV.

A "agressividade em vencer os duelos" foi outro dos aspetos elogiados por Bruno Lage. "A base é a agressividade desportiva. Agressividade em fazer transição defensiva, tal como foi a forma como marcámos o nosso primeiro golo. Muita gente perto da bola, recuperar a bola e encontrar o caminho da baliza. Agressividade de movimento e vencer a segunda bola. Estamos também com muitas conquistas de segunda bola, o que nos permite ter a bola e controlar o jogo com a bola. É essa agressividade que nós temos de encontrar dentro da equipa. Por isso, é como digo, uma boa exibição e missão cumprida", frisou.

O PERCENTIL DE CRESCIMENTO COM 5 SEMANAS

"Nós começámos hoje a 5.ª semana. Em termos teóricos, só no final desta semana é que deveríamos estar a jogar a Supertaça e, como disse, já fizemos vários jogos oficiais. Por isso, vejo a equipa a crescer. É nesse sentido, no enorme sentido coletivo, eu vou vendo a equipa a crescer. E foi com essa determinação, como falámos ontem, que a equipa entrou muito bem na 1.ª parte, e também aquilo que falámos na 2.ª parte foi para tentar irmos à procura de algo de que falámos muito no ano passado, que é ir à consistência. Sermos consistentes na 2.ª parte. É uma boa exibição, passámos a eliminatória. Agora já estamos... uns a recuperar, outros a trabalhar para preparar a nossa entrada na Liga contra o Estrela da Amadora."

Benfica-Nice

A ÚNICA PREOCUPAÇÃO NESTE MOMENTO

"Nós ficámos muito felizes com o jogo que fizemos hoje, e estamos já a trabalhar afincadamente para preparar o jogo com o Estrela da Amadora. Isso é o que é o mais importante dizer nesta altura do campeonato. Dá-nos muita confiança aquilo que estamos a fazer. Como disse, estamos a entrar na 5.ª semana e dá-nos muita confiança. A única preocupação que tenho neste momento, e é normal numa pré-época, é não dar tempo de jogo àqueles jogadores que não têm jogado. Isso é a única preocupação que tenho, porque numa pré-época normalmente arranjamos soluções para toda a gente ter minutos. Uns vão jogando, outros não vão jogando, e nós temos de encontrar esse espaço de oportunidade para toda a gente ter minutos, para serem importantes para ajudar a equipa, a ser equipa com sentido coletivo, com a criatividade coletiva de que nós temos vindo a falar, e fazer exibições como fizemos hoje, de uma forma muito sólida, muito consistente e com enorme determinação. E, claro, a qualidade individual que nós temos."

A QUEIXA DO SPORTING E A ENTRADA DE AKTÜRKOĞLU

"Eu, quando falei na próxima conferência, era na conferência do jogo com o Estrela da Amadora. Hoje, é falar do jogo que acabámos de fazer. Foi uma opção. Nós sentimos que podíamos ter um ou outro jogador, olhar para o meio-campo, reforçar com o Fredrik [Aursnes], o Fredrik tem feito também um início de época muito bom, 80 minutos, sentimos que tínhamos de reforçar nas alas, e sentimos que o Aktur [Aktürkoğlu] era a melhor opção para o substituir."

Benfica-Nice

UM AURSNES QUE SE DÁ BEM NAS ALAS

"Estou muito contente com o trabalho que os jogadores têm vindo a fazer, como lhe digo. Nós estamos a iniciar a época da forma como iniciámos, eu não quero falar do mercado, nem vou falar do mercado, estou muito satisfeito com todos os nossos jogadores, com o desempenho de todos. Aquilo que eu posso dizer aos meus jogadores, aquilo que eu vos posso dizer sobre aquilo que eu quero deles é: eu quero ver jogadores consistentes, quero ver jogadores como o Fredrik, que está presente no momento ofensivo, que está presente no momento defensivo, independentemente das posições, possam contribuir para a equipa. O jogo é isto. E quando eu olho, por exemplo, para os golos que nós marcámos, nós hoje vimos isso na equipa. O 1.º golo nasce, ou inicia-se, de uma grande transição defensiva, uma agressividade desportiva muito grande, uma boa transição defensiva. Ganhámos a bola, demos um certo número de passes e marcámos um golo. E depois, na 2.ª parte, o 2.º golo também. Uma jogada muito boa, penso que quase demos 20 toques na bola, e depois o menos importante é quem marca o golo. O mais importante é a equipa perceber muito bem e interpretar muito bem a nossa estratégia."

GRANDE PRESENÇA NA ÁREA CONTRÁRIA

"É tudo fruto do trabalho dos nossos jogadores. Nem sempre estamos em 4x4x2. Vamos variando o sistema em função do espaço que os jogadores nos oferecem. Nem sempre construímos a 2. Vamos construindo a 3 com homens diferentes. E isso dá-nos uma dinâmica muito boa. E agora estamos satisfeitos até ao momento. Como disse, temos 20 treinos, e mais de metade deles a recuperar. Sinto que a equipa pode crescer imenso, e aquilo que eu sinto e vejo é uma vontade enorme de os jogadores continuarem a jogar o jogo que nós apresentámos hoje."

Benfica-Nice

OS JOGOS QUE INTERESSA ANALISAR

"[Quantas vezes vai ver este último jogo do Feyenoord contra o Fenerbahçe para preparar o play-off?] Olhe, vou ver é o jogo que o Estrela da Amadora fez com o Estoril. Acho que foi um jogo muito interessante. E esse é o jogo que nós vamos ver e vamos analisar com muito cuidado. E também vamos analisar o jogo que fizemos no ano passado com o Estrela da Amadora fora. Esses são os jogos e esse é o nosso foco. [Quantos milhões tinha uma outra equipa de oferecer para tirar neste momento o Aursnes do Benfica?] Ele [Aursnes] tem uma qualidade individual... Olhe, vou responder assim: Eu acho que a resposta hoje foi a ovação que o Estádio da Luz fez ao Fredrik. Por isso, não me recordo, e já tenho alguns jogos, já tenho muitos jogos pelo Benfica, e não me recordo de uma ovação assim tão grande a um jogador. Hoje é o reconhecimento do talento, do trabalho, do espírito de equipa, do homem que ele é, enfim, do homem que liga as peças. Por isso, o maior elogio que posso dar, independentemente de quanto é que custa ou não, foi a ovação que o Estádio da Luz, que os adeptos proporcionaram ao Fredrik, e ele respondeu com uma grande exibição."

Benfica-Nice

A MAIOR URGÊNCIA NA EVOLUÇÃO

"O nosso crescimento tem que ver com a consistência que eu quero da equipa. Por isso, como digo, neste momento temos uns jogadores com mais minutos do que outros, e eu, quando olho para a equipa, olho para o plantel e para aquilo que os jogadores podem oferecer. Por isso, temos um conjunto de jogadores com enorme talento, uma qualidade individual muito grande, o jogo coletivo está cá, temos de continuar a trabalhar e sermos consistentes. De 3 em 3 dias, sabemos que estamos num grande clube, sabemos que queremos marcar presença na Liga dos Campeões, sabemos que jogamos para títulos, como tal, temos de ter a determinação que tivemos na 1.ª parte, temos de ter a consistência que tivemos na 2.ª, e, acima de tudo, esta agressividade desportiva que eu quero que a equipa tenha, porque a equipa tem transições defensivas muito boas, vence duelos individuais, quer com bola, quer sem bola, temos uma boa percentagem de recuperação de 2.ª bola, quer a atacar, quer a defender, somos agressivos a defender, sabemos os timings de pressão, isto é a base do trabalho para depois, eventualmente, num ou outro momento, em 2 toques, como hoje, criarmos uma situação de finalização, num ou outro momento damos 20 passes e podemos marcar um golo."

Benfica-Nice

A LIGAÇÃO DEDIC-AURSNES E O BOM AMBIENTE DO GRUPO

"Muito interessante, assim como o Fredrik disse, ele gosta de jogar lá, ele percebe, não apenas os movimentos do Dedic, mas dos colegas que estão próximos, é um jogador tecnicamente evoluído, tem qualidade, não perde a bola, por isso qualquer treinador fica satisfeito em trabalhar com este tipo de jogadores e com este tipo de homens. O nosso grupo, olhe, e está aqui um bom exemplo, até uso o Gonçalo [Guimarães], porque o Gonçalo esteve desse lado e agora está aqui connosco há 4 semanas. A 1.ª questão que eu lhe coloquei quando estava com 2 ou 3 semanas, e você [Gonçalo Guimarães] pode confirmar, que é... Temos um bom grupo, temos um bom ambiente, as pessoas aqui recebem muito bem os jogadores que vêm de fora, e eu perguntei-lhe: você, quando estava lá fora, imaginava isso? E a resposta dele foi: não. Por isso, nós temos um bom grupo, as pessoas são bem recebidas, temos um ambiente muito bom, quer de jogadores, quer de estrutura, e há um caminho: é trabalhar, de consistência, porque há um objetivo maior, que é nós fazermos boas exibições, oferecer resultados e títulos aos nossos adeptos, que tanto nos apoiaram hoje."

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 12 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas