Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal
O Benfica defronta o Eléctrico, nesta sexta-feira, 15 de agosto, às 19h00, no Pavilhão Fidelidade, no jogo de apresentação aos Benfiquistas. Cassiano Klein, Pany Varela e Arthur lançaram um olhar ao desafio e apelaram para a presença do 6.º jogador!
13 agosto 2025, 20h39
Cassiano Klein
Depois de um estágio em Alfândega da Fé que "foi incrível", os campeões nacionais apresentam-se oficialmente aos Benfiquistas, algo que, para o treinador encarnado, "vai ser muito especial".
"Conseguir estar diante dos nossos adeptos, a prepararmo-nos para uma época em que temos várias competições. Tenho a convicção, assim como foi na época passada, de que essa sinergia [com os Benfiquistas], esse carinho que vem de fora, faz uma diferença muito grande", considerou, em declarações aos jornalistas.
Sobre o que esperar deste Benfica versão 2025/26, Cassiano Klein apontou para uma equipa "obcecada com o trabalho".
"Todos os dias temos clareza de que temos de ir ao limite, procurar aprender o máximo durante cada jogo, cada treino. A equipa tem de chegar ao final da época, olhar para trás e sentir que merece alguma coisa. Creio que, no ano passado, esse sentimento ajudou-nos na reta final, nos minutos finais, a acreditar — e que sirva de aprendizagem, que fique essa lição —, e que neste ano consigamos melhorar, crescer em todos os aspetos e, mais ainda, reforçar a obsessão de querer trabalhar com muita clareza. Acredito que esta equipa está a conseguir dar o máximo em todos os treinos", avaliou.
Ouça Cassiano Klein
Com "uma equipa de altíssimo nível" à disposição, com "jogadores de seleção", o técnico canarinho destacou três aspetos dos seus atletas: "São excelentes jogadores — craques de bola —, são humildes e são obcecados com o trabalho."
Ao intervalo do Benfica–Nice, jogo da 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a equipa masculina de futsal foi homenageada pela conquista do título nacional em 2024/25.
Ovacionados por mais de 64 mil pessoas, este é um momento que, para Cassiano Klein, vai servir de inspiração para o futuro: "Motiva-nos a trabalhar para ter, novamente, esse sentimento, porque é algo muito especial."
Reforço para a nova época, mas uma cara bem conhecida de todos os Benfiquistas — ou não tivesse feito a formação na Luz —, Pany Varela foi um dos porta-vozes da equipa.
O ala considerou que os colegas, pelo que "fizeram no ano passado", merecem que, nesta sexta-feira, se viva uma noite em que se sinta o "calor dos pavilhões da Luz".
"Acho que a equipa está mais do que habituada a esse tipo de apoio. No meu caso, é o regresso; no caso do Peléh, é a primeira vez que cá está. Os adeptos têm — pelo que vou falando, e pelas vezes que cá vim jogar — sempre correspondido, e na sexta-feira não esperamos menos do que isso. Da nossa parte, prometemos muito trabalho e muita dedicação, para que, mais à frente — sem pensar ainda no futuro —, sejamos todos felizes aqui", avaliou.
Ouça Pany Varela
Esta será a oportunidade para colocar em prática o trabalho realizado num estágio que, segundo o internacional português, "foi muito positivo".
"Serviu para conhecer melhor os novos companheiros — obviamente, já conhecia a maioria, mas muitas vezes como adversário. Pude agora passar mais tempo com eles, entrosar-me melhor… Para mim foi muito positivo, pois acabámos por ter contacto com os Benfiquistas de Alfândega da Fé, e não só, havia também alguns emigrantes, o que é sempre um momento prazeroso para nós e para os adeptos, que nem sempre têm oportunidade de estar connosco. Acabou por ser um misto de concentração, continuidade de trabalho de pré-época e também momentos de lazer com os nossos adeptos", explicou.
O primeiro jogo oficial ainda está longe — 2 de setembro, Supertaça, frente ao Sporting —, e, como tal, o foco do coletivo está na preparação para a época que se avizinha: "Temos de nos preparar bem. Se fizermos bem o nosso trabalho de casa, vamos chegar a dia 2 muito mais bem preparados para competir."
No que à vertente pessoal diz respeito, Pany Varela destacou o "trabalho com o treinador", considerando que Cassiano Klein tem "uma mentalidade completamente diferente" de "tudo aquilo" que havia encontrado.
"Estou a adaptar-me muito bem. Os colegas da equipa, fantásticos, receberam-me de forma exemplar. É um balneário jovem, cheio de energia e de brincadeiras, mas que também sabe ser sério no momento de trabalho. Um misto de juventude e alguma experiência, de brincadeira e muita seriedade. Acho que é com essa leveza que temos de levar o nosso dia a dia, para que o nosso trabalho seja prazeroso", observou.
Ouça Arthur
Quem também lançou um olhar ao duelo desta sexta-feira foi Arthur, que se mostrou feliz pelos dias passados no estágio realizado em Alfândega da Fé.
"Encontrar os nossos adeptos foi muito importante para a equipa, reconectar com eles. Acho que foi um período muito bom de uma semana de pré-época, estar perto deles, ajustar algumas coisas também para esta nova época, para estar pronto para os novos objetivos."
Frente ao Eléctrico, no Pavilhão Fidelidade, os campeões nacionais vão iniciar a temporada caseira, e o ala canarinho disse "contar com todos" os Benfiquistas para o desafio.
Sem pensar muito mais à frente, para Arthur, o caminho a seguir é "passo a passo, dia a dia". "Trabalhar e evoluir para elevar ainda mais o nosso nível para os objetivos que vêm", considerou.
Vendo o escudo de campeão nacional como um "ânimo" e não uma "pressão" para a temporada que se avizinha, Arthur garantiu que as águias regressam para 2025/26 com "muito entusiasmo, com sede de querer ganhar mais títulos".
Avaliando os jogadores que passaram a integrar o plantel como atletas "de alto nível", o internacional brasileiro considerou que os encarnados estão "bem servidos" e que a integração dos mesmos será fácil. "Fazemos tudo para que eles se sintam em casa, para que possam desempenhar o melhor futsal possível", explicou.
Sobre a homenagem feita pelo público da Luz — ao intervalo do Benfica–Nice —, Arthur falou num "sonho realizado".
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 13 de agosto de 2025