Futebol feminino

22 agosto 2025, 13h00

Ivan Baptista

Treinador Ivan Baptista

A equipa feminina de futebol do Benfica ruma a Madrid para enfrentar, neste sábado, 23 de agosto, o Atlético de Madrid no V Trofeo Ciudad de Alcalá, às 10h00 continentais. Este desafio, no Centro Deportivo Alcalá de Henares, será transmitido em direto na BTV (cortesia da Telemadrid).

Mais do que um jogo, trata-se de uma oportunidade valiosa de crescimento e de evolução: um teste de alto nível frente a uma equipa competitiva, que permitirá à equipa encarnada avaliar processos, medir o ponto em que se encontra e reforçar a coesão do coletivo.

Em declarações aos meios do Clube, o treinador Ivan Baptista começou por destacar a importância deste teste numa fase avançada da pré-temporada.

"Em relação ao trabalho, esta semana do Atlético de Madrid é a nossa quarta semana de pré-época. Neste momento é o jogo mais exigente até do ponto de vista daquilo que é a competitividade. Neste caso com uma equipa também ela feminina e de um nível elevado. Uma equipa que está perto de iniciar a competição oficial em Espanha. Ou seja, que está numa fase também adiantada de pré-época. E chegamos aqui com quatro semanas de trabalho, com bastantes jogos de treino e um volume já considerável de treino acumulado, num grupo que foi chegando aos poucos devido aos compromissos das seleções", detalhou.

O treinador sublinhou que, além do desafio competitivo, este jogo será uma oportunidade para testar processos e avaliar a evolução da equipa: "Agora, sim, é um teste de cariz um pouco diferente, também já aberto ao público, onde vamos poder, frente a uma equipa competitiva como o Atlético, testar o nosso processo, perceber o ponto em que nos encontramos e avaliar até onde conseguimos evoluir durante estas quatro semanas."

Ivan Baptista

Ouça Ivan Baptista

PRÉ-TEMPORADA EXIGENTE ADAPTADA ÀS NOVAS IDEIAS

Os compromissos das seleções nacionais, onde competiram várias benfiquistas, foram algo com que o grupo de trabalho teve de saber lidar durante a pré-temporada, como referiu Ivan Baptista.

"Isso criou-nos aqui um desafio grande, não só a nível de gestão de cargas, de jogadoras que iam chegando em momentos de forma diferente, mas também naquilo que é a aquisição de novos comportamentos, de novas ideias. E uma forma de jogar que tinha de ser trabalhada, que tem de continuar a crescer, mas essa aprendizagem foi desafiada pelo facto de não termos o grupo todo ao mesmo tempo, a trabalhar em conjunto. Neste momento, com o grupo mais completo, as coisas tornam-se mais fáceis. Ainda assim, é um facto que temos várias jogadoras com algumas lesões que as impedem de estar a contribuir dentro do campo neste momento. Mas é algo com que o grupo tem de saber lidar e reagir, e as opções que temos são boas opções e são jogadoras que estão a absorver muito bem aquilo que são os princípios e as ideias para o nosso jogo", revelou.

Ivan Baptista destacou que esta tem sido uma "pré-época exigente".

"Optámos por ter aqui um volume crescente e vários jogos de treino com equipas masculinas, com equipas femininas, de forma a conseguirmos evidenciar em contexto de jogo as novas ideias que estamos a tentar aplicar e a trabalhar em contexto de treino. Isso faz com que elas cheguem a esta semana com um volume considerável de trabalho, e que naturalmente tem sido intenso. Não só por um processo de adaptação de parte a parte, um processo de conhecimento de uma nova equipa técnica e de entrosamento com novas jogadoras que chegaram, mas também aliado àquilo que têm sido as cargas de trabalho diárias aqui no Benfica Campus", evidenciou.

O técnico reforçou ainda que a pré-época tem corrido bem: "A pré-época tem corrido bem na sua globalidade, é verdade que tivemos aqui alguns azares com lesões, como já é sabido, isso nunca traz coisas boas naturalmente, mas o grupo tem-se superado, o grupo tem estado a absorver muito e bem, acreditamos nós, as novas ideias que esta equipa técnica trouxe, acredito seriamente que vão dar uma boa resposta já neste sábado, mas mais uma vez é um jogo amigável, cariz amigável, cariz de preparação, mas nós vamos vê-lo essencialmente como treino e mais um ponto de crescimento."

Ivan Baptista

DUELO IBÉRICO COM BOM ESPETÁCULO EM PERSPETIVA

O Atlético de Madrid é uma das principais equipas femininas do futebol espanhol: venceu o Campeonato de Espanha por 4 vezes, a Taça da Rainha por 2 e a Supertaça por 1. Também por tudo isso, Ivan Baptista considera que este será um bom teste para a equipa feminina de futebol do Benfica.

"O jogo com o Atlético de Madrid vai ser um bom teste, creio que para ambas as equipas. Creio que o próprio Atlético também o verá assim. É um jogo entre duas boas equipas que certamente será um bom espetáculo. Pelo que conhecemos, o Atlético é uma equipa que pratica um bom futebol, que é uma equipa que se predispõe a ser protagonista, e neste caso vai ser um jogo de forças entre nós e o Atlético, para que cada uma das equipas tente assumir a sua responsabilidade no jogo. Vamos a Madrid com intenções de fazer um bom treino, é assim que vemos este jogo: como mais uma oportunidade para crescermos como equipa, como indivíduos que fazem parte aqui de um coletivo que se quer tornar mais forte dia após dia. Por isso é mais uma oportunidade para o grupo mostrar o ponto em que está e os processos se propõe a melhorar no futuro", concluiu.

No plantel das espanholas está uma cara bem conhecida dos benfiquistas, Ana Vitória – jogadora que envergou o manto sagrado entre 2019 e 2023.

O Trofeo Ciudad de Alcalá disputa-se desde 2021 e, nas edições anteriores, teve como vencedores o Ajax (2024), a AS Roma (2023 e 2021) e a Fiorentina (2022).

CONVOCADAS

Andreia Faria, Anna Gasper, Ana Clara Oliveira, Beatriz Cameirão, Carole Costa, Catarina Amado, Carolina Tristão, Cristina Prieto, Chandra Davidson, Christy Ucheibe, Diana Gomes, Diana Silva, Joana Silva, Lena Pauels, Letícia Almeida, Lúcia Alves, Marit Lund, Neide Guedes, Nycole Raysla, Rakel Engesvik, Rute Costa e Thaís Lima.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 22 de agosto de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas