Futebol

28 agosto 2025, 01h55

António Silva

Richard Ríos

Aursnes

Barreiro

Figuras decisivas no triunfo do Benfica sobre o Fenerbahçe (1-0), na 2.ª mão do play-off de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões, Richard Ríos, Barreiro, Aursnes e António Silva realçaram a importância de mais um objetivo cumprido.

Nas entrevistas rápidas da Sport TV, Richard Ríos, o Man of the Match, mostrou-se "feliz" pela qualificação encarnada para a Champions, um dos objetivos traçados "no começo da temporada", mas apontou que "o mais importante" no imediato é focar já "no próximo jogo", ou seja, na visita ao Alverca no domingo, 31 de agosto.

Quanto a Barreiro, salientou que este é o lugar "onde o Benfica merece estar", enquanto Aursnes reforçou a ideia do colega, enaltecendo um "merecido" resultado ante os turcos.

António Silva, na sala de imprensa da Luz, vincou que, para as águias, era "estar na Champions League, sim ou sim", uma competição que "só faz sentido com o Benfica".

ANTÓNIO SILVA

"Conquistámos aquilo que era um objetivo da época"

"[Qualificação e não sofrer golos] É algo muito coletivo. Acho que os nossos momentos de pressão têm sido bem treinados, os jogadores estão a saltar bem naquilo que é a pressão, estamos a andar todos juntos, a correr todos juntos para a frente. E é isso o segredo daquilo que é a nossa pressão. [Foto de festa no balneário] É normal, conquistámos aquilo que era um objetivo da época e gostamos de ficar com as memórias. Quanto ao legado, o Benfica na Champions League é uma coisa normal. Acho que era isso que tínhamos de fazer, era um objetivo que tínhamos desde o início, claro. Tínhamos de estar na Champions League, sim ou sim. [Trabalho para estar neste momento de forma] Acho que as pessoas julgam muito aquilo que é um jogador pelo que veem dentro de campo, mas não percebem, às vezes, aquilo que acontece fora de campo. E há muita coisa que influencia um jogador de futebol. E a época passada foi uma época difícil para mim. Acho que acabei bem, fiz um Mundial de Clubes muito bom. Um jogador de futebol depende sempre um bocado da confiança. E acho que na época passada oscilei um pouco no início. O apoio da minha família foi muito importante, trabalhei também com profissionais que me ajudaram a estar no meu topo. E neste momento estou a desfrutar. Mas sei que no futebol as coisas mudam muito rapidamente, de um dia para o outro, e tenho de continuar a trabalhar no limite."

Richard Ríos

RICHARD RÍOS

"Feliz porque temos vindo a evoluir passo a passo, jogo a jogo"

"[Sabor da qualificação] Feliz por nos termos classificado para a Champions, o segundo objetivo que a gente conseguiu, que traçámos no começo da temporada. O primeiro era ser campeão [da Supertaça], e, agora, qualificarmo-nos [para a Liga dos Campeões]. Agora, é pensar no Campeonato, no próximo jogo, que é sempre o mais importante. E, bom, feliz porque temos vindo a evoluir passo a passo, jogo a jogo, como equipa e vamos continuar a trabalhar. [Jogo de duelos] Com certeza, lá não foi diferente, lá também acho que foi um jogo muito físico, sabemos que a equipa deles é forte, têm jogadores importantes e sabíamos que aqui [na Luz] ia ser igual. Não fui eu, achei que ia ser importante, que toda a equipa poderia contribuir de alguma maneira. Graças a Deus consegui contribuir, e como disse, agora é continuar a trabalhar pelo que resta. [Resposta a críticas] Não, não é uma resposta, acho que estou a evoluir jogo a jogo, eu posso mostrar o que posso fazer. Sei de onde venho, sei tudo o que conquistei, sei o que posso conquistar, as críticas acontecem, é normal. Como jogador, tenho de aceitar, se não estou no meu melhor nível, tenho de aceitar as críticas. O que resta, como eu disse já duas vezes, é trabalhar, ouvir quem tenho de ouvir e trabalhar, que temos muita coisa pela frente."

Benfica-Fenerbahçe

BARREIRO

"Era um objetivo grande que nós tínhamos"

"Primeiro, é a felicidade. Nós merecemos, como equipa, como clube, os adeptos todos. Nós merecemos estar na Liga dos Campeões. É onde o Benfica merece estar, por isso agora, depois do jogo, é a felicidade. [Titularidade no meio-campo] O mais importante é, como estou sempre a dizer, o jogador tem de estar pronto para ajudar a equipa a cada momento. Eu treino todos os dias, dou o meu máximo todos os dias para poder estar nesse tipo de jogos. E hoje tive a oportunidade, e ajudei a equipa a ganhar este jogo importante. [Golo anulado] Sim, há um toque em cima, mas eu não sei se toquei o jogador no pé, ainda não vi o lance. No treino, isso não é suficiente. Agora, não sei, tenho de ver o lance, mas foi a decisão do árbitro e já não dá para mudar. O mais importante é que, mesmo com o golo anulado, ou com os golos anulados, conseguimos marcar a diferença e ganhar o jogo. [Importância de estar na fase de liga da Champions] Era um objetivo grande que nós tínhamos. Tínhamos três no início desta época, ganhar a Supertaça, estar na Liga dos Campeões, e agora é o foco no domingo, para o jogo contra o Alverca."

Benfica-Fenerbahçe

AURSNES

"Foram dois jogos equilibrados contra um bom adversário"

"Começámos bem no 1.º tempo. Marcámos golos que foram anulados, mas acho que tivemos um bom momento e conseguimos o 1-0, o que nos deu confiança e crença, é claro. No final, foi um jogo difícil, mas acho que, no fim das contas, em dois jogos, foi merecido. Foram dois jogos equilibrados contra um bom adversário. [Jogar no lado direito do meio-campo] Neste início de temporada tenho jogado principalmente pelo lado direito, sinto-me confortável aí, gosto disso. A equipa está a ir bem, isso é o mais importante para mim. [Apoio e enorme ovação dos adeptos recentemente] Claro que me sinto apreciado e, claro, foi um gesto simpático dos adeptos. Estou grato, claro, e estou muito feliz por eles, e sempre tentarei dar o meu melhor pelo Clube."

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 28 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas