Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Experiência de realidade virtual está disponível desde agosto para os visitantes que fazem o tour à Catedral.
02 setembro 2025, 23h38
Diversos atletas do Sport Lisboa e Benfica tiveram a oportunidade de viver a experiência neste dia
"O Benfica Imersivo faz parte de uma aposta que a equipa de marketing do Benfica tem vindo paulatinamente a adotar, que é aumentar o número de visitas ao Museu e ao Estádio. O Benfica Imersivo faz parte dessa estratégia de cada vez termos uma experiência melhor para quem nos visita", começou por dizer José Gandarez, vice-presidente do Clube, na apresentação da iniciativa à imprensa, na tarde de terça-feira, 2 de setembro, no Estádio da Luz.
Os jornalistas foram convidados a fazer a experiência. Trata-se de um momento em que os visitantes que fazem o tour ao estádio, ao passarem na zona superior ao túnel de acesso ao relvado, podem colocar uns óculos de realidade virtual com os quais vão fazer um circuito que os leva a imergir no maior clube português.
O visitante interage fisicamente com o cenário virtual, abrindo portas, tocando em objetos, e assumindo um avatar que é o jogador, do plantel principal, que escolher, sendo dessa forma que ficará visível para os outros visitantes que estiverem a fazer o circuito nesse momento.
A experiência, de cerca de 10/15 minutos, inclui um quiz e termina num Estádio da Luz futurista, onde é possível voar até ao centro do relvado e levantar a taça de campeão perante os adeptos. É verdade, há muitas sensações envolvidas!
Em termos técnicos, a experiência imersiva conta com a tecnologia LTVR, um avanço único no sector que oferece uma conectividade de última geração que garante estabilidade e baixa latência, mesmo em ambientes com grande número de dispositivos em uso simultâneo.
Para além disso, incorpora um framework multiusuários que permite que centenas de pessoas participem da mesma experiência ao mesmo tempo, de forma sincronizada e envolvente. E, não menos importante, conta com os grafismos mais avançados da Europa, proporcionando uma qualidade visual e um realismo sem precedentes em experiências de realidade virtual aplicadas ao desporto.
"E, portanto, isto que hoje tiveram a oportunidade de experienciar é uma inovação. Só o Manchester City e o Benfica, nesta fase, é que têm esta tecnologia. Penso que só quem passa por ela é que percebe a mais-valia e a experiência realmente inovadora que nós temos. E é este tipo de experiência que nos coloca na linha da frente da inovação e que nos faz, já hoje, ter cerca de 250 mil pessoas por ano a visitar o nosso estádio e o nosso museu", concluiu José Gandarez.
Muitos atletas do Sport Lisboa e Benfica tiveram a oportunidade de viver a experiência neste dia. Mikita Vailupau, El Korchi, Samara Vieira e Alexis Borges (do andebol), Isidora Ubavic, Tatiana Rizzo, Cansu Çetin e Felipe Banderó (do voleibol), Reynier Mena e Arialis Gandulla (do atletismo) e a judoca Rochele Nunes tiveram já essa sorte.
Esta última foi uma das mais entusiastas e partilhou com os meios do Clube o que sentiu.
"Tenho três palavras: in-crí-vel! Acho que o Benfica acertou muito em trazer esta experiência para os sócios, para as pessoas que querem visitar o Benfica. Estou arrepiada até agora, estou emocionada, porque no final a gente vê realmente esta imersão. Vive mesmo dentro do estádio. Dá frio na barriga, dá um pouco de medo e receio. Então, eu digo às pessoas: venham experimentar, porque realmente é incrível, vale muito a pena", disse Rochele Nunes.
O voleibolista Felipe Banderó ficou igualmente fã do Benfica Imersivo.
"Estamos aqui vivendo esta experiência sensacional. É uma coisa muito louca, tecnologia sensacional! Faz-se uma viagem por dentro do mundo benfiquista, que só vivendo esta experiência se pode relatar o que se vê. Muitos parabéns por todo este projeto, por esta vivência. Só tenho a dizer: venham conferir, que vale a pena!", convidou o jogador canarinho.
Também diversos membros dos órgãos sociais do Clube puderam, nesta ocasião, vivenciar as emoções que o Benfica Imersivo proporciona. Foi o caso do vice-presidente Rui do Passo.
"Eu acho espetacular, porque isto já estava a ser esboçado com outros grandes clubes europeus. E acho que para o Benfica é espetacular, porque vai a uma outra dimensão da experiência dos nossos adeptos, dos nossos sócios, dos nossos visitantes, com o volume de visitantes que nós já temos no estádio. Poder proporcionar mais esta experiência, acho espetacular. E é uma forma de mobilizar adeptos, sócios. Nós mostrarmos também aquilo que somos à indústria do futebol, há adeptos de outros clubes que já nos visitam muito, acho que vai ser muito positivo, e espero e acredito que vai ser um sucesso", considerou o dirigente encarnado.
Quem fez a visita ao Estádio da Luz durante o mês de agosto já pôde beneficiar da experiência. "Toda a gente adora, é fantástico. Já tive pessoas a dizer que já foram a outros estádios e que não é nada equiparado ao que é feito aqui", conta Andreia Barbosa, um dos elementos do staff do Benfica Imersivo. Quem ainda não "imergiu", tem agora mais um motivo para visitar a Catedral.
Texto: Redação
Fotos: Francisco Paraíso / SL Benfica
Última atualização: 2 de setembro de 2025