Futebol Formação

13 setembro 2025, 15h30

FC Felgueiras-Benfica B

Gonçalo Moreira

RESUMO DO JOGO

Na manhã deste sábado, 13 de setembro, num desafio da 5.ª jornada da Liga 2 no Estádio Municipal Dr. Machado de Matos, o Benfica B perdeu, por 2-1, frente ao FC Felgueiras.

A primeira ameaça da contenda foi para o lado encarnado e surgiu logo aos 2', quando José Melro cabeceou por cima, em resposta a cruzamento de Gonçalo Moreira.

A equipa da casa ripostou com duas tentativas próximas do alvo: de longe, Vasco Moreira rematou rasteiro ligeiramente ao lado (16'), e António Eirô, à entrada da área, atirou um pouco por cima (21').

Já aos 30', Rodrigo Rêgo trabalhou bem sobre um defesa na área, à direita, cortou para dentro e disparou para parada atenta de Cristiano Figueiredo.

FC Felgueiras-Benfica B

Na resposta, os anfitriões inauguraram o marcador. À passagem do 33.º minuto, Lucas Duarte subiu pelo miolo e lançou Pedro Rosas com um passe a rasgar, o qual, à esquerda da área, rematou cruzado para o 1-0.

A dois minutos do intervalo (43'), fruto de uma pressão alta, José Melro intercetou um passe de Cristiano Figueiredo na área, fintou o guarda-redes e finalizou para a baliza deserta (1-1), reestabelecendo a igualdade no placar.

Até ao descanso, Diogo Ferreira ainda segurou um tiro de Henrique Martins, à entrada da área (45'+4').

Após uma 1.ª parte equilibrada, com um ténue ascendente do FC Felgueiras, a etapa complementar foi dominada pelas águias, que criaram múltiplas ocasiões para consumarem a reviravolta no resultado.

FC Felgueiras-Benfica B

Ainda assim, a primeira ocasião desta metade pertenceu aos visitados, aos 47', quando Lucas Duarte quase alcançou um cruzamento rasteiro de Pedro Rosas.

A partir de então, Cristiano Figueiredo ganhou protagonismo na partida. Cinco minutos depois (52'), a passe de João Veloso, Rodrigo Rêgo disparou à entrada da área para encaixe do guarda-redes.

Servido por Ivan Lima na sequência de um trabalho individual do extremo, Tiago Freitas, em boa posição na área, rematou em jeito para uma enorme estirada de Cristiano Figueiredo, aos 56'.

Volvidos outros cinco minutos (61'), Gonçalo Moreira transportou o esférico até à entrada da área e entregou-a a Tiago Freitas, que voltou a visar a baliza para mais uma intervenção apertada do guarda-redes da equipa da casa, face a uma bola rasteira.

No 76.º minuto, as redes abanaram mesmo, quando João Veloso cruzou com categoria para cabeceamento certeiro de Tiago Freitas, mas o golo foi prontamente invalidado por fora de jogo do marcador.

FC Felgueiras-Benfica B

Contra a corrente do jogo, num contra-ataque aos 80', Mathys Jean-Marie arrancou pela direita e cruzou rasteiro. João Veloso ainda desviou, mas a bola sobrou para Mario Viondi no coração da área, o qual atirou a contar (2-1).

Na derradeira chance do duelo (89'), lançado na área por Francisco Neto após uma bela incursão pelo meio, Francisco Silva ultrapassou António Eirô e tentou driblar Cristiano Figueiredo, mas o guarda-redes – que recebeu o prémio de Homem do Jogo – conseguiu alcançar a bola e efetuou um corte preponderante, que segurou os três pontos para a sua equipa.

Na próxima ronda da Liga 2 (6.ª), o Benfica B recebe o Torreense no Campo n.º 1 do Benfica Campus, às 11h00 de 27 de setembro (sábado).

FC Felgueiras-Benfica B

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Primeiro de tudo, uma palavra para os nossos adeptos. Mais uma vez, marcaram presença em grande número e deram-nos todo o seu apoio sempre, ao longo dos 90 minutos. Dar uma palavra também ao [José] Melro pelo momento difícil que está a passar, em função do momento de pesar que está a viver, com um familiar. Tenho de dizer isto publicamente, ele quis e demonstrou disponibilidade para estar aqui hoje, deu todo o seu contributo e curiosamente é ele que faz o golo. Relativamente ao jogo, acho que coletivamente fizemos um bom jogo, a 2.ª parte melhor que a 1.ª. Mas, depois, o jogo acaba por ser definido pela menor eficácia que tivemos no último terço, com mais volume ofensivo na 2.ª parte, e também pelos erros individuais que fomos cometendo, principalmente nos nossos dois golos [sofridos]. Mas, com isto, eu não estou a passar a responsabilidade aos jogadores, a responsabilidade é minha porque sou eu que os treino. É natural que estes erros vão acontecendo, por aquilo que é alguma imaturidade que esta equipa ainda tem. Faz parte do processo, mas também temos de perceber que, à medida que os treinos e os jogos vão acontecendo, temos de cometer menos erros. Portanto, deixar essa nota para o jogo que coletivamente fizemos. Na minha opinião, foi muito interessante, principalmente na 2.ª parte, a criar mais situações de perigo. O guarda-redes, no primeiro momento, acabou por ter influência no golo que marcámos, depois acabou por nos negar algumas oportunidades de golo. Temos de refletir agora relativamente à análise que fizemos deste jogo e preparar o próximo. Também viemos daquele período, que é sempre sensível, em que temos muitos jogadores nas seleções. Ontem [sexta-feira] acabou por ser o único dia em que reunimos os jogadores todos. Foi nesse sentido que também fizemos algumas alterações na equipa, mas, acima de tudo, passar uma mensagem que todos contam, e eles deram uma resposta positiva."

FC Felgueiras-Benfica B

José Melro (avançado do Benfica B): "Principalmente, o que faltou foi, à frente da baliza, não perdoarmos. Agora, na 2.ª parte, tivemos boas oportunidades, criámos bem, só que não as conseguimos concretizar. Mas foi um bom jogo, foi um jogo difícil. Na 1.ª parte, foi um jogo taco-a-taco, com um maior ascendente para o Felgueiras, mas, na 2.ª parte, conseguimos reagir bem, criámos muitas situações, não conseguimos fazer golo e acabámos por levar o 2-1. Estamos a trabalhar no nosso processo, todos os dias temos dado o nosso melhor. [Benfica B] É uma equipa jovem, mas é uma equipa que quer mais. Vamos continuar a trabalhar, vamos continuar a fazer a nossa parte e os resultados acabarão por chegar."

FC Felgueiras-Benfica B

Liga 2 | 5.ª jornada | 13/09/2025
FC Felgueiras-Benfica B
2-1
Estádio Municipal Dr. Machado Matos
Onze do Benfica B
Diogo Ferreira, Kevin Pinto (Daniel Banjaqui, 86'), João Fonseca, Rui Silva, Leandro Martins, João Veloso (Miguel Figueiredo, 86'), Tomás Cruz (Tiago Freitas, 36'), Gonçalo Moreira, Ivan Lima, Rodrigo Rêgo (Francisco Neto, 71') e José Melro (Francisco Silva, 71')
Suplentes
Ricardo Ribeiro, Francisco Neto (71'), Daniel Banjaqui (86'), Michée Ndembi, Miguel Figueiredo (86'), Olívio Tomé, Tiago Freitas (36'), Tiago Parente e Francisco Silva (71')
Treinador do Benfica B
Nélson Veríssimo
Onze do FC Felgueiras
Cristiano Figueiredo, João Pinto, Pedro Rosas, Henrique Martins, Léo Teixeira (Faissal Zangré, 83'), Michel Costa (Mathys Jean-Marie, 59'), Gabi Pereira, Lucas Duarte (Mario Viondi, 71'), Afonso Silva, António Eirô e Vasco Moreira
Suplentes
Felipe Scheibig, Mario Viondi (71'), João Rafael, Faissal Zangré (83'), Mathys Jean-Marie (59'), Berna Conceição, Jean Felipe, Dário e Mário Júnior
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica B: José Melro (43'); FC Felgueiras: Pedro Rosas (33') e Mathys Jean-Marie (80')
Boletim clínico do Benfica B
Alexander Sandahl (traumatismo no punho direito); Eduardo Fernandes (síndrome pubálgico); Arnas Voitinovicius (lesão meniscal no joelho esquerdo)

Texto: Redação
Fotos: Liga Portugal
Última atualização: 13 de setembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas