Atletismo

14 setembro 2025, 18h19

Salomé Afonso

Salomé Afonso

Domingo, 14 de setembro, marcado pelos apuramentos de Salomé Afonso, Isaac Nader e José Carlos Pinto, atletas do Benfica, para a final feminina e para as semifinais masculinas, respetivamente, dos 1500 metros dos Campeonatos Mundiais que decorrem em Tóquio.

Nas meias-finais dos 1500 metros femininos, Salomé Afonso foi afetada por percalços na corrida: quando a atleta alemã Nele Wessel foi empurrada e quase caiu, a portuguesa teve de abrandar e mudar de pista, não conseguindo voltar ao ritmo inicial. A benfiquista terminou na 10.ª posição, com o tempo de 4:15.08 minutos.

"Pensava que a má sorte já estava ultrapassada, mas voltou a acontecer. Foi como em Bruxelas, aqui não caí, mas quase parei para ela [Wessel] não me fazer cair. Ainda tentei voltar à frente da corrida, desgastei-me mais do que queria e, na última volta, paguei caro", disse, em declarações à comunicação social.

A comitiva portuguesa apresentou protesto, ainda antes de saber que Nele Wessel se havia qualificado para a final, sendo desclassificada a italiana Marta Zenoni.

Numa decisão do juiz, o protesto não foi deferido, e Portugal recorreu para o júri de apelo, que, após prolongada apreciação, deu provimento à pretensão dos portugueses e qualificou Salomé Afonso para a final dos 1500 metros, que decorre no dia 16 (terça-feira), às 14h05.

Isaac Nader

A correr na Série 2, Isaac Nader concluiu a distância em 3:40.91 minutos, o mesmo tempo que o italiano Pietro Arese, que com o benfiquista partilhou o 1.º lugar. Na Série 4, José Carlos Pinto, estreante em Mundiais, apurou-se para as meias-finais com o tempo de 3:37.92 minutos, que lhe valeu o 2.º posto.

Os dois atletas do Benfica lutam pelo lugar na final a partir das 13h30 desta segunda-feira, 15 de setembro.

"Por vezes parece que quanto mais compito em grandes competições, menos experiência tenho. Como disse há dias, sou agora melhor atleta do que há 2 anos, tenho uma marca pessoal melhor em 2 segundos, e isso permite-me ter um conforto diferente na primeira ronda, apesar de, mais uma vez, ter de ser até ao último metro. O primeiro objetivo foi conseguido", afirmou Isaac Nader, em declarações à comunicação social.

"Estava preocupado em estar bem colocado para a última volta. Penso que foi uma das minhas melhores corridas neste ano. Não precisei de me desgastar, ao ponto de precisar de dar tudo nos últimos 200 metros. Estou na minha melhor forma de sempre e tenho o objetivo de ir à final", reagiu José Carlos Pinto.

Texto: Redação
Fotos: FPA
Última atualização: 14 de setembro de 2025

Relacionadas