Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
No jogo em atraso da 1.ª jornada da Liga Betclic, o Benfica empatou com o Rio Ave (1-1), no Estádio da Luz.
24 setembro 2025, 01h08
Sudakov anotou o golo das águias
No seu 1.º jogo como técnico encarnado na atual Catedral – na 1.ª passagem, há 25 anos, a nova Luz ainda não tinha sido edificada –, José Mourinho repetiu o onze que venceu o AFS, por 0-3, na 6.ª ronda da prova. Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Sudakov, Aursnes, Ivanovic e Pavlidis foram os eleitos para o duelo com os vila-condenses.
Antes do apito inicial, o capitão Otamendi, acompanhado pelos restantes jogadores, depositou uma coroa de flores junto à bancada, em memória de Tino, Rita e Gullit, adeptos do Benfica que faleceram em 1994 na viagem de regresso do duelo frente ao Hajduk Split, da Liga dos Campeões. Uma bonita homenagem, um tremendo aplauso.
Mal principiou o desafio, o apoio dos Benfiquistas foi notório. Em campo, os encarnados assumiram o controlo das operações, evidenciando muita circulação de bola perante um rival bem organizado defensivamente e apostado em transições rápidas para o ataque.
Aos 19', António Silva recuperou a bola no miolo do terreno e deu início a um bom desenho coletivo que redundou num cruzamento de Ivanovic que não teve a melhor sequência.
Com algumas dificuldades em conseguir alvejar a baliza dos visitantes, foi o Rio Ave a testar Trubin, por Dario Spikic, aos 21'. O internacional ucraniano defendeu de forma tranquila.
O Benfica respondeu através de Richard Ríos. Pavlidis endossou para o médio colombiano, que, em zona frontal, tirou as medidas à baliza e disparou colocado de fora da área, sobre a trave. Estavam decorridos 26 minutos.
Dois minutos depois, a dupla Pavlidis/Ivanovic criou perigo. O avançado grego abriu para o camisola 9, que, na grande área do Rio Ave, trabalhou sobre dois oponentes e procurou o cruzamento. O esférico sobrou para Pavlidis, cujo remate encontrou a oposição de Vrousai. Já na pequena área, Petrasso completou o alívio e afastou a bola da imediação da sua baliza.
A tendência persistia: o Benfica instalado no meio-campo contrário a tentar furar a muralha defensiva dos vila-condenses, que defendiam de modo compacto, procurando contragolpes que as águias souberam resolver.
Já no período de compensação do primeiro tempo, aos 45'+1', Dedic caiu na grande área do Rio Ave, em disputa com Andreas Ntoi. O árbitro mandou jogar e o lance esteve em análise pelo VAR, que confirmou a decisão tomada no terreno de jogo por Sérgio Guelho.
A terminar o 1.º tempo, o Benfica esteve perto do golo. Sudakov marcou o canto, à esquerda, a defesa contrária sacudiu a bola, e esta sobrou para Aursnes. À entrada da área, o camisola 8 rematou com o pé direito e o esférico passou perto do poste.
Concluída a 1.ª parte, na qual o Benfica teve 68% de posse de bola e 7 remates, mantinha-se o nulo.
Seguiu-se o tributo às equipas feminina e masculina de basquetebol do Glorioso, campeãs nacionais em 2024/25.
Filme do jogo
Com vontade de somar os 3 pontos, as águias recomeçaram com ímpeto. Aos 48', em disputa de bola com Brabec, Barrenechea caiu na grande área. Mais uma vez, o juiz do encontro mandou jogar. Do outro lado, o Rio Ave tentava sair em contra-ataque.
Aos 55', mais uma tentativa dos homens treinados por José Mourinho. António Silva, pelo flanco direito, executou o cruzamento para a grande área, e Pavlidis, melhor que os oponentes, cabeceou para a baliza. Em dificuldade, Miszta defendeu a bola para a frente.
O Benfica rondava a área oposta e, aos 60', gritou-se golo na Luz. Otamendi ganhou a bola na grande área, cruzou o esférico, e Miszta ainda o desviou ligeiramente. António Silva cabeceou, Petrasso, no interior da baliza, tentou o corte sobre a linha da mesma (ou já para lá da linha...) e o esférico sobrou para Pavlidis, que fez balançar as redes, confirmando o golo. Porém, alertado pelo VAR, o árbitro dirigiu-se ao monitor e viu as imagens do lance, anulando o disparo certeiro das águias por considerar que Otamendi pisou o adversário na fase de ataque.
Com o marcador inalterado, José Mourinho empreendeu as duas primeiras alterações, aos 65': Dahl e Ivanovic cederam os lugares a Schjelderup e Lukebakio, que se estreou de águia ao peito.
Mais acutilante, aos 69', o Benfica criou outra ocasião para marcar: Barrenechea, com um passe longo, isolou Lukebakio. O internacional belga, já na grande área, tentou bater Miszta com um chapéu, mas o guardião do Rio Ave opôs-se.
Perante 57 059 entusiastas adeptos, foram necessários mais 3 minutos para que houvesse nova oportunidade para as águias.
Pelo corredor direito, Lukebakio cruzou tenso, a bola bateu à frente de Miszta, que não se fez ao lance, e, por muito pouco, Richard Ríos não desviou ao segundo poste para o fundo da baliza (72').
Intensificando a pressão, sucederam-se lances na área dos vila-condenses. Aos 75', após canto, Schjelderup arrancou um cruzamento do lado esquerdo do ataque, a bola chegou a Pavlidis, que, na pequena área, cabeceou sobre a barra.
O Benfica insistia, mas várias tentativas de superar Miszta terminaram com remates bloqueados.
Aos 85' ocorreu outro lance na grande área dos visitantes: Aursnes cruzou, Petrasso intercetou a bola no interior da área, mas houve dúvidas quanto à legalidade do corte. O juiz nada sancionou.
Até que, aos 86', Lukebakio avançou em velocidade pela direita, superou Nikolaos Athanasiou e cruzou atrasado para o coração da área, onde Sudakov disparou de primeira com o pé direito. A bola só parou no fundo da baliza do Rio Ave! Estava feito o golo inaugural (1-0). Foi o 2.º tento do internacional ucraniano pelo Benfica – eleito o Man of the Match –, depois da estreia a faturar ante o AFS.
Com Barreiro em campo desde os 89' (rendeu Sudakov, muito aplaudido), o Benfica perseguia a almejada vitória. Todavia, aos 90'+1', lançado em profundidade, André Luiz avançou pela direita, entrou na área encarnada e aplicou um remate com o pé esquerdo, indefensável para Trubin, igualando o desafio (1-1).
Henrique Araújo entrou no lugar de Richard Ríos, aos 90'+2', e, até ao final, os encarnados procuraram alterar o desfecho, que persistiu. Injusta divisão de pontos na Luz.
Já na sexta-feira, 26 de setembro, às 20h15, o Benfica volta a entrar em ação na Liga Betclic, recebendo o Gil Vicente, na Catedral, num desafio válido para a 7.ª ronda da prova.
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 24 de setembro de 2025