Futebol

24 setembro 2025, 01h08

Sudakov

Sudakov anotou o golo das águias

RESUMO DO JOGO

Na partida em atraso da 1.ª jornada da Liga Betclic, que permitiu acertar o calendário, o Benfica empatou com o Rio Ave (1-1), nesta noite de terça-feira, 23 de setembro, no Estádio da Luz. Foi inglório em face do labor das águias, que criaram oportunidades para somar os 3 pontos.

No seu 1.º jogo como técnico encarnado na atual Catedral – na 1.ª passagem, há 25 anos, a nova Luz ainda não tinha sido edificada –, José Mourinho repetiu o onze que venceu o AFS, por 0-3, na 6.ª ronda da prova. Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Sudakov, Aursnes, Ivanovic e Pavlidis foram os eleitos para o duelo com os vila-condenses.

Antes do apito inicial, o capitão Otamendi, acompanhado pelos restantes jogadores, depositou uma coroa de flores junto à bancada, em memória de Tino, Rita e Gullit, adeptos do Benfica que faleceram em 1994 na viagem de regresso do duelo frente ao Hajduk Split, da Liga dos Campeões. Uma bonita homenagem, um tremendo aplauso.

Mal principiou o desafio, o apoio dos Benfiquistas foi notório. Em campo, os encarnados assumiram o controlo das operações, evidenciando muita circulação de bola perante um rival bem organizado defensivamente e apostado em transições rápidas para o ataque.

Benfica-Rio Ave-17

Aos 19', António Silva recuperou a bola no miolo do terreno e deu início a um bom desenho coletivo que redundou num cruzamento de Ivanovic que não teve a melhor sequência.

Com algumas dificuldades em conseguir alvejar a baliza dos visitantes, foi o Rio Ave a testar Trubin, por Dario Spikic, aos 21'. O internacional ucraniano defendeu de forma tranquila.

O Benfica respondeu através de Richard Ríos. Pavlidis endossou para o médio colombiano, que, em zona frontal, tirou as medidas à baliza e disparou colocado de fora da área, sobre a trave. Estavam decorridos 26 minutos.

Dois minutos depois, a dupla Pavlidis/Ivanovic criou perigo. O avançado grego abriu para o camisola 9, que, na grande área do Rio Ave, trabalhou sobre dois oponentes e procurou o cruzamento. O esférico sobrou para Pavlidis, cujo remate encontrou a oposição de Vrousai. Já na pequena área, Petrasso completou o alívio e afastou a bola da imediação da sua baliza.

A tendência persistia: o Benfica instalado no meio-campo contrário a tentar furar a muralha defensiva dos vila-condenses, que defendiam de modo compacto, procurando contragolpes que as águias souberam resolver.

Benfica-Rio Ave-12

Já no período de compensação do primeiro tempo, aos 45'+1', Dedic caiu na grande área do Rio Ave, em disputa com Andreas Ntoi. O árbitro mandou jogar e o lance esteve em análise pelo VAR, que confirmou a decisão tomada no terreno de jogo por Sérgio Guelho.

A terminar o 1.º tempo, o Benfica esteve perto do golo. Sudakov marcou o canto, à esquerda, a defesa contrária sacudiu a bola, e esta sobrou para Aursnes. À entrada da área, o camisola 8 rematou com o pé direito e o esférico passou perto do poste.

Concluída a 1.ª parte, na qual o Benfica teve 68% de posse de bola e 7 remates, mantinha-se o nulo.

Seguiu-se o tributo às equipas feminina e masculina de basquetebol do Glorioso, campeãs nacionais em 2024/25.

Benfica-Rio Ave-9

Filme do jogo

Ver match center ›

Com vontade de somar os 3 pontos, as águias recomeçaram com ímpeto. Aos 48', em disputa de bola com Brabec, Barrenechea caiu na grande área. Mais uma vez, o juiz do encontro mandou jogar. Do outro lado, o Rio Ave tentava sair em contra-ataque.

Aos 55', mais uma tentativa dos homens treinados por José Mourinho. António Silva, pelo flanco direito, executou o cruzamento para a grande área, e Pavlidis, melhor que os oponentes, cabeceou para a baliza. Em dificuldade, Miszta defendeu a bola para a frente.

Otamendi

O Benfica rondava a área oposta e, aos 60', gritou-se golo na Luz. Otamendi ganhou a bola na grande área, cruzou o esférico, e Miszta ainda o desviou ligeiramente. António Silva cabeceou, Petrasso, no interior da baliza, tentou o corte sobre a linha da mesma (ou já para lá da linha...) e o esférico sobrou para Pavlidis, que fez balançar as redes, confirmando o golo. Porém, alertado pelo VAR, o árbitro dirigiu-se ao monitor e viu as imagens do lance, anulando o disparo certeiro das águias por considerar que Otamendi pisou o adversário na fase de ataque.

Com o marcador inalterado, José Mourinho empreendeu as duas primeiras alterações, aos 65': Dahl e Ivanovic cederam os lugares a Schjelderup e Lukebakio, que se estreou de águia ao peito.

Benfica-Rio Ave-43

Mais acutilante, aos 69', o Benfica criou outra ocasião para marcar: Barrenechea, com um passe longo, isolou Lukebakio. O internacional belga, já na grande área, tentou bater Miszta com um chapéu, mas o guardião do Rio Ave opôs-se.

Perante 57 059 entusiastas adeptos, foram necessários mais 3 minutos para que houvesse nova oportunidade para as águias.

Pelo corredor direito, Lukebakio cruzou tenso, a bola bateu à frente de Miszta, que não se fez ao lance, e, por muito pouco, Richard Ríos não desviou ao segundo poste para o fundo da baliza (72').

Benfica-Rio Ave-46

Intensificando a pressão, sucederam-se lances na área dos vila-condenses. Aos 75', após canto, Schjelderup arrancou um cruzamento do lado esquerdo do ataque, a bola chegou a Pavlidis, que, na pequena área, cabeceou sobre a barra.

O Benfica insistia, mas várias tentativas de superar Miszta terminaram com remates bloqueados.

Aos 85' ocorreu outro lance na grande área dos visitantes: Aursnes cruzou, Petrasso intercetou a bola no interior da área, mas houve dúvidas quanto à legalidade do corte. O juiz nada sancionou.

Sudakov

Até que, aos 86', Lukebakio avançou em velocidade pela direita, superou Nikolaos Athanasiou e cruzou atrasado para o coração da área, onde Sudakov disparou de primeira com o pé direito. A bola só parou no fundo da baliza do Rio Ave! Estava feito o golo inaugural (1-0). Foi o 2.º tento do internacional ucraniano pelo Benfica – eleito o Man of the Match –, depois da estreia a faturar ante o AFS.

Com Barreiro em campo desde os 89' (rendeu Sudakov, muito aplaudido), o Benfica perseguia a almejada vitória. Todavia, aos 90'+1', lançado em profundidade, André Luiz avançou pela direita, entrou na área encarnada e aplicou um remate com o pé esquerdo, indefensável para Trubin, igualando o desafio (1-1).

Henrique Araújo entrou no lugar de Richard Ríos, aos 90'+2', e, até ao final, os encarnados procuraram alterar o desfecho, que persistiu. Injusta divisão de pontos na Luz.

Já na sexta-feira, 26 de setembro, às 20h15, o Benfica volta a entrar em ação na Liga Betclic, recebendo o Gil Vicente, na Catedral, num desafio válido para a 7.ª ronda da prova.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 24 de setembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas