Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica deu a volta ao resultado e venceu o Gil Vicente, por 2-1, na 7.ª jornada da Liga Betclic.
27 setembro 2025, 02h03
Festejos do Benfica
Lukebakio – que se estreou a titular – e Schjelderup alinharam no onze inicial eleito por José Mourinho, comparativamente ao da última partida (1-1, ante o Rio Ave, em jogo em atraso da 1.ª jornada da Liga Betclic), rendendo Ivanovic e Barrenechea, suspenso por acumulação de amarelos.
Assim, a equipa titular escalada pelo técnico benfiquista foi a seguinte: Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Dahl, Aursnes, Richard Ríos, Sudakov, Lukebakio, Schjelderup e Pavlidis. Destaque ainda para a presença de Gonçalo Moreira no banco de suplentes, naquela que foi a primeira convocatória do médio made in Benfica.
Foram os visitantes que entraram melhor no duelo, com uma grande chance nos primeiros segundos de jogo (1'). À entrada da área, Pablo picou para Murilo, que, no coração da área, rematou forte e à queima-roupa para uma parada gigante de Trubin, tendo Dedic cortado a recarga.
Aos 9', o Gil Vicente dispôs de um livre no semicírculo da área, por falta de António Silva sobre Santi García. No entanto, no início da jogada, o defesa sofreu uma entrada muito dura de Pablo, não assinalada. Na execução da bola parada, aos 11', Luís Esteves atirou potente e colocado para o 0-1.
Pouco depois, aos 15', Murilo cobrou um canto diretamente à baliza, mas Trubin, atento, sacudiu para fora.
A reação benfiquista arrancou no minuto 18. Servido por Dahl, Pavlidis entrou na área oponente e deixou em Schjelderup, que efetuou o cruzamento pelo corredor esquerdo. Zé Carlos intercetou a bola, mas esta sobrou para o internacional grego, que bateu Andrew com um disparo de pé esquerdo por entre as pernas do guarda-redes (1-1).
Os gilistas voltaram à carga com dois lances no minuto 23: Agustin trabalhou sobre a esquerda, conseguiu entrar na área encarnada e rematou para defesa segura de Trubin; e Pablo, à entrada da área, atirou em arco, perto do alvo.
No minuto seguinte (24'), Otamendi lançou Lukebakio nas costas da defesa minhota com um excelente passe longo. O internacional belga recebeu a bola com qualidade e, na área, foi derrubado por Buatu e Konan, sendo assinalada grande penalidade. Da marca dos 11 metros, Pavlidis disparou de pé direito para o centro da baliza, junto à trave, com força, e consumou a cambalhota no resultado (2-1). Bis do camisola 14, que seria eleito Man of the Match.
Até ao descanso, os encarnados continuaram a criar perigo, principalmente por intermédio de Lukebakio. À passagem dos 31', o extremo ganhou a bola na direita e, já à entrada da área, atirou em arco ao lado da baliza.
Três minutos depois (34'), Aursnes colocou a bola em Lukebakio, que avançou em velocidade pelo corredor direito, entrou na grande área e tornou a rematar em arco com o pé esquerdo, desta feita mais perto do poste esquerdo, mas igualmente para fora.
Já aos 42', Lukebakio virou o jogo para Schjelderup, à esquerda, o qual cortou para dentro e devolveu ao internacional belga, que, à entrada da área, disparou rasteiro para as mãos de Andrew.
A fechar o 1.º tempo (45'+4'), Richard Ríos recuperou a bola no miolo e lançou Lukebakio, que, na área, à direita, atirou cruzado, de pé direito, a rasar o poste esquerdo da baliza.
Filme do jogo
Durante o intervalo, perante os 57 358 espectadores na Catedral, as equipas Sub-17 e Sub-15 de futebol do Benfica, campeãs nacionais dos respetivos escalões na época 2024/25, foram homenageadas no relvado.
As Benfica Escolas de Futebol, que completaram 30 anos de existência neste dia, tiveram igualmente direito a um tributo durante o descanso. Ademais, ainda antes do apito inicial, alguns jovens das BEF receberam efusivamente os jogadores benfiquistas, no momento da chegada do Vermelhão ao Estádio da Luz.
Os galos voltaram a entrar bem na etapa posterior. Aos 46, após um contra-ataque, Santi García rematou de fora da área para defesa apertada de Trubin. Na recarga, Luís Esteves disparou para nova intervenção exigente do internacional ucraniano.
No canto consequente (47'), Murilo colocou o esférico ao primeiro poste, onde Santi García recebeu e, de forma acrobática, visou a baliza, tendo Trubin evitado o tento com uma defesa de recurso, a meias com a trave.
No 49.º minuto, o Gil Vicente conseguiu marcar. Na sequência de uma arrancada de Konan, pela esquerda, Joelson Fernandes cruzou para remate certeiro de Pablo na pequena área. Contudo, o lance foi corretamente anulado pelo videoárbitro. "Após revisão VAR, o jogador n.º 9 está em fora de jogo", anunciou o árbitro.
Cinco minutos volvidos (54'), no final de um contragolpe, Murilo, à direita, fletiu para dentro e, de longe, estremeceu a barra com um tiro veloz.
Na resposta das águias, aos 58', executada na sequência de um livre, Lukebakio rematou à entrada da área para encaixe de Andrew.
Dez minutos depois (68'), José Mourinho mexeu na equipa pela primeira vez, retirando Lukebakio e Schjelderup e lançando Ivanovic e Barreiro.
O internacional croata tentou a sua sorte aos 71', ajeitando o esférico com classe à entrada da área antes de atirar desenquadrado.
Trubin teve de voltar a aplicar-se no 75.º minuto. Nas sobras de um canto, em posição frontal de fora da área, Luís Esteves rematou colocado para mais uma boa estirada do guardião.
A 10 minutos do fim do tempo regulamentar (80'), João Rego e Tomás Araújo entraram em jogo, para os lugares Sudakov e Dahl.
Com muita entrega, coesão e inteligência, a formação vermelha e branca não concedeu mais oportunidades aos oponentes até ao apito final e assegurou a conquista dos 3 pontos.
Assim, até ao término, registou-se apenas a expulsão de Hevertton – por acumulação de amarelos, após faltas duras sobre João Rego (90'+4') e Barreiro (90'+9') – e a entrada de João Veloso (90'+9'), que substituiu Pavlidis.
O Benfica reentra em campo às 20h00 de terça-feira, 30 de setembro, numa deslocação a Stamford Bridge, em Londres, para medir forças com o Chelsea, num encontro na 2.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 27 de setembro de 2025