Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Após duas Assembleias Gerais do Clube realizadas neste sábado, 27 de setembro.
27 setembro 2025, 21h59
Presidente Rui Costa
"QUE O PERÍODO ELEITORAL NÃO SIRVA PARA DESUNIR"
"Como sabem, hoje [sábado, 27 de setembro] tivemos duas Assembleias Gerais aqui no nosso Estádio. Duas Assembleias Gerais que determinam muito daquilo que são os assuntos do Sport Lisboa e Benfica, e, apesar dos apelos feitos – quer de manhã, quer à tarde ou ao longo do dia –, de manhã passaram-se incidentes que não podem, não devem passar-se num clube tão democrático como o nosso. O facto de estarmos num período eleitoral não pode implicar aquilo que se passou de manhã. Resta-me lamentar tudo aquilo que originou e que mancha de forma clara o nome do Benfica por aquilo que aconteceu de manhã, e tivemos de suspender a Assembleia Geral de manhã. Felizmente para todos, a tarde já correu de outra forma, já correu como teria de correr, portanto, uma Assembleia Geral à Benfica, com o devido respeito por toda a gente, por todos os sócios, que é aquilo que se espera de um clube como o nosso. Portanto, resta-me lamentar profundamente aquilo que se passou de manhã, pedir desculpa aos Benfiquistas, porque não é esta a nossa imagem, não é isto que nós queremos. Pese embora estejamos num período eleitoral, certamente o mais concorrido da história do Clube, e que seja um mês de grande intensidade, que isto não sirva para desunir os Benfiquistas, bem antes pelo contrário. Neste caso, há seis ideias para o Clube, mas todos os candidatos terão de ter o respeito e a certeza de que todos querem o melhor para o Clube. Portanto, lamentar aquilo que se passou de manhã. Felizmente, repito, porque também me parece importante, foi um episódio, mas não deixa de ser um episódio marcante. Mas, felizmente, durante a tarde, as coisas já procederam da maneira como tinham de proceder, em termos de ser uma Assembleia à Benfica, mas, ao mesmo tempo, com o respeito por todos, e o dia acabou sem mais incidentes, o que é de saudar também depois daquilo que se tinha passado de manhã."
"CHUMBO AO RELATÓRIO E CONTAS ESPANTA COMPLETAMENTE"
"Não posso deixar de lamentar. O Benfica apresentou o Relatório e Contas dos melhores da história do Clube, e acabou por ser chumbado. Trinta milhões de euros, acabou por ser chumbado. Foi a decisão dos sócios que estiveram aqui presentes hoje, mas, evidentemente, enquanto Presidente, não posso deixar de lamentar. O mesmo relativamente à parte da tarde, que também acabou por ser chumbada, e, neste momento, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral irá anunciar os procedimentos relativos às eleições deste ano. Mas, neste caso, estou a falar como Presidente do Benfica, unicamente como Presidente do Benfica. Creio que é um chumbo, sobretudo ao Relatório e Contas, que espanta completamente, porque é um dos melhores Relatórios e Contas do Sport Lisboa e Benfica, e as coisas não deviam ser confundidas."
"NÃO PASSÁMOS A SER SEIS CLUBES DIFERENTES"
"Vou repetir, porque me parece muito importante: não estou a falar como candidato neste momento. Estou a falar enquanto Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Estiveram presentes os sócios que quiseram estar presentes nas duas Assembleias Gerais, portanto, foram esses sócios que chumbaram tanto a manhã, como a tarde. Mas volto a fazer o apelo, enquanto Presidente do Sport Lisboa e Benfica, que não pode ser por umas eleições do Sport Lisboa e Benfica, onde todos queremos o melhor para o Clube, ou devemos querer o melhor para o Clube, que nos possamos desunir nesta fase. Há uma concorrência às próximas eleições, sim, mas eu acho que posso dizer vincadamente que é uma concorrência de seis Benfiquistas. E, portanto, quem está de um lado e quem está do outro não deixa de ser... não passámos a ser seis clubes diferentes, mas sim um só, e o apelo que eu faço é a essa união, porque o Benfica é a maior instituição do país e não pode passar por aquilo que passou nesta manhã."
"QUE ESTE MÊS DECORRA COM A RESPEITABILIDADE QUE O BENFICA MERECE"
"A mim, aquilo que me preocupa, neste preciso momento, é que este mês decorra com a respeitabilidade que o Benfica merece, da parte de toda a gente, e que, no dia 25, os sócios se possam manifestar e escolham quem entenderem para estar à frente dos destinos do Benfica. Isso é aquilo que me preocupa neste momento, e que o Clube se mantenha unido, porque não podem ser umas eleições que possam desunir o nosso Sport Lisboa e Benfica."
Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 27 de setembro de 2025