Clube

27 setembro 2025, 21h59

Rui Costa

Presidente Rui Costa

DECLARAÇÕES

Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, deixou um apelo à união dos Benfiquistas em torno do Clube após a Assembleia Geral Ordinária de apreciação e votação do Relatório e Contas 2024/25 e a reunião magna extraordinária de discussão e votação do Regulamento Eleitoral, documentos que não foram aprovados pelos sócios presentes.

"QUE O PERÍODO ELEITORAL NÃO SIRVA PARA DESUNIR"

"Como sabem, hoje [sábado, 27 de setembro] tivemos duas Assembleias Gerais aqui no nosso Estádio. Duas Assembleias Gerais que determinam muito daquilo que são os assuntos do Sport Lisboa e Benfica, e, apesar dos apelos feitos – quer de manhã, quer à tarde ou ao longo do dia –, de manhã passaram-se incidentes que não podem, não devem passar-se num clube tão democrático como o nosso. O facto de estarmos num período eleitoral não pode implicar aquilo que se passou de manhã. Resta-me lamentar tudo aquilo que originou e que mancha de forma clara o nome do Benfica por aquilo que aconteceu de manhã, e tivemos de suspender a Assembleia Geral de manhã. Felizmente para todos, a tarde já correu de outra forma, já correu como teria de correr, portanto, uma Assembleia Geral à Benfica, com o devido respeito por toda a gente, por todos os sócios, que é aquilo que se espera de um clube como o nosso. Portanto, resta-me lamentar profundamente aquilo que se passou de manhã, pedir desculpa aos Benfiquistas, porque não é esta a nossa imagem, não é isto que nós queremos. Pese embora estejamos num período eleitoral, certamente o mais concorrido da história do Clube, e que seja um mês de grande intensidade, que isto não sirva para desunir os Benfiquistas, bem antes pelo contrário. Neste caso, há seis ideias para o Clube, mas todos os candidatos terão de ter o respeito e a certeza de que todos querem o melhor para o Clube. Portanto, lamentar aquilo que se passou de manhã. Felizmente, repito, porque também me parece importante, foi um episódio, mas não deixa de ser um episódio marcante. Mas, felizmente, durante a tarde, as coisas já procederam da maneira como tinham de proceder, em termos de ser uma Assembleia à Benfica, mas, ao mesmo tempo, com o respeito por todos, e o dia acabou sem mais incidentes, o que é de saudar também depois daquilo que se tinha passado de manhã."

"CHUMBO AO RELATÓRIO E CONTAS ESPANTA COMPLETAMENTE"

"Não posso deixar de lamentar. O Benfica apresentou o Relatório e Contas dos melhores da história do Clube, e acabou por ser chumbado. Trinta milhões de euros, acabou por ser chumbado. Foi a decisão dos sócios que estiveram aqui presentes hoje, mas, evidentemente, enquanto Presidente, não posso deixar de lamentar. O mesmo relativamente à parte da tarde, que também acabou por ser chumbada, e, neste momento, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral irá anunciar os procedimentos relativos às eleições deste ano. Mas, neste caso, estou a falar como Presidente do Benfica, unicamente como Presidente do Benfica. Creio que é um chumbo, sobretudo ao Relatório e Contas, que espanta completamente, porque é um dos melhores Relatórios e Contas do Sport Lisboa e Benfica, e as coisas não deviam ser confundidas."

"NÃO PASSÁMOS A SER SEIS CLUBES DIFERENTES"

"Vou repetir, porque me parece muito importante: não estou a falar como candidato neste momento. Estou a falar enquanto Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Estiveram presentes os sócios que quiseram estar presentes nas duas Assembleias Gerais, portanto, foram esses sócios que chumbaram tanto a manhã, como a tarde. Mas volto a fazer o apelo, enquanto Presidente do Sport Lisboa e Benfica, que não pode ser por umas eleições do Sport Lisboa e Benfica, onde todos queremos o melhor para o Clube, ou devemos querer o melhor para o Clube, que nos possamos desunir nesta fase. Há uma concorrência às próximas eleições, sim, mas eu acho que posso dizer vincadamente que é uma concorrência de seis Benfiquistas. E, portanto, quem está de um lado e quem está do outro não deixa de ser... não passámos a ser seis clubes diferentes, mas sim um só, e o apelo que eu faço é a essa união, porque o Benfica é a maior instituição do país e não pode passar por aquilo que passou nesta manhã."

"QUE ESTE MÊS DECORRA COM A RESPEITABILIDADE QUE O BENFICA MERECE"

"A mim, aquilo que me preocupa, neste preciso momento, é que este mês decorra com a respeitabilidade que o Benfica merece, da parte de toda a gente, e que, no dia 25, os sócios se possam manifestar e escolham quem entenderem para estar à frente dos destinos do Benfica. Isso é aquilo que me preocupa neste momento, e que o Clube se mantenha unido, porque não podem ser umas eleições que possam desunir o nosso Sport Lisboa e Benfica."

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 27 de setembro de 2025

Relacionadas