Futebol Formação

30 setembro 2025, 17h54

Chelsea-Benfica

Michée Ndembi

UEFA Youth League
2.ª jornada
fase de liga
RESULTADO FINAL
INT: 1-1
Chelsea 5
Benfica 2
Marcadores
Mheuka 23' gp
Mheuka 55' gp
Mheuka 64'
Kavuma-McQueen 78'
Barbour 84'
Jaden Umeh 30'
Daniel Banjaqui 69'

Infeliz a finalizar no 2.º tempo, a equipa Sub-19 do Benfica perdeu ante a congénere do Chelsea, por 5-2, nesta terça-feira, 30 de setembro, no Chelsea Football Club Training Ground, na 2.ª jornada da fase de liga da UEFA Youth League.

A formação da casa entrou mais forte e criou as primeiras ocasiões, com Diogo Ferreira a travar com segurança duas investidas dos ingleses (10' e 19'). Aos 22', o árbitro assinalou grande penalidade a favor do Chelsea – mas fica a ideia de que não houve infração –, convertida por Mheuka no minuto seguinte (1-0).

A reação das jovens águias foi imediata: Tiago Freitas já havia testado o guardião britânico com um remate de meia distância (13'), e, aos 30', Eduardo Fernandes rasgou pela direita, cruzou, o guarda-redes não segurou e Jaden Umeh, oportuno, fez o empate (1-1).

Chelsea-Benfica

Antes do descanso, destaque ainda para uma jogada de grande qualidade coletiva: Francisco Silva serviu de calcanhar Jaden Umeh, que cabeceou para fora (40').

Depois da boa entrada do Chelsea, o Benfica equilibrou as operações e saiu para o intervalo em igualdade (1-1).

Após uma defesa tranquila de Diogo Ferreira, face a disparo murcho de Mheuka à entrada da área no arranque da 2.ª metade (46'), os encarnados ficaram próximos do golo em dois momentos, ambos aos 52'.

Lançado por Gonçalo Moreira na profundidade, à direita, Francisco Silva serviu Eduardo Fernandes, que tocou para Daniel Banjaqui, e, na área, o defesa rematou para intervenção exigente de Bernal. Escassos segundos depois, José Neto intercetou uma bola, arrancou pela esquerda e adiantou para Gonçalo Moreira, que cruzou para a pequena área, onde o guarda-redes ainda desviou antes de José Neto cabecear ao poste.

Chelsea-Benfica

Numa fase em que estava por cima, o Benfica sofreu o 2-1, novamente de penálti, convertido por Mheuka, à passagem dos 55'.

Ainda assim, os jovens benfiquistas não desalentaram e tornaram a ameaçar. Perto do semicírculo, Daniel Banjaqui disparou à trave (57'); e, servido por um passe longo de Rui Silva, João Afonso, na área, ultrapassou um adversário e atirou para defesa a dois tempos de Bernal (64').

Na jogada seguinte, ainda aos 64', o Chelsea fez o 3-1, graças a um cabeceamento certeiro de Mheuka.

Sem deitarem a toalha ao chão, os comandados de Vítor Vinha reduziram a discrepância volvidos cinco minutos (69'). Após muita luta para ganhar a bola na área, Gustavo Ferreira abriu à direita para Daniel Banjaqui, que rematou potente ao primeiro poste para o 3-2.

Chelsea-Benfica

Todavia, mais eficaz no 2.º tempo, o coletivo londrino marcou num contra-ataque, aos 78', concluído com um disparo forte de Kavuma-McQueen (4-2).

Depois de uma tentativa desenquadrada de Mheuka (82'), o Chelsea fixou o resultado final em 5-2, por intermédio de um tiro de Barbour.

Na próxima ronda da fase de liga da Youth League (3.ª), o Benfica mede forças com o Newcastle, no Whitley Park, às 15h00 de 21 de outubro (terça-feira).

Chelsea-Benfica

DECLARAÇÕES

Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Um jogo muito ingrato para nós, e acho que o resultado é muito penalizador. Como tínhamos falado na antevisão, estiveram duas grandes equipas dentro de campo. Cometemos dois ou três erros que foram muito penalizadores para nós. É um fator de crescimento. Sempre que estivemos estáveis no jogo, sempre que fomos agressivos defensivamente, conseguimos ganhar a bola, trazer o jogo para o nosso lado e superiorizar-nos. A diferença esteve nas duas bolas aos ferros que tivemos. Também tivemos situações em que a bola andou muito próxima do golo e podíamos ter passado para a frente do resultado, mas cometemos um erro, sofremos um golo, o adversário ficou mais confortável, entendeu os momentos de transição e marcou mais golos. Ainda assim, muito orgulhoso daquilo que fizeram estes rapazes. Estamos de pé nesta competição de elite e, agora, é continuar a evoluir, crescer e preparar os novos desafios."

Tiago Freitas (médio do Benfica): "Sinto que o resultado não traduz o que foi o jogo. Na 1.ª parte, acho que o empate foi justo, porque também tivemos oportunidades para ir para o intervalo a ganhar. Depois, na 2.ª parte, cometemos erros que não podemos cometer e fomos penalizados nesse aspeto. Acho que a equipa tinha de ter estado mais compacta no fim do jogo, devido ao desgaste. Agora, vamos olhar para os erros e corrigi-los para entrarmos melhor no próximo jogo."

Chelsea-Benfica

UEFA Youth League | Fase de liga | 2.ª jornada | 30/09/2025
Chelsea-Benfica
5-2
Chelsea Football Club Training Ground
Onze do Benfica
Diogo Ferreira, Daniel Banjaqui, Rui Silva, Michée Ndembi, José Neto, Rafael Quintas (Gil Neves, 71'), Tiago Freitas, Gonçalo Moreira (Stevan Manuel, 71'), Eduardo Fernandes (João Afonso, 61'), Jaden Umeh (Nilson Semedo, 74') e Francisco Silva (Gustavo Ferreira, 61')
Suplentes
Luiz Xavier, Duarte Soares, Ricardo Neto, Nilson Semedo (74'), Anísio Cabral, João Afonso (61'), Gil Neves (71'), Gustavo Ferreira (61') e Stevan Manuel (71')
Treinador do Benfica
Vítor Vinha
Onze do Chelsea
Bernal, Antwi, Murray-Campbell, Subuloye, Emenalo, Harrison, McMahon, Nicoll-Jazuli (Kavuma-McQueen, 71'), Leo Cardoso (Eboue, 85'), Derry (Barbour, 79') e Mheuka
Suplentes
Sands, Richards, Waite, Diakite, Barbour (79'), Gordon, Eboue (85'), Kavuma-McQueen (71') e Ezenwata
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica: Jaden Umeh (30') e Daniel Banjaqui (69'); Chelsea: Mheuka (23' gp, 55' gp e 64'), Kavuma-McQueen (78') e Barbour (84')

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 30 de setembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas