Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Reportagem
Na Casa Benfica Abrantes, a tradição gastronómica e a paixão pelas modalidades andam de mãos dadas.
03 outubro 2025, 09h10
Casa Benfica Abrantes
Às quartas-feiras, a Casa n.º 38 do Sport Lisboa e Benfica ganha um sabor especial. O ritual já está enraizado: serve-se um prato típico da região – sopa de couve com feijão acompanhada de bacalhau assado –, e a sala enche-se de convívio e partilha. Nesse dia, chegam a servir-se cerca de 150 refeições, o momento mais forte da semana, sinal de que ali, à mesa, também se constrói comunidade.
E não há barreiras para esse convívio. Um adepto de outro clube, frequentador assíduo, resume-o de forma perfeita.
"Eu sou o verdadeiro exemplo de que a amizade não interfere com o clubismo, porque o Benfica não é o meu clube. Mas eu adoro esta Casa, tenho grandes amigos, simpatizo bastante em vir aqui, porque é uma Casa realmente acolhedora. Venho com frequência, acho que quase todos os dias, apesar de não ser o meu clube. Mas realmente é uma Casa que eu admiro. Tem atividade desportiva e cultural, e isso deixa-nos orgulhosos, acima de tudo, por sermos abrantinos e por a Casa estar em Abrantes", salientou em declarações ao programa Pelas Casas do Benfica, da BTV.
No entanto, Abrantes não é só boa mesa. É também desporto, em grande escala e com resultados de destaque. Atletismo, triatlo, futebol, trail, pentatlo, laser run… as modalidades multiplicam-se e tornam esta Casa Benfica um verdadeiro estandarte do desporto na região. A embaixada encarnada no Ribatejo tem acumulado prémios a nível nacional e, entre tantas conquistas, destaca-se até um campeão mundial de laser run, símbolo maior de um trabalho que é motivo de orgulho para todos.
Esse espírito de conquista e união não nasceu por acaso. Foi sendo construído, passo a passo, por pessoas que dedicaram tempo, energia e paixão à Casa Benfica Abrantes, deixando nela uma marca que permanece até hoje. Entre essas vozes, destaca-se a de Jorge Batista, presidente da Casa, que recorda as raízes de um percurso que começou no atletismo e que, entretanto, se expandiu a tantas outras modalidades.
"Nós começámos com o atletismo, com uma pessoa que foi essencial, que, infelizmente, já cá não está, que era o Carlos Alfaiate. Foi ele que começou com isto, a pouco e pouco. E neste momento, entre as modalidades todas, temos cerca de 200 atletas. Temos prémios, temos campeões nacionais, temos muitos, muitos campeões distritais, e percorremos o país de norte a sul", salientou o dirigente.
E, mesmo com tanto alcançado, o lema mantém-se simples: "Há sempre vaga para mais um."
Porque a Casa Benfica Abrantes é isso: lugar de encontro, orgulho de uma cidade, símbolo de amizade e de união. Uma Casa que vive da paixão pelo Benfica, mas que se abre muito para lá das cores. Como diz Jorge Batista: "Esta é uma Casa para sócios, mas não é exclusivamente para sócios. É uma Casa aberta para toda a gente que gosta de comer bem, gosta de conviver. A Casa está aberta para toda a comunidade. Inclusive, temos muita gente, aqui de Abrantes, muitas pessoas que não são do Benfica e que são sócios da Casa do Benfica."
Depois de um almoço repleto de sabores tradicionais, o atletismo mostrou-se como grande bandeira da Casa. Modalidade de família, reúne pais e filhos e continua a dar cartas a nível regional e nacional.
Manuel Gonçalves, treinador de atletismo, sublinha um dado surpreendente: "Há uma coisa que a maior parte das pessoas neste país não sabe, mas o distrito de Santarém tem neste momento 53% dos recordes masculinos em Portugal. É uma coisa impressionante. Alguns não estão cá, estão no Benfica, no Sporting. Daqui têm sido grandes campeões. Não só dos meus atletas, mas também de outros treinadores."
E porque a história desta Casa é inesgotável, o Pelas Casas do Benfica continua, na próxima semana, a revelar o que torna este espaço único.
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 3 de outubro de 2025