Voleibol Feminino

23 outubro 2025, 23h40

Benfica-Las Palmas

Festejos do Benfica

RESUMO DO JOGO

CEV Champions League
1.ª mão
2.ª ronda de qualificação
RESULTADO FINAL
Benfica 3
CD Heidelberg Las Palmas 1
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
21-25 25-15 25-15 25-22

No jogo da 1.ª mão da 2.ª ronda de qualificação para a CEV Champions League, a equipa feminina de voleibol do Benfica recebeu e venceu o CD Heidelberg Las Palmas, por 3-1, no Pavilhão Fidelidade.

A marca dos 50 anos tem sido simbólica para a equipa feminina de voleibol do Benfica. Cinco décadas volvidas, as encarnadas sagraram-se campeãs nacionais e o mesmo aconteceu com a conquista da Taça de Portugal. Esta quinta-feira, 23 de outubro, marcou o regresso das águias ao palco europeu – à CEV Champions League –, 50 anos depois da última participação na Taça dos Campeões Europeus. Tem sido sinal de felicidade, sinónimo de história e, quiçá, também poderá sê-lo nesta prova, depois de um arranque auspicioso.

Para a partida frente às campeãs espanholas, o treinador Henrique Furtado lançou uma formação inicial composta por Mariana Garcez, Cansu Çetin, Veronika Djokic, Isidora Ubavic, Claudia Dillon, Kyra Holt e Tatiana Rizzo (L).

Benfica-Las Palmas

O jogo teve um início equilibrado e, depois de assumir a dianteira do marcador, o Benfica colocou-se a vencer por 8-5. Aqui, o CD Heidelberg Las Palmas encostou e deixou o score a um ponto (8-7), mas as benfiquistas continuaram a segurar as pontas.

Com um remate que não permitiu uma boa receção do outro lado da rede, Isidora Ubavic ampliou para 10-8, uma jogada que se repetiu quando as encarnadas rubricaram o 11-9. No lado da equipa da casa, a receção era um fator menos positivo, com várias bolas a caírem diretamente no chão para o ponto.

O empate (12-12) tornou-se então uma realidade e na jogada seguinte o CD Heidelberg Las Palmas colocou-se na frente. Com o resultado em 12-14, Henrique Furtado pediu desconto de tempo. A perderem por 16-22, as encarnadas mostraram a sua raça, com ataques letais e blocos eficazes, e encostaram a 20-22. Ainda assim, não evitaram o desaire, por 21-25.

Benfica-Las Palmas

No 2.º set as encarnadas fizeram um parcial de 6-1, uma margem importante para igualar as contas do encontro. Sem tirar o pé do acelerador, o Benfica, mais concentrado e melhor na receção, continuou a carregar e, mesmo com a recuperação do CD Heidelberg Las Palmas (10-6), não saiu da frente do marcador. Nesta fase, as águias trocaram os remates fortes e diagonais por remates curtos, junto à rede. Mantendo a eficácia do bloco, chegaram a uma vantagem de 8 pontos (22-14) e, de mão quente, Veronika Djokic fez o 23-15 e o 24-15. O ponto da vitória (25-15), que empatou o jogo a 1-1, coube a Kyra Holt.

O Benfica voltou a protagonizar um começo de set impositivo no regresso à quadra. Com Mayara Barcelos a servir e a variarem o ataque, as águias construíram um parcial de 8-1. Em termos de moral, o CD Heidelberg Las Palmas apresentava-se mais fragmentado e a ceder à pressão, o que também beneficiava a equipa encarnada.

Ponto a ponto, sem dar hipóteses às espanholas, o Benfica ficou cada vez mais perto de fechar o 2-1. Novamente com 10 pontos de vantagem, as campeãs nacionais venceram por 25-15.

Benfica-Las Palmas

O 4.º set teve pesos diferentes para as equipas. Para o Benfica poderia significar a vitória no jogo; para o CD Heidelberg Las Palmas era uma oportunidade de forçar a negra. Assim, assistiu-se novamente a equilíbrio na quadra (3-2; 4-4) e à ascensão das visitantes (5-8; 7-11). As benfiquistas arregaçaram as mangas e foram à procura de resolver a partida. Paulatinamente, com pontos marcados e outros que escaparam, talvez por nervosismo, as águias encurtaram distâncias (13-14; 14-15). Grande recuperação!

O 16-16 levantou os Benfiquistas das bancadas para gritos de incentivo! Como em tantas outras ocasiões, na hora de decidir, as encarnadas mostraram-se à altura e rapidamente passaram para a frente e abriram vantagem (20-16). Mas quando tudo parecia estar decidido, o resultado ficou à distância de um ponto (23-22) e a poder cair para qualquer um dos lados... Desta feita, foi para o vermelho e branco! Grande remate de Kyra Holt (24-22), serviço indefensável de Isidora Ubavic, e triunfo das águias, por 25-22 (3-1 no jogo).

Veronika Djokic

Foi preciso vestir o fato-macaco para recuperar, mas, no fim, as benfiquistas trajaram-se de gala e celebraram um regresso vitorioso às competições europeias! Veronika Djokic foi eleita a MVP do encontro.

Em vantagem na 2.ª ronda de qualificação para a CEV Champions League, o Benfica visita o CD Heidelberg Las Palmas na quarta-feira, 29 de outubro, no jogo da 2.ª mão, agendado para as 19h00.

Antes, há clássico para o Campeonato Nacional, contra o FC Porto, a contar para a 3.ª jornada da 1.ª fase. A partida tem lugar no Pavilhão n.º 2 da Luz, às 18h00 de domingo, 26 de outubro.

Benfica-Las Palmas

DECLARAÇÕES

Henrique Furtado (treinador do Benfica): "Não deixámos de lutar, de maneira alguma. O nosso jogo mudou, sim, oscilou, mas a nossa luta e a nossa vontade de vencer, não. Isso foi muito importante. Durante a partida, conseguimos colocar o nosso ataque em evolução, em crescente. O nosso sistema defensivo funcionou bem, embora elas tenham jogadoras de muita qualidade, muito experientes e com capacidade ofensiva. Acredito que foi uma partida muito bonita. [Prestação de Mayara Barcelos] A nossa equipa é muito forte. O Benfica entregou-me um grupo com muitas condições, com jogadoras importantes em todas as posições. Tenho a felicidade de ter uma equipa que me dá opções para determinados momentos do jogo. Acho que é mérito do grupo. Cada coisa conquistada, cada coisa bem-feita, é um mérito do grupo. Elas dedicam-se muito para entregar um altíssimo nível. Relativamente à próxima partida, está tudo em aberto. Foi um passo importante. Acredito que os adeptos tenham ficado orgulhosos da luta, da entrega e com o que viram hoje."

Veronika Djokic (central do Benfica e MVP): "Não começámos como queríamos. Acho que foram coisas simples que não fizemos como é hábito. Mudámos isso no 2.º set e penso que transpareceu. Fico contente que tenhamos regressado como equipa. Temos de continuar com o nosso jogo, foi isso que nos trouxe aqui. Temos de lutar, elas também lutam por cada ponto, e não podemos perder o foco. É um bom passo para a próxima semana. [MVP] Fico contente, mas não o seria sem a minha equipa. [Benfiquistas presentes] Foi muito bom tê-los aqui, um bom apoio para nós. Esperamos por vocês nos próximos jogos."

Benfica-Las Palmas

CEV Champions League | 2.ª ronda de qualificação | 1.ª mão | 23/10/2025
Benfica-CD Heidelberg Las Palmas
3-1
Pavilhão Fidelidade
Formação inicial do Benfica
Mariana Garcez, Cansu Çetin, Veronika Djokic, Isidora Ubavic, Claudia Dillon, Kyra Holt e Tatiana Rizzo (L)
Suplentes
Mayara Barcelos, Alice Clemente, Emilia Balagué, Joana Garcez e Marta Aleixo (L)
Treinador do Benfica
Henrique Furtado
Formação inicial do CD Heidelberg Las Palmas
Martina Bednarek, Lola Hernández, Sofía Tummino, Patricia Aranda, Cara McKenzie, Beatriz Novoa e Claudia Figueroa (L)
Suplentes
Mireia Guilabert, Anlene Van Der Meer, Agostina Menegozzo, Blanca Martínez e Sulian Matienzo
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
21-25 25-15 25-15 25-22

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 23 de outubro de 2025

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas