Futebol

30 outubro 2025, 02h28

Benfica-Tondela-44

Abraço do coletivo benfiquista

RESUMO DO JOGO

Golos de Otamendi, Lukebakio e Pavlidis deram corpo à exibição segura do Benfica frente ao Tondela nos quartos de final da Taça da Liga. A partida, disputada nesta quarta-feira, 29 de outubro, no Estádio da Luz, foi vencida pela equipa da casa, por 3-0, valendo o apuramento para as meias-finais (final four) da prova.

Para a estreia na presente edição da Taça da Liga, José Mourinho apostou numa equipa inicial composta por Samuel Soares, Aursnes, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Barreiro, Sudakov, Lukebakio, Schjelderup e Ivanovic.

Assim, foram 5 as novidades no onze titular, tendo Samuel Soares, António Silva, Barreiro, Schjelderup e Ivanovic substituído Trubin, Tomás Araújo, Richard Ríos, Prestianni e Pavlidis.

Conscientes de que "esta Taça da Liga não é para brincar, é para jogar", tal como enalteceu o treinador benfiquista na antevisão do encontro, as águias dominaram a totalidade da contenda.

Benfica-Tondela-27

Após um arranque de jogo amarrado, aos 19', numa transição, Ivanovic lançou Lukebakio, que entrou na área pelo flanco direito e, de ângulo apertado, rematou para defesa instintiva de Cañizares, naquela que foi a primeira oportunidade para os anfitriões.

Volvidos cerca de 10 minutos, o guarda-redes beirão aplicou-se com dificuldade em mais dois momentos: com um passe a rasgar rasteiro, Aursnes encontrou Ivanovic na área, à direita, o qual disparou cruzado, de primeira, para bela intervenção de Cañizares pelo chão (30'); e, com um preciso passe longo, Otamendi colocou na área, onde Aursnes controlou com classe e tentou cruzar para Ivanovic, mas o guardião intercetou de forma decisiva com uma intervenção atenta (32').

À passagem dos 36', Schjelderup entrou na área pela esquerda e colocou no centro, onde Barreiro e Afonso Rodrigues dividiram o lance, com o defesa a tocar com a mão na bola. Após rever o lance, o árbitro Carlos Macedo comunicou o seu veredito: "O jogador número 19 [Afonso Rodrigues] tem o braço em posição não natural. Decisão final: penálti."

Vivendo o seu 250.º jogo com o Manto Sagrado, Otamendi assumiu a cobrança da grande penalidade, enganando o guarda-redes e atirando para o lado direito da baliza, contrário ao escolhido por Cañizares (1-0, aos 41'). Segundo jogo consecutivo a marcar do capitão benfiquista, que abrilhantou o alcance de um bonito número com um remate certeiro!

Benfica-Tondela-52

Filme do jogo

Ver match center ›

A fechar o 1.º tempo, António Silva cabeceou desenquadrado, em resposta a um cruzamento de Schjelderup, vindo da esquerda (45'+1').

Na etapa posterior, o Benfica entrou de forma mais assertiva, abanando as redes prontamente, aos 48'. Barreiro ganhou a bola no ataque e colocou em Lukebakio, que, no coração da área, deu de calcanhar para Sudakov, à direita. Em posição privilegiada, o internacional ucraniano rematou em arco, com o esférico a desviar ainda na trave antes de entrar.

Todavia, o VAR anulou o tento devido a fora de jogo de Lukebakio, por apenas 1 centímetro. "Após revisão, o jogador número 11 está em posição de fora de jogo na fase de ataque. Decisão final: anular o golo", anunciou Carlos Macedo, aos 51'.

Benfica-Tondela-58

Ainda assim, as águias não desanimaram e voltaram à carga no 59.º minuto, num ataque pelo lado esquerdo, com Schjelderup a assistir Ivanovic, e o internacional croata a rematar cruzado, tendo a bola passado rente ao poste direito da baliza contrária.

Cinco minutos volvidos (64'), José Mourinho operou as primeiras alterações, lançando Pavlidis e Prestianni para os lugares de Ivanovic e Schjelderup.

Numa rara aproximação à baliza encarnada, aos 74', Yarlen recuperou a bola na frente e, à esquerda, na área, rematou cruzado, bastante para fora.

Richard Ríos rendeu Sudakov aos 77' e, volvidos somente 6 minutos (83'), lançado por Barreiro, arrancou pela esquerda até à área, onde, com vistosos gestos técnicos, fintou João Afonso em dois momentos antes de, de forma altruísta, entregar o golo a Lukebakio, que só teve de encostar à porta da pequena área para se estrear a marcar de águia ao peito (2-0)! O internacional belga foi ainda eleito o Man of the Match.

Benfica-Tondela-71

As substituições foram esgotadas aos 85', com as entradas de Tomás Araújo e João Rego. Em sentido inverso, Aursnes e Lukebakio abandonaram o jogo.

A 1 minuto do fim do tempo regulamentar (89'), Yarlen, nas sobras de um corte oponente, à esquerda da área, disparou ligeiramente ao lado, naquela que foi a melhor ocasião do Tondela.

Na resposta, aos 90'+1', Richard Ríos recuperou a bola no ataque, pela direita, fletiu para dentro e rematou para defesa exigente de Cañizares.

A fechar as contas, já aos 90'+5', João Rego roubou a bola na frente, e Barreiro, à direita da área, cruzou rasteiro para Pavlidis. De primeira, com o pé esquerdo, o internacional grego finalizou com muita categoria para o 3-0. O avançado também havia marcado no compromisso anterior, no qual apontou um hat-trick.

Benfica-Tondela

Na derradeira ocasião de uma reta final agitada, aos 90'+6', Pedro Maranhão ainda testou a atenção de Samuel Soares com um tiro na quina direita da área, agarrado com confiança pelo guarda-redes, que sentenciou o resultado.

Com o bilhete para a final four da Taça da Liga assegurado, a qual se realiza no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, o Glorioso já sabe que enfrentará o SC Braga nas meias-finais da competição.

O Benfica volta a competir já às 20h30 deste sábado, 1 de novembro, numa deslocação ao Estádio D. Afonso Henriques, relativa à 10.ª jornada da Liga Betclic, para medir forças com o Vitória SC.

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Cátia Luís e Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 30 de outubro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas