Basquetebol

13 novembro 2025, 10h00

Norberto Alves

Norberto Alves

Líder da Liga Betclic com 5 triunfos em igual número de rondas na 1.ª fase do Campeonato, o Benfica prepara o clássico com o FC Porto da 6.ª ronda, duelo agendado para as 14h30 deste sábado, 15 de novembro, no Pavilhão Fidelidade.

Aos meios do Clube, o treinador Norberto Alves reconheceu que será um "jogo difícil" diante de uma "grande equipa, um grande clube", pelo que o embate terá um "grau de dificuldade elevado".

Apesar da valia do oponente, a preparação da equipa não é alterada em comparação com outros desafios. "Aquilo que é o nosso foco em preparar bem o jogo, em procurar aproveitar os nossos pontos mais fortes, em tentar explorar os pontos do adversário que sentimos serem melhores para nós, não muda nada em relação a jogar com uma equipa com a qualidade do FC Porto ou com uma equipa teoricamente mais fraca", analisou.

"Todos os jogos, para nós, são finais. É assim que ao longo deste tempo todo temos passado a mensagem aos jogadores e eles têm claramente assimilado essa ideia, de que todos os jogos são para entrar, dar o máximo, e ganhar. E é assim que vamos abordar este jogo também, não é muito diferente", explicou o treinador dos tetracampeões nacionais.

Norberto Alves

Ouça Norberto Alves

No entanto, Norberto Alves também salientou que este é "um jogo mais difícil do que a maior parte dos outros". "[O FC Porto] É uma grande equipa, subiu muito nos últimos tempos. Começaram com lesões, mas estão mais fortes, não haja dúvida. Têm jogado muito bem, nomeadamente na Europa. Espera-nos um jogo difícil. Espero que sábado, às 14h30 – por causa destas questões da televisão é uma hora um bocado diferente do que é normal –, os nossos adeptos venham e ajudem a dar a energia que a equipa vai precisar para ganhar", referiu.

Invicto na Liga, o Benfica continua com margem para evoluir, segundo o timoneiro das águias. "Ainda sentimos que há muito caminho a percorrer. Neste ano temos vários jogadores que entraram, estão pela primeira vez. Penso que ao longo do tempo ainda vamos melhorar, tal como as outras equipas. Não somos Einsteins, como costumamos dizer. Fazemos o nosso trabalho diário o melhor possível, estamos com 5 jogos e 5 vitórias, o que é bom", observou.

Norberto Alves

O objetivo é prolongar o bom desempenho o "máximo tempo possível". "Há um dia em que certamente vamos perder. Não conheço equipas que ganham sempre, mas este jogo vai ser difícil. Vamos fazer de tudo para vencer", sublinhou.

Manter um bom registo defensivo será chave para triunfar, pois o FC Porto tem "muito talento". "O FC Porto tem um jogador que foi campeão na NBA, tem um jogador que jogou em França, o [Jalen] Riley, que tem uma capacidade de criar o seu lançamento muito boa", destacou.

Para Norberto Alves, é difícil apontar pontos fracos ao rival. "Temos de estar focados naquilo que vamos preparar, dar o nosso máximo, jogar dentro do nosso modelo de jogo, porque muitas vezes o erro é focarmos demasiado no adversário e deixarmos de ser fiéis àquilo que é a nossa forma de jogar", frisou, acrescentando que o Benfica procurará ser mais sólido na forma de jogar com o intuito de obrigar o adversário a adaptar-se ao ritmo das águias. Os bilhetes para o clássico estão disponíveis aqui.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 13 de novembro de 2025

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas