Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Râguebi
Dupla de técnicos do Benfica lança o jogo com o GDS Cascais, aprazado para as 12h00 deste sábado, para as meias-finais da prova.
13 novembro 2025, 19h20
Francisco Fernandes e António Aguilar
"Vamos defrontar uma das equipas mais fortes do Campeonato, muito bem organizada e com jogadores experientes. Sabemos que teremos de estar no nosso melhor, especialmente na disciplina e na consistência. Será um grande teste ao nosso carácter e à nossa evolução", começou por dizer António Aguilar, referindo-se ao GDS Cascais.
"A Taça é uma competição especial, onde cada jogo conta e exige intensidade máxima. Queremos continuar a crescer e representar o Benfica com atitude e ambição até ao fim", disse ainda o treinador de três-quartos.
"Acho que o grupo está a evoluir como uma verdadeira equipa, semana após semana. Por agora, estamos muito orgulhosos por estar nas meias-finais, e esperamos ir o mais longe possível por este clube, o Benfica, que merece e está a recuperar o seu lugar entre os melhores", ajuntou Francisco Fernandes, perspetivando o percurso da equipa na prova.
Os técnicos são duas figuras de peso no panorama nacional e internacional que juntam o Benfica aos seus currículos na temporada 2025/26. Em declarações aos meios do Clube, os antigos internacionais portugueses abordaram este novo desafio nas suas carreiras.
![]()
António Aguilar, de 47 anos, assume as funções de treinador de três-quartos. Conta com passagens por Mont de Marsan (França), GD Direito, seleções nacionais e seleção de Sevens da Alemanha. Como atleta, foi internacional português de 1999 a 2012.
DESAFIO DE REPRESENTAR O SL BENFICA
"Aceitar este desafio foi algo muito natural e, de certa forma, é o culminar de várias conversas ao longo dos anos. Já por diversas vezes existiu a possibilidade de vir treinar o Benfica, mas os momentos das duas partes nunca se alinharam. Desta vez fez todo o sentido, e estou muito contente que finalmente se tenha concretizado. Sendo sócio do Benfica há mais de 40 anos, este é também um desafio com um significado pessoal muito forte. O Benfica é um clube com uma história enorme, um símbolo nacional e um projeto com ambição real de crescer no râguebi. Acredito que existe aqui um enorme potencial, tanto humano como estrutural, para fazermos algo diferente e deixar uma marca positiva no desenvolvimento da modalidade em Portugal."
EXPERIÊNCIA COMO MAIS-VALIA
"Como atleta, tive o privilégio de representar Portugal em mais de 90 internacionalizações e de ser capitão da Seleção Nacional de Sevens, jogando em algumas das maiores competições mundiais, incluindo Campeonatos do Mundo, o Top 14 em França e a Currie Cup na África do Sul. Como treinador, tive a oportunidade de liderar seleções nacionais de Portugal e da Alemanha, e de trabalhar em alguns dos maiores clubes do mundo. Ao longo do meu percurso, procurei sempre aprender com os melhores, passei seis meses na África do Sul com os Blue Bulls e realizei diversos estágios com as seleções de Inglaterra e Austrália. Todas essas experiências moldaram a minha forma de ver o jogo e de trabalhar com os jogadores. Quero trazer esse conhecimento para o Benfica, ajudando os nossos atletas – em especial os três-quartos – a compreender o jogo de forma mais inteligente, confiante e criativa, sempre com o compromisso de elevar o nível do râguebi nacional."
PONTOS-CHAVE PARA ATINGIR OS OBJETIVOS
"O primeiro ponto é a cultura de equipa – compromisso, respeito e exigência diária. Esses valores são inegociáveis. Depois, a organização e clareza no jogo. Todos saberem exatamente o que fazer e porquê, tanto no ataque como na defesa. Por fim, a ambição de evoluir constantemente, queremos ser melhores todas as semanas, dentro e fora de campo. Gosto de dar liberdade aos jogadores, mas com responsabilidade. Muitas vezes estranham essa liberdade, mas acredito que é a melhor forma de desenvolver jogadores pensadores, que compreendem o jogo e assumem decisões com confiança. E, acima de tudo, é muito importante estarmos todos na mesma direção e no mesmo barco – jogadores, treinadores e staff – porque só juntos conseguiremos alcançar o que ambicionamos."
![]()
Francisco Fernandes é o treinador dos avançados. Aos 40 anos, o SL Benfica é a sua primeira experiência como técnico, ele que, como atleta, foi internacional português entre 2010 e 2025.
O CONVITE DO SL BENFICA
"Vim pelo projeto do Clube, de querer desenvolver-se como uma equipa profissional. Depois, pelo facto de poder desenvolvê-lo com a nossa própria identidade, sabendo que o Benfica já tem uma bela identidade no futebol, portanto, será conseguir fazer emergir o râguebi como um desporto que disputará os primeiros lugares."
ADN COMBATIVO E INTELIGÊNCIA
"Tenho uma grande experiência no mundo profissional em França, assim como com a equipa nacional de Portugal. Acredito poder trazer o meu ADN de antigo jogador combativo e resistente à dor, sendo inteligente, ao mesmo tempo, em campo. O meu trabalho como treinador dos avançados será conseguir moldar os jogadores à minha imagem, e isso certamente não será fácil, claro, tudo isto adaptando-me ao perfil da equipa do Benfica."
PONTOS-CHAVE PARA ALCANÇAR O SUCESSO
"Os pontos-chave serão fazer desta equipa um grupo forte coletivamente, conseguir gerir bem este Campeonato, que é difícil, poder administrar o extra-râguebi da melhor maneira possível e, claro, dar o máximo de confiança ao grupo, ganhando os jogos um após o outro."
![]()
Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica e Luís Cabelo
Última atualização: 13 de novembro de 2025