Râguebi

13 novembro 2025, 19h20

Benfica

Francisco Fernandes e António Aguilar

Os treinadores António Aguilar e Francisco Fernandes projetaram a partida deste sábado, 15 de novembro, do Benfica frente ao GDS Cascais, referente às meias-finais da Taça de Portugal de râguebi, marcada para as 12h00, no Campo da Guia, em Cascais.

"Vamos defrontar uma das equipas mais fortes do Campeonato, muito bem organizada e com jogadores experientes. Sabemos que teremos de estar no nosso melhor, especialmente na disciplina e na consistência. Será um grande teste ao nosso carácter e à nossa evolução", começou por dizer António Aguilar, referindo-se ao GDS Cascais.

"A Taça é uma competição especial, onde cada jogo conta e exige intensidade máxima. Queremos continuar a crescer e representar o Benfica com atitude e ambição até ao fim", disse ainda o treinador de três-quartos.

"Acho que o grupo está a evoluir como uma verdadeira equipa, semana após semana. Por agora, estamos muito orgulhosos por estar nas meias-finais, e esperamos ir o mais longe possível por este clube, o Benfica, que merece e está a recuperar o seu lugar entre os melhores", ajuntou Francisco Fernandes, perspetivando o percurso da equipa na prova.

Os técnicos são duas figuras de peso no panorama nacional e internacional que juntam o Benfica aos seus currículos na temporada 2025/26. Em declarações aos meios do Clube, os antigos internacionais portugueses abordaram este novo desafio nas suas carreiras.

António Aguilar

António Aguilar, de 47 anos, assume as funções de treinador de três-quartos. Conta com passagens por Mont de Marsan (França), GD Direito, seleções nacionais e seleção de Sevens da Alemanha. Como atleta, foi internacional português de 1999 a 2012.

DESAFIO DE REPRESENTAR O SL BENFICA

"Aceitar este desafio foi algo muito natural e, de certa forma, é o culminar de várias conversas ao longo dos anos. Já por diversas vezes existiu a possibilidade de vir treinar o Benfica, mas os momentos das duas partes nunca se alinharam. Desta vez fez todo o sentido, e estou muito contente que finalmente se tenha concretizado. Sendo sócio do Benfica há mais de 40 anos, este é também um desafio com um significado pessoal muito forte. O Benfica é um clube com uma história enorme, um símbolo nacional e um projeto com ambição real de crescer no râguebi. Acredito que existe aqui um enorme potencial, tanto humano como estrutural, para fazermos algo diferente e deixar uma marca positiva no desenvolvimento da modalidade em Portugal."

EXPERIÊNCIA COMO MAIS-VALIA

"Como atleta, tive o privilégio de representar Portugal em mais de 90 internacionalizações e de ser capitão da Seleção Nacional de Sevens, jogando em algumas das maiores competições mundiais, incluindo Campeonatos do Mundo, o Top 14 em França e a Currie Cup na África do Sul. Como treinador, tive a oportunidade de liderar seleções nacionais de Portugal e da Alemanha, e de trabalhar em alguns dos maiores clubes do mundo. Ao longo do meu percurso, procurei sempre aprender com os melhores, passei seis meses na África do Sul com os Blue Bulls e realizei diversos estágios com as seleções de Inglaterra e Austrália. Todas essas experiências moldaram a minha forma de ver o jogo e de trabalhar com os jogadores. Quero trazer esse conhecimento para o Benfica, ajudando os nossos atletas – em especial os três-quartos – a compreender o jogo de forma mais inteligente, confiante e criativa, sempre com o compromisso de elevar o nível do râguebi nacional."

PONTOS-CHAVE PARA ATINGIR OS OBJETIVOS

"O primeiro ponto é a cultura de equipacompromisso, respeito e exigência diária. Esses valores são inegociáveis. Depois, a organização e clareza no jogo. Todos saberem exatamente o que fazer e porquê, tanto no ataque como na defesa. Por fim, a ambição de evoluir constantemente, queremos ser melhores todas as semanas, dentro e fora de campo. Gosto de dar liberdade aos jogadores, mas com responsabilidade. Muitas vezes estranham essa liberdade, mas acredito que é a melhor forma de desenvolver jogadores pensadores, que compreendem o jogo e assumem decisões com confiança. E, acima de tudo, é muito importante estarmos todos na mesma direção e no mesmo barco – jogadores, treinadores e staff – porque só juntos conseguiremos alcançar o que ambicionamos."

Francisco Fernandes

Francisco Fernandes é o treinador dos avançados. Aos 40 anos, o SL Benfica é a sua primeira experiência como técnico, ele que, como atleta, foi internacional português entre 2010 e 2025.

O CONVITE DO SL BENFICA

"Vim pelo projeto do Clube, de querer desenvolver-se como uma equipa profissional. Depois, pelo facto de poder desenvolvê-lo com a nossa própria identidade, sabendo que o Benfica já tem uma bela identidade no futebol, portanto, será conseguir fazer emergir o râguebi como um desporto que disputará os primeiros lugares."

ADN COMBATIVO E INTELIGÊNCIA

"Tenho uma grande experiência no mundo profissional em França, assim como com a equipa nacional de Portugal. Acredito poder trazer o meu ADN de antigo jogador combativo e resistente à dor, sendo inteligente, ao mesmo tempo, em campo. O meu trabalho como treinador dos avançados será conseguir moldar os jogadores à minha imagem, e isso certamente não será fácil, claro, tudo isto adaptando-me ao perfil da equipa do Benfica."

PONTOS-CHAVE PARA ALCANÇAR O SUCESSO

"Os pontos-chave serão fazer desta equipa um grupo forte coletivamente, conseguir gerir bem este Campeonato, que é difícil, poder administrar o extra-râguebi da melhor maneira possível e, claro, dar o máximo de confiança ao grupo, ganhando os jogos um após o outro."

Benfica

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica e Luís Cabelo
Última atualização: 13 de novembro de 2025

Relacionadas