Andebol

17 novembro 2025, 14h30

Jota González

Jota González

Benfica e HF Karlskrona medem forças nesta terça-feira, 18 de novembro, a partir das 19h45, em jogo da 4.ª jornada do Grupo E da EHF European League, com lugar no Pavilhão n.º 2 da Luz. Num bom momento competitivo, as águias querem dar mais um passo firme na prova, como deixaram claro Jota González e Alejandro Barbeito na antevisão.

Sete dias volvidos do triunfo encarnado na Suécia (32-34), as duas equipas voltam a encontrar-se num jogo que o treinador e o central descreveram como "decisivo" para a qualificação para a próxima fase da competição europeia.

À entrada para o duelo, o Benfica está no 2.º lugar do Grupo E, com registo de 2 vitórias em 3 jornadas. Por sua vez, o HF Karlskrona é último classificado, apenas com derrotas.

Jota González

Ouça Jota González

"Penso que esta partida é absolutamente decisiva para nos classificarmos. Se vencermos, teremos uma grande hipótese de nos qualificarmos. Eles já mostraram a sua força, foi um jogo muito equilibrado [na Suécia]. São uma equipa que contra-ataca muito rápido, por isso precisamos de manter um grande equilíbrio defensivo. Não podemos perder a bola no ataque, porque sabemos que isso resultará num golo garantido contra nós. Penso que são jogadores que individualmente têm uma capacidade tremenda em situações de um para um e também em remates exteriores. Por isso, temos de tentar minimizar isso e, acima de tudo, acho que o fundamental é não perder a posse de bola e não sofrer golos fáceis em contra-ataques", detalhou o técnico, em declarações à BTV.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

"Acho que esta equipa vai ser bastante complicada. Já nos dificultaram muito as coisas na Suécia, principalmente porque esta é última oportunidade de se qualificarem para a próxima fase. Temos uma mentalidade muito positiva. Aqui no Inferno da Luz ainda estamos invictos, e é isso que nos mantém motivados. Temos uma mentalidade vencedora e extremamente positiva, e é isso que precisamos de manter. Principalmente, crescermos como equipa e mantermos esta energia que nos impulsiona", asseverou o andebolista.

Alejandro Barbeito

Ouça Alejandro Barbeito

O jogo com a formação sueca vem no seguimento do empate no clássico do Campeonato Nacional (27-27), um resultado que dá moral e confiança à equipa do Benfica para dar mais um passo na EHF European League.

"É claro que, depois de um empate, que foi muito importante para nós, a sensação é um pouco diferente. Estávamos a ganhar por 5 golos de diferença e, depois, é dececionante empatar. Mas houve também um momento, mais tarde, em que estávamos a perder por 3 golos e conseguimos empatar a partida. Acho que um empate ali, depois de tantos anos sem ganhar nem empatar, é algo positivo. Significa que a equipa está a melhorar gradualmente, que está a competir, e penso que isso tem sido importante para a nossa moral. O importante agora é que os jogadores não se acomodem e entendam que este empate e a nossa recente vitória na Suécia devem ser vistos como positivos, mas que não podemos relaxar e pensar que já está tudo ganho", alertou Jota González.

"Dá-nos muita confiança. Fizemos uma partida muito boa, com altos e baixos, mas, no final, penso que conseguimos um resultado bastante positivo. Sair com um empate é melhor do que sair com uma derrota. Acima de tudo, foi aquela mentalidade que já referi anteriormente: um espírito vencedor, de luta, onde nunca desistimos. Estamos sempre a querer mais, mais e mais. O que motiva esta equipa é a ambição e o que nos motiva agora é o próximo jogo europeu, para darmos um passo firme rumo à próxima fase", afirmou Alejandro Barbeito.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 17 de novembro de 2025

Patrocinadores Andebol