Clube

21 novembro 2025, 12h00

Águia

O Sport Lisboa e Benfica é um dos clubes de futebol signatários da aliança global pelo clima, que se traduz num compromisso assumido na COP 29 e reforçado na COP 30 – a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas. Entre 10 e 21 de novembro, em Belém, no Brasil, líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutiram medidas e ações para combater a questão premente do quotidiano.

Num movimento inédito e de grande relevância para o desporto mundial, diversos clubes de futebol promoveram a criação da Aliança de Clubes de Futebol pelo Clima (Football Clubs Alliance for Climate – FCAC), uma iniciativa que visa unir o poder e a influência do futebol na luta contra as alterações climáticas.

A aliança – à qual o Benfica aderiu na COP 30 – reúne clubes comprometidos em promover práticas sustentáveis, reduzir o impacto ambiental das suas atividades e sensibilizar adeptos e comunidades para os desafios da crise climática global. A iniciativa conta com o apoio da European Football Clubs – EFC e do Qarabag FK, que assumem o papel de promotores iniciais do projeto.

Os clubes signatários manifestam "preocupação com os impactos adversos das alterações climáticas, que afetam os meios de subsistência, a segurança e o bem-estar das pessoas e dos ecossistemas", reafirmando a urgência de uma ação coletiva, como é possível constatar na declaração conjunta.

A FCAC estabelece ainda um conjunto de compromissos concretos, entre os quais se destacam:

  • A adoção do Quadro de Ação Climática para o Desporto das Nações Unidas (UNFCCC Sports for Climate Action Framework), alinhado com os objetivos do Acordo de Paris, para reduzir as emissões e inspirar adeptos a agirem em prol do clima;

  • Promoção da sensibilização ambiental, através de campanhas, programas educativos e workshops destinados a aumentar a compreensão dos desafios climáticos e a destacar boas práticas de sustentabilidade no futebol;

  • Colaboração entre clubes e parceiros, facilitando a partilha de conhecimento e estratégias eficazes para a mitigação dos impactos climáticos;

  • Apoio a iniciativas verdes, em parceria com cidades, Organizações Não Governamentais (ONG) ambientais e organizações comunitárias, promovendo soluções de adaptação climática e investimento em tecnologias sustentáveis;

  • Criação de um Comité Diretivo para coordenar os esforços da Aliança e garantir uma cooperação internacional contínua entre as entidades envolvidas.

Com esta aliança, o futebol sublinha o seu papel como um agente global de mudança, capaz de mobilizar milhões de pessoas em torno de causas comuns, e reafirma o seu compromisso não apenas com o desporto, mas também com o futuro do planeta – demonstrando que paixão e responsabilidade ambiental podem caminhar lado a lado.

Manuel de Brito, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica e membro executivo do Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, enaltece a convicção de que a "sustentabilidade não é um custo".

"O futebol tem o poder de unir pessoas em qualquer lugar, e esse poder vem acompanhado de responsabilidade. A adesão à Football Clubs Alliance for Climate reflete a convicção do Benfica de que a sustentabilidade não é um custo – é uma oportunidade para criar valor e fazer uma verdadeira diferença. Esta não é uma competição que possamos vencer sozinhos nem uma que se jogue dentro de campo. É uma missão coletiva contra as alterações climáticas, e só trabalhando em conjunto podemos realmente vencer em todas as frentes", referiu Manuel de Brito.

Henrique Conceição, head of sustainability do Sport Lisboa e Benfica, defende que o Clube "reafirma o compromisso de liderar pelo exemplo". "Através da nossa estratégia de sustentabilidade, Redy – Win in All Fields, estamos a transformar o alcance global do Benfica em impacto positivo. Ao juntarmo-nos à Football Clubs Alliance for Climate, reafirmamos o nosso compromisso de liderar pelo exemplo – mobilizando os nossos adeptos, parceiros e comunidades a agir por um futuro mais sustentável. O futebol pode e deve ser uma força de mudança – e orgulhamo-nos de estar ao lado de outros clubes a impulsionar essa transformação", concluiu.

O Benfica tem uma estratégia definida para a Sustentabilidade: Redy, Ganhar em Todos os Campos! Esta presença e esta adesão à Aliança de Clubes de Futebol pelo Clima é mais um passo no compromisso com um futuro mais sustentável.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de novembro de 2025