Atletismo

23 novembro 2025, 18h27

Equipas do Benfica

Equipas do SL Benfica

REPORTAGEM BTV

A equipa de atletismo do Sport Lisboa e Benfica renovou o título nacional e sagrou-se pentacampeã de corta-mato longo. Neste domingo, 23 de novembro, em Lagoa, no Algarve, Victor Kimosop, Miguel Moreira, Etson Barros, Alexandre Figueiredo e Rodrigo Freitas impuseram a sua qualidade e asseguraram mais uma conquista para o Clube.

Este feito dos atletas encarnados na 102.ª edição dos Campeonatos Nacionais permitiu igualar o registo histórico do Benfica, estabelecido em 5 conquistas sucessivas entre 1954 e 1958.

Victor Kimosop ficou em 1.º lugar, com o tempo de 21:55.80, e Miguel Moreira, que foi 2.º melhor português na prova, finalizou com 22:18.20 (5.º da geral), tornando-se vice-campeão nacional. Etson Barros (7.º, com o registo de 22:33.90), Alexandre Figueiredo (8.º, com 22:34.70) e Rodrigo Freitas (21.º, com 23:31.20) deram o restante contributo para o triunfo coletivo do Benfica.

"O Benfica veio para ganhar, viemos com mentalidade para isso, agimos consoante isso e sinto que todos os membros da equipa deram o seu melhor. Tanto o nosso atleta estrangeiro [Victor Kimosop], que acabou à frente dos estrangeiros, como nós, os portugueses, que também fomos primeiros. Agradeço também o apoio do Clube, graças ao qual também conseguimos apresentar-nos desta forma neste tipo de competições", afirmou Miguel Moreira, em declarações à BTV.

Miguel Moreira

"A estratégia era muito simples: estarmos todos bem na competição. Neste ano éramos poucos, mas acreditei que tínhamos uma equipa de muita qualidade. Foi uma corrida bastante agressiva. Na minha prova individual tentei estar focado ao máximo na equipa, não só individualmente; fui fazendo a minha prova e acho que a equipa esteve bem. Nas últimas duas voltas andei ali com o Alexandre Figueiredo, que demonstrou um pouco de cansaço. Eu também estava um pouco cansado, ajudámo-nos um ao outro, e acho que isso nos beneficiou. O título de campeão de Portugal pelo Benfica era o grande objetivo e conseguimos pela 5.ª vez", apontou Etson Barros.

Etson Barros

Quanto a Alexandre Figueiredo, realçou que "a competição correu bastante bem, principalmente na perspetiva coletiva". "A prova saiu em base muito rápida, o que confirma que o nível em Portugal está a aumentar muito, está bastante forte, muito competitivo e muito coeso. São vários atletas com grande nível. A ideia era tentarmos ajudar-nos uns aos outros. Neste ano fomos menos atletas do que o habitual, mas esta revalidação do título coletivo prova que ficámos com os melhores. Conseguimos estar aqui a disputar ao mais alto nível e conquistámos o Pentacampeonato pela 2.ª vez na história do Clube. Estamos muito felizes."

Para Rodrigo Freitas, este sucesso foi "um orgulho". "É revalidar a presença benfiquista, com uma boa aposta no meio-fundo e no fundo nacional. Para o ano, espero voltar a fazer parte desta maravilhosa equipa", disse.

Também a equipa das águias, que é campeã europeia de estafeta mista, renovou o título português, sagrando-se, dessa forma, bicampeã nacional, dominando a prova do início ao fim, num feito inédito do atletismo luso.

Com um elenco composto por Teresiah Gateri, Thomas Marques, Salomé Afonso e Isaac Nader, a equipa encarnada venceu com o tempo de 17:27, superando o Sporting, que alcançou o 2.º lugar, com 18:27.

Isaac Nader

Isaac Nader destacou o trabalho feito pela equipa do Benfica. "Já no ano passado, fomos campeões da Europa no Algarve, na pista das Açoteias, e vínhamos com o objetivo claro de renovar o título nacional. Quem veste este emblema tem de pensar só em ganhar e, na alta competição, só isso faz sentido. Num clube tão grande como o Benfica, o maior clube nacional e um dos maiores do mundo, e com esta equipa, fica fácil fazer o trabalho. Quando entrei, já tinha pelo menos 20 segundos de vantagem e, assim, fica fácil. O meu papel era gerir a vantagem. Provou-se hoje que o Benfica é a melhor equipa e que está no bom caminho para, em fevereiro, revalidar o título de campeões da Europa, esse que é o próximo grande objetivo do Clube", disse o campeão mundial dos 1500 metros.

Também à BTV, Thomas Marques salientou que toda a equipa "fez uma excelente prova". Teresiah Gateri, que fez a primeira corrida com o Manto Sagrado, falou de "uma sensação incrível por ter vencido com esta equipa". Salomé Afonso reconheceu que, com tantos "atletas incríveis", "foi muito fácil" ganhar, mas para tal foi necessário também "muito trabalho".

DECLARAÇÕES

Texto: Redação
Fotos: FPA
Última atualização: 23 de novembro de 2025

Relacionadas