Israel
Guarda-redes
"Queremos ganhar sempre, não importa onde jogamos."
Na antevisão ao segundo dérbi do Benfica frente ao Sporting na presente semana, desta feita para a 28.ª jornada da Liga Betclic, Roger Schmidt revelou que a sua equipa entrará no relvado do Estádio José Alvalade determinada a somar uma grande exibição e os três pontos.
Garantindo que as águias estão em boa forma a nível físico, mental e tático, o treinador encarnado salientou que o desempenho no duelo da passada terça-feira, 2 de abril, para a 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, é um bom ponto de partida para novo embate com o eterno rival, apontando a uma melhoria nos níveis de eficácia.
Ao recordar que esta é a fase decisiva da temporada, Roger Schmidt admitiu que o jogo da 28.ª jornada é crucial na luta pelo título, assegurando que uma das chaves para o sucesso passará por ter o foco completo nos 90 minutos e não na classificação do Campeonato.
Confrontado com o tema da arbitragem, o treinador adiantou que o mais relevante é que seja uma atuação justa e que, no final da partida, desvie as atenções do papel do árbitro no resultado.
"Não é bom pensar demasiado na classificação. Agora, é altura de nos focarmos completamente. Se olharmos para a partida de terça-feira, podíamos ter vencido e, provavelmente, merecíamo-lo. Mas não marcámos golos suficientes. Isto é futebol, mesmo se fores melhor, podes não conseguir os três pontos ou a vitória. Tens de marcar mais golos que o adversário para vencer. Criar muitas oportunidades, como fizemos na terça-feira, é bom. Agora, é altura de aproveitá-las."
O Benfica visita o Estádio José Alvalade às 20h30 deste sábado, 6 de abril, para o dérbi frente ao Sporting, da 28.ª jornada da Liga Betclic. Esta será a 90.ª vez que os dois rivais lisboetas se enfrentam no reduto leonino, para o Campeonato.
O histórico aponta a uma vantagem do Benfica, que regista 34 vitórias e 22 empates. A superioridade dos encarnados na condição de visitante ganha dimensão nos 10 últimos dérbis disputados na casa dos leões para a competição: quatro vitórias e cinco empates.
Nesta temporada (2023/24), as duas equipas já se enfrentaram em três ocasiões. Nas contas da Liga Betclic (11.ª jornada), o Glorioso venceu por 2-1 na 1.ª volta, com uma reviravolta épica que teve golos assinados por João Neves e Tengstedt na reta final.
Primeiro e segundo classificados da Liga Betclic, Sporting e Benfica são dois dos coletivos com maior percentagem de posse de bola entre os que disputam a competição (58,5% e 58,4%, respetivamente) e surgem com frequência nas posições cimeiras dos diversos parâmetros analisados pela plataforma Wyscout.
Com 61 golos somados, a equipa comandada por Roger Schmidt vai enfrentar um adversário que tem o melhor ataque do Campeonato (77 golos) e que marcou em todos os jogos que disputou na prova. Estes números ilustram uma maior eficácia dos leões comparativamente com as águias, que contabilizam mais remates (432 contra 402) e maior percentagem de acerto na baliza (42,6% contra 42,3%).
Ao nível do passe, os números ilustram uma tendência estratégica semelhante das duas equipas. Com 14 901 tentativas, o Benfica lidera esse ranking particular, seguido de perto pelo Sporting, com 13 324. Na eficácia de passe, os dois conjuntos repetem as mesmas posições, com 86,6% para as águias e 86,4% dos leões.
A construção de jogo paciente e trabalhada faz com que as duas equipas sejam as que mais acertam passes para o terço final, com nova vantagem para os encarnados (79% de precisão contra 74,6%), e as que menos recorrem a passes longos entre as 18 que disputam a Liga Betclic: 1036 para o Benfica e 976 para o Sporting.
O reconhecido talento individual dos jogadores também entra em campo no dérbi, com as águias a deterem o estatuto de equipa que mais recorre ao drible com ligeira vantagem sobre os leões (898 contra 891).
No que diz respeito à finalização, Rafa é o melhor marcador do Benfica na Liga Betclic, com 12 remates certeiros, secundado por Di María (8).
Do lado dos verdes e brancos, Gyökeres destaca-se na finalização na Liga Betclic com 22 golos apontados.
No ranking das assistências, Rafa posiciona-se como o jogador com mais passes para golo na prova (11), sendo acompanhado de perto por Neres (8), entre os encarnados.
No rival, neste particular dos passes para golo, Pedro Gonçalves (10) e Gyökeres (9) evidenciam-se.
No capítulo defensivo, o Benfica chega à 28.ª jornada da Liga Betclic com 21 golos sofridos contra os 26 do Sporting.
Os verdes e brancos levam pequena vantagem sobre os encarnados nos duelos defensivos (61,7% contra 60,3%) e nos duelos aéreos ganhos (48,9% contra 44,9%).
Na última partida válida para a Liga Betclic (27.ª jornada), na qual o Benfica venceu o Chaves por 1-0, Roger Schmidt lançou um onze formado por Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, Neres, Rafa e Arthur Cabral.
Por sua vez, Rúben Amorim apostou num 3x4x3 com Israel, St. Juste, Diomande, Matheus Reis, Geny, Morita, Daniel Bragança, Nuno Santos, Trincão, Gyökeres e Paulinho, na vitória do Sporting por 1-2 diante do Estrela da Amadora.
Artur Soares Dias, árbitro da AF Porto, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o dérbi. O juiz do encontro vai ter Paulo Soares e Pedro Ribeiro como assistentes e Nuno Almeida no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Luís Godinho, e o assistente (AVAR) Rui Teixeira.
A equipa do Benfica já está no Estádio José Alvalade.
Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, Neres, Rafa e Tengstedt.
Israel, St. Juste, Coates, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Morita, Hjulmand, Matheus Reis, Trincão, Pedro Gonçalves e Gyökeres.
Samuel Soares, Tomás Araújo, Morato, Álvaro Carreras, Kökcü, João Mário, Tiago Gouveia, Arthur Cabral e Marcos Leonardo.
Diogo Pinto, Diomande, Eduardo Quaresma, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Nuno Santos, Koindredi, Marcus Edwards e Paulinho.
Benfica já faz os exercícios de aquecimento no relvado do Estádio José Alvalade.
As duas equipas recolheram ao balneário após o final dos exercícios de aquecimento.
Os onzes iniciais dos dois conjuntos lisboetas entram no relvado. O dérbi está prestes a começar.
Rola a bola em Alvalade.
Bah toca a bola de cabeça pela linha lateral. Lançamento para o Sporting.
GC
1-0. Pedro Gonçalves recupera a bola em zona adiantada, foge pelo lado direito e cruza para a área. Trubin ainda tenta afastar a bola, mas esta fica com Geny Catamo, que remata de primeira e faz golo.
Matheus Reis toca a bola contra Rafa e ganha lançamento lateral.
Benfica pressiona alto a saída de bola do Sporting.
Pedro Gonçalves desarma Neres no meio-campo e, na sequência do lance, João Neves faz falta sobre Trincão.
Benfica troca a bola pelo lado direito.
GC
Por simulação num lance com Otamendi, dentro da área do Benfica.
O passe de Florentino para Rafa sai diretamente pela linha lateral.
Otamendi ganha a bola em antecipação a Trincão.
Canto a favor do Benfica.
Di María cruza rasteiro para o alívio de Gyökeres pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
Di María passa por Geny Catamo e o seu cruzamento sofre um desvio em Hjulmand, com a bola a bater nas malhas laterais da baliza. Canto para o Benfica.
Geny Catamo é empurrado pelas costas por Aursnes. Livre para o Sporting.
Di María cruza para a área, Tengstedt desvia o esférico ao primeiro poste e Coates afasta-o para longe.
Tengstedt combina com Neres pelo lado direito, mas o lance é invalidado por posição irregular do brasileiro.
Florentino desarma Matheus Reis e é derrubado pelo ala do Sporting. Livre para o Benfica.
St. Juste entra fora de tempo sobre Di María. Livre para o Benfica.
Pedro Gonçalves avança pelo corredor central, e é desarmado por Bah. Lançamento para o Sporting.
Gyökeres recebe a bola na direita e António Silva e Bah combinam para travar o avançado do Sporting. Pontapé de baliza para as águias.
Di María recebe a bola no lado esquerdo, fintou Geny Catamo e serviu Rafa, que, à entrada da área, rematou por cima.
Pedro Gonçalves derruba Rafa. Livre para o Benfica.
Neres interceta o passe de Gonçalo Inácio e o Benfica volta ao ataque.
Neres desarma Morita no meio-campo do Sporting, mas o seu passe para Di María sai com demasiada força. Pontapé de baliza para os leões.
St. Juste recupera a bola ao intercetar um passe de calcanhar de Aursnes.
Coates faz o passe longo para Geny Catamo e este cruza para o corte de João Neves.
Neres recebe a bola no lado direito, cruza para a área e a bola fica nas mãos de Israel.
João Neves interceta o passe de Geny Catamo e recupera a posse para as águias.
Bah faz o passe a rasgar para Neres, mas Gonçalo Inácio afasta a bola pela linha lateral em carrinho. Lançamento para o Benfica.
Geny Catamo está no relvado com queixas após uma disputa de bola com João Neves.
O passe de Morita a solicitar a desmarcação de Pedro Gonçalves sai pela linha lateral.
O jogador do Sporting está recuperado e a bola volta a rolar em Alvalade.
Geny Catamo volta a subir pela direita e é travado por Aursnes. Lançamento para o Sporting.
Trincão não consegue passar por Florentino, mas ganha lançamento lateral.
Pedro Gonçalves recebe a bola à entrada da área e remata em arco por cima. A bola ainda sofre um desvio em Bah e é canto para o Sporting.
Na sequência do canto, é assinalada falta ofensiva de Coates. Livre para o Benfica.
Gyökeres segura a bola e solicita a corrida de Matheus Reis na esquerda. Este cruza para o segundo poste, onde Aursnes faz o corte.
Aursnes cruza para novo corte de St. Juste.
Rafa tenta solicitar a desmarcação de Aursnes, mas St. Juste lê bem o lance e afasta a bola pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
Neres arranca a todo o gás pelo lado esquerdo e invade a área, mas Hjulmand ganha o lance e sai a jogar.
Na sequência de uma sucessão de entradas duras, Di María e Bah ficam no chão com queixas. Tengstedt atira a bola para fora para que os colegas possam ser assistidos.
Matheus Reis devolve a posse ao Benfica. Bah e Di María estão recuperados.
Gonçalo Inácio interceta o passe de Rafa para Tengstedt e o Sporting volta ao ataque.
Gyökeres ganha o lance a António Silva e cruza para a pequena área, onde o desvio de Trincão, apertado por Otamendi, fica nas mãos de Trubin.
Tengstedt domina a bola com o braço. Livre para o Sporting.
Otamendi consegue tirar a bola a Trincão, mas esta sobra para Hjulmand, que é derrubado por João Neves à entrada da área do Benfica. Livre para os leões.
H
Pedro Gonçalves remata por cima. Pontapé de baliza para o Benfica.
St. Juste empurra Neres pelas costas. Livre para o Benfica.
Meia hora de jogo.
Rafa recupera a bola após um corte de Coates sobre Tengstedt e remata contra Gonçalo Inácio. Na recarga, Di María atira de primeira por cima da barra.
Geny Catamo não consegue combinar com Pedro Gonçalves e o esférico sai pela linha de fundo.
Bah desmarca-se pelo lado direito e serve Di María, cujo remate em arco sofre em desvio antes de sair pela linha de fundo. Canto para o Benfica.
O cruzamento de Di María sai diretamente para fora. Pontapé de baliza para o Sporting.
Di María cruza para a área e João Neves desvia a bola para a pequena área, onde surge Morita a afastar o esférico pela linha de fundo. Novo canto para o Benfica.
Bah interceta o passe de Matheus Reis para Pedro Gonçalves. Lançamento lateral para o Sporting.
Bah ganha a bola e toca-a contra Pedro Gonçalves para ganhar um lançamento lateral.
Tengstedt é rasteirado por Gonçalo Inácio junto à linha lateral. Livre para o Benfica sobre o corredor direito.
Di María cruza para o coração da área, onde Gonçalo Inácio afasta a bola pela linha de fundo. Canto para o Benfica.
O cruzamento do internacional argentino é afastado para longe por Coates.
Di María com dificuldades para marcar o canto face a vários objetivos atirados desde a bancada.
Neres faz a diagonal desde o lado direito até ao corredor central e remata forte, mas por cima da baliza.
Neres aguenta bem a pressão e toca o esférico contra Matheus Reis para ganhar um novo canto.
Na sequência do canto, o Sporting não consegue afastar a bola da área e o lance termina com um cabeceamento de João Neves à figura de Israel. No meio da confusão, um remate de Florentino bateu no braço de Gonçalo Inácio, mas o árbitro nada assinalou.
Por falta sobre St. Juste.
Gyökeres pressiona alto e corta o passe de Trubin pela linha de fundo. Pontapé de baliza para o Benfica.
Gyökeres volta a atacar pelo lado esquerdo e é Otamendi quem faz a dobra a António Silva. Lançamento para o Sporting.
Coates protege a bola e evita que Tengstedt fique com a posse. Lançamento para o Sporting.
Coates atrasa a bola de cabeça para Israel sob a pressão de Rafa.
Geny Catamo descobre St. Juste no lado direito e o cruzamento deste atravessa todo o campo até sair pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
Dois minutos de compensação.
Bah perde a bola para Trincão e derruba o jogador do Sporting à entrada da área do Benfica. Livre para o Sporting.
Pedro Gonçalves solicita Coates ao segundo poste e este não consegue fazer o desvio para a baliza.
1-1. Na sequência de um livre conquistado por Neres no lado esquerdo do ataque do Benfica, Di María cruza para o segundo poste, onde surge Bah, poderoso, a cabecear para as redes.
Artur Soares Dias apita, é tempo de pausa.
Tengstedt carrega pela direita e toca a bola contra Gonçalo Inácio para ganhar um canto.
Pedro Gonçalves atira a bola pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
Começa a segunda parte do dérbi.
Benfica recupera a posse no meio-campo do Sporting e Aursnes cruza para o corte de Geny Catamo pela linha de fundo. Novo canto para as águias.
Di María cruza para a área, onde Morita corta de cabeça.
Sporting sai rápido no contra-ataque, e Aursnes, com um grande corte, impede que Geny Catamo isole Gyökeres. Lançamento para o Sporting.
Di María cruza para a área, onde Coates afasta a bola de cabeça.
Matheus Reis corta o passe de Bah para Neres. Lançamento para o Benfica.
Gyökeres antecipa-se a Otamendi e cabeceia para defesa de Trubin. O cruzamento é executado do lado esquerdo do ataque.
O passe de Di María para Tengstedt sai com demasiada força e a bola sai pela linha de fundo. Pontapé de baliza para o Sporting.
Trubin recolhe um passe mal medido de Gonçalo Inácio.
Rafa passa por Coates em velocidade, mas não consegue desmarcar Neres.
Hjulmand cruza para o segundo poste, onde Matheus Reis volta a colocar a bola na área, para corte de Florentino.
Geny Catamo recebe a bola na área e cruza para as mãos de Trubin.
Hjulmand ganha a bola no meio-campo e esta fica com Gyökeres, que, descaído para a direita, remata com força e acerta na trave da baliza de Trubin.
Hjulmand derruba Rafa no meio-campo. Livre para o Benfica.
DB
Médio
M
Médio
Gyökeres foge pelo lado direito, mas o auxiliar assinala falta do avançado do Sporting sobre Otamendi. Livre para o Benfica.
Benfica circula a bola junto à sua área.
Rafa recebe a bola junto à área leonina, mas o seu passe é intercetado por Pedro Gonçalves.
Bah cruza desde o lado direito e Israel afasta a bola a punhos pela linha lateral. Lançamento para as águias.
Di María cruza o esférico para a área e Matheus Reis corta-o para a entrada da área, onde surge Bah a rematar por cima.
Coates alivia a bola para longe sob a pressão de João Neves.
Benfica pressiona alto e ganha a bola, mas Di María adianta demasiado o esférico, que sai pela linha lateral. Lançamento para o Sporting.
Di María faz o passe de rutura na direção de Rafa, mas Israel sai da baliza e fica com o esférico.
Aursnes interceta o passe de Geny Catamo para Gyökeres. Sai a jogar o Benfica.
Aursnes tenta isolar Tengstedt, mas o passe sai pela linha lateral. Lançamento para o Sporting.
Trubin pontapeia a bola para a frente após uma bola longa de Geny Catamo que não encontra ninguém do Sporting.
Trincão solicita a velocidade de Geny Catamo e este, pressionado por Aurnses e João Neves, cruza diretamente para fora. Pontapé de baliza para o Benfica.
Sporting congela o jogo com circulação de bola no seu meio-campo.
Di María foge pela direita, mas é apanhado em posição irregular. Livre para o Sporting.
Neres ganha a bola no meio-campo e serve Di María. Este contemporiza e devolve a bola ao brasileiro, que finta Israel e remata para a baliza. A bola só não entra porque Coates faz o corte pela linha de fundo. Canto para as águias.
Israel salta mais alto e agarra o cruzamento de Di María.
Geny Catamo cruza para o segundo poste, onde João Neves afasta o esférico para longe.
St. Juste surge na área do Benfica e cruza rasteiro para um corte em esforço de Otamendi pela linha de fundo. Canto para o Sporting.
Tengstedt queixa-se de uma falta de Hjulmand, mas o árbitro nada assinala e manda seguir o jogo.
Di María cruza desde o lado direito e Rafa tenta o desvio de calcanhar. A bola desvia em Coates, sai pela linha de fundo e é assinalado canto para o Benfica.
Di María cruza para a área, onde Gonçalo Inácio se antecipa a Bah.
Gyökeres sai no contra-ataque, mas Aursnes faz a contenção, retira espaço ao avançado do Sporting e corta a bola pela linha de fundo. Canto para o Sporting.
Primeira alteração no Benfica.
Avançado
Avançado
Pedro Gonçalves cruza em balão e é Bah quem faz o corte pela linha de fundo. Novo canto para os leões.
Geny Catamo volta a insistir no primeiro poste e João Neves afasta o esférico pela linha lateral. Lançamento para o Sporting.
ME
Avançado
PG
Avançado
D
Defesa
GI
Defesa
Matheus Reis cruza para a área, onde Aursnes faz o corte. Benfica sai no contra-ataque.
Neres acelera e é desarmado por St. Juste.
Aursnes faz uma grande jogada individual que só é travada em falta por Hjulmand, que já tem cartão amarelo. O árbitro entende que a infração não é passível de admoestação com cartão.
Por comentários, já no banco de suplentes.
Gyökeres afasta de cabeça o cruzamento de Di María. A bola fica na posse do Benfica.
Já se jogaram 75' em Alvalade.
Edwards arrisca o remate à entrada da área, mas a bola desvia em João Neves e sai pela linha de fundo. Canto para o Sporting.
Trincão cruza para o primeiro poste, onde João Neves, novamente, afasta a bola de cabeça.
Gyökeres vai à linha e cruza atrasado para um corte a meias entre Otamendi e António Silva.
Aursnes tenta solicitar a velocidade de Rafa, mas St. Juste ganha o lance.
Arthur Cabral protege a bola e serve Di María, que cruza contra Geny Catamo para um novo canto a favor das águias.
P
Avançado
T
Avançado
K
Médio
H
Médio
Na sequência do canto, a bola sobra para Aursnes, cujo passe para Di María sai pela linha de fundo. Pontapé de baliza para o Sporting.
Paulinho toca de cabeça pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
João Neves ganha a bola a Koindredi e esta acaba em Arthur Cabral, que serve Di María. O argentino enche o pé e Israel defende o esférico pela linha de fundo. A bola ainda raspa na trave! Canto para o Benfica sobre o lado direito.
A defesa do Sporting não consegue afastar a bola e esta termina nos pés de João Neves, que remata forte contra Paulinho. Novo canto para as águias.
Israel salta mais alto, segura o esférico e cai mal após um choque com Otamendi. O guarda-redes do Sporting fica no chão e pede assistência médica. Jogo interrompido.
O guardião leonino está recuperado e a partida é retomada.
Daniel Bragança é rasteirado por Florentino. Livre para o Sporting.
Florentino antecipa-se a Gyökeres e corta a bola pela linha lateral. Lançamento para o Sporting.
Aursnes carrega pelo lado esquerdo.
Edwards sai no contra-ataque pelo corredor central, mas o seu passe para Paulinho sai com demasiada força.
Por falta cometida sobre Geny Catamo.
João Neves corta o cruzamento de Edwards e, na recarga, Coates faz um pontapé de bicicleta, que sai muito ao lado.
Geny Catamo foge pelo lado direito e cruza atrasado para o corte da defesa do Benfica. A bola sobra para Paulinho, que serve Daniel Bragança. Este remata forte, mas António Silva, em carrinho, desvia o esférico pela linha de fundo. Canto para o Sporting.
Na sequência do canto, Paulinho desvia a bola para o segundo poste, onde Daniel Bragança pisa na bola e não consegue rematar para a baliza vazia. Posteriormente, Bah afasta o esférico pela linha de fundo e é assinalado canto para o Sporting.
NS
Por protestos.
Não há infração na grande área do Benfica. É canto.
GC
2-1. Na sequência do canto de Matheus Reis, a bola sobra para Geny Catamo, que remata forte e cruzado para o golo.
Seis minutos de compensação.
P
Por falta sobre Bah.
Otamendi ganha a bola nas alturas e esta sobra para João Neves, que, numa jogada de insistência, cruza para Marcos Leonardo. Este remata em queda, mas Diomande impede que o esférico siga para a baliza.
Avançado
Avançado
Médio
Médio
O passe para Marcos Leonardo sai com demasiada força. Lançamento para o Sporting.
St. Juste alivia a bola de qualquer maneira.
Florentino trava o ataque do Sporting e o Benfica parte em direção da baliza leonina.
Por falta sobre Koindredi.
Artur Soares Dias apita pela última vez no jogo grande da 28.ª jornada da Liga Betclic.
Em conferência de Imprensa, o treinador do Benfica analisou a derrota no dérbi com o Sporting (2-1), da 28.ª jornada da Liga Betclic.
Dérbi da 28.ª jornada da Liga Betclic.
I
Guarda-redes
SJ
Defesa
C
Defesa
GI
Defesa
72'
GC
Médio
1'
5'
90'+1'
M
Médio
54'
H
Médio
27'
80'
MR
Médio
T
Avançado
80'
PG
Avançado
72'
G
Avançado
Guarda-redes
Defesa
45'+1'
45'+3'
Defesa
90'+9'
Defesa
27'
Médio
86'
90'+8'
Médio
Médio
Avançado
Médio
39'
90'+3'
Avançado
90'+3'
Avançado
71'
74'
DP
Guarda-redes
D
Defesa
72'
EQ
Defesa
RE
Médio
DB
Médio
54'
NS
Médio
90'
K
Médio
80'
ME
Avançado
72'
P
Avançado
80'
90'+6'
Guarda-redes
Defesa
Defesa
Defesa
Médio
90'+3'
Médio
Médio
Avançado
71'
Avançado
90'+3'
RA
Treinador
RS
Treinador
AS
Árbitro Principal
PS
Assistente
PR
Assistente
NA
4.º Árbitro
LG
VAR
RT
Assistente de VAR
GC
H
NS
P
Lisboa, Portugal