Artigo adicionado ao teu carrinho

O Estudo da História do Desporto: Métodos e Abordagens

Conferência

Ao longo das últimas décadas, o desporto tem vindo a penetrar de forma cada vez mais acentuada no discurso da História e da Sociologia. Para discutir os diferentes métodos e abordagens do seu estudo, reunimos no Museu Benfica - Cosme Damião cinco especialistas dessas duas áreas. Com moderação de Raquel Vaz-Pinto, o estado da questão do estudo do desporto nas ciências sociais será trazido a debate.

Data
4 de maio | quinta-feira | das 10h às 17h30

Público-alvo
Profissionais e estudantes nas áreas de história, sociologia e desporto e pessoas interessadas no tema

Lotação Máxima
Limitada à capacidade da sala

Preço
Gratuito

Marcação Prévia
Obrigatória

Inclui coffee break, certificado de participação e visita livre ao Museu


Programa

9h30

Receção aos Participantes

10h00

Nota de Abertura
Pedro S. Amorim | Centro de Documentação e Informação do Sport Lisboa e Benfica

10h30 – 13h00

Painel 1: A História do desporto e os seus reflexos sociais
Moderação: Raquel Vaz-Pinto

10h30

Do(s) adepto(s) ao espaço da condição adepta: uma densificação (des)necessária?
João Sedas Nunes | CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

11h10-11h40

Coffee Break

11h40

Os ESports reescrevem a história do desporto?
Ana Santos | Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)

12h20

A mulher nos Jogos Olímpicos: um percurso de conquistas e desafios
Rita Nunes | História, Territórios e Comunidades – Centro de Ecologia Funcional, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (HTC/CFE NOVA FCSH) e Comité Olímpico de Portugal (COP)

13h00-14h30

Pausa para Almoço

14h30-16h00

Painel 2: Entre a teoria e a política: Interações na história do futebol
Moderação: Raquel Vaz-Pinto

14h30

Fazer história do futebol. Reflexões sobre o caso português
Francisco Pinheiro | CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra

15h10

Futebol e política no Portugal contemporâneo: temas, problemas e debates
Rahul Kumar | Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC NOVA FCSH)

16h00

Mesa-redonda: "Futebol e o século XXI"
Moderação: Raquel Vaz-Pinto | Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-NOVA)

17h30

Nota de Encerramento


Oradores

Pedro S. Amorim


Pedro S. Amorim

Mestre em História das Relações Internacionais e da Diplomacia Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É investigador no Centro de História dessa universidade e exerce atualmente como investigador no Centro de Documentação e Informação do Sport Lisboa e Benfica. Tem participado em conferências nacionais e internacionais e publicado sobre história política e diplomática dos séculos XVI e XVII. Dentro da história do desporto, os seus interesses focam-se na história das modalidades amadoras e no fenómeno do ecletismo.

João Sedas Nunes


João Sedas Nunes

Nasceu em dezembro de 1963. Doutorou-se em 2008 em Sociologia da Cultura com uma tese sobre culturas adeptas de futebol. Professor na NOVA FCSH, é investigador do CICS.NOVA nas áreas das sociologias do desporto, da juventude, do género, da inserção profissional, das classes sociais e das forças armadas. Coordena a Secção de Sociologia do Desporto da Associação Portuguesa de Sociologia e é ainda membro do Conselho Consultivo. Antes, foi investigador do Observatório das Atividades Culturais (entre 1997 e 2003) e diretor da revista científica Forum Sociológico (entre 2011 e 2014). Assina com alguma regularidade artigos de opinião na imprensa escrita, tendo publicado, entre outros, nos jornais Público e i e na revista Electra.

Ana Santos


Ana Santos

Professora auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Investigadora do Centro em Rede de investigação em Antropologia (CRIA). Doutorada em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação e mestre em Antropologia, ambos pelo ISCTE. Tem publicações de livros e artigos sobre competição e eventos desportivos, mobilidade e lazer, e Esports.

Rita Nunes


Rita Nunes

Doutorada em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa. A investigação da sua tese centrou-se na origem do Movimento Olímpico em Portugal, desde a organização desportiva, em finais do século XIX, com foco na formação e atividade desenvolvida pelo Comité Olímpico até ao início dos anos 20 do século XX. É mestre em Estudos Olímpicos pela University of Peloponnese (Grécia) e licenciada em Ciências do Desporto – Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Tem organizado diversas conferências e seminários em temáticas do desporto e do olimpismo. É autora de diversos artigos com arbitragem científica e capítulos de livros. Participa, com regularidade desde 2012, como oradora, por convite e por submissão de papers em conferências nacionais e internacionais. Também por convite tem lecionado diversas aulas em universidades (em Portugal e no Brasil) sobre as temáticas da História do Desporto e Educação Olímpica. É atualmente diretora do Departamento de Educação e Memória Olímpica do Comité Olímpico de Portugal, sendo responsável por diversas áreas, com destaque para e Educação Olímpica e o Arquivo Histórico.

Francisco Pinheiro


Francisco Pinheiro

É investigador auxiliar do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. Doutor em História (2010), mestre em Estudos Históricos Europeus, licenciado em Jornalismo Internacional e bacharel em Comunicação Social. Bolseiro da FCT de doutoramento e pós-doutoramento. Autor de vasta obra dedicada à história do desporto, do futebol e imprensa desportiva, com destaque para A Paixão do Povo – História do Futebol em Portugal e História da Imprensa Desportiva em Portugal.

Rahul Kumar


Rahul Kumar

É professor auxiliar convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e em 2014 obteve o doutoramento, também em Sociologia, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com uma tese intitulada A pureza perdida do desporto: futebol no Estado Novo. Tem publicado sobre temas relacionados com a história do desporto, da imprensa, sociologia das migrações e discriminação, trabalho e precariedade.

Raquel Vaz-Pinto


Raquel Vaz-Pinto

É investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa e Prof. Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade, onde leciona as disciplinas de Estudos Asiáticos e História das Relações Internacionais. Foi consultora do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian de 2020 a 2022 e Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política de 2012 a 2016. Autora de vários artigos e livros, entre os quais Para Lá do Relvado, o que podemos aprender com o futebol e A Grande Muralha e o Legado de Tiananmen, a China e os Direitos Humanos editados pela Tinta-da-China. Os seus interesses de investigação são Política Externa e Estratégia Chinesa; os EUA e o Indo-Pacífico; a Europa e o Mundo; Liderança e Estratégia; o Futebol e as Relações Internacionais. É analista residente de política internacional da SIC e da TSF.