Rubrica noticiosa sobre o mundo Benfica.

News Benfica

SLBenfica
As principais notícias SL Benfica.

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº517 | 10 MAR 2021

Editorial

Decisão inevitável


A não participação do Sport Lisboa e Benfica no Campeonato Nacional de atletismo em pista coberta tratou-se de uma decisão difícil, pelo historial do Clube e pelo elevado investimento feito na modalidade, porém a única passível de ser tomada face às circunstâncias.

O Sport Lisboa e Benfica é um dos principais promotores da modalidade no país, com atividade desportiva que remonta aos primórdios do Clube. Na última década assistimos a uma forte revitalização da competitividade das nossas equipas, assente na formação e com reflexo nos excelentes resultados desportivos obtidos (em média tivemos 328 atletas por época). Somos decacampeões nacionais de pista ao ar livre e tricampeões em pista coberta, além de termos conquistado inúmeros títulos nos vários escalões (desde 2004, 165 títulos nacionais coletivos). Fomos três vezes campeões europeus nos juniores (2 corta-mato e 1 pista) e vice-campeões europeus absolutos na pista.

Acresce a responsabilidade assumida pelo Clube, através do Benfica Olímpico, e refira-se com inegável sucesso, de ter criado e desenvolvido condições de excelência para a evolução dos atletas com vista à obtenção de resultados relevantes no panorama competitivo nacional e internacional.

Não foi, portanto, de ânimo leve que a decisão foi tomada. Pelo contrário, há razões a contribuírem para esta, que não da responsabilidade do Benfica, que a tornaram inevitável.

Ao longo do último ano, o mundo tem-se debatido com uma pandemia, a qual, apesar dos avanços recentes, nomeadamente com a disponibilização de vacinas, está longe de ser debelada. O Sport Lisboa e Benfica, assim que a pandemia foi decretada pela Organização Mundial de Saúde, tomou a iniciativa de proteger todos os seus funcionários, incluindo atletas e treinadores de todas as modalidades e escalões, antecipando-se, inclusivamente, ao anúncio de medidas por parte do governo.

Face à situação em que vivemos, é incompreensível que a Federação Portuguesa de Atletismo persista na realização do Campeonato Nacional em pista coberta sem assegurar as condições mínimas de segurança, nomeadamente a da testagem anterior à realização das provas.

Sabemos que o atletismo é considerado uma modalidade de risco baixo, no entanto, no caso particular das provas em pista coberta, o risco de contágio aumenta significativamente. Aliás, não por acaso, os participantes no recém-realizado Campeonato da Europa, em que Portugal conquistou três medalhas de ouro, foram testados quatro vezes nos cinco dias de competição.

Acresce ainda o facto inusitado, tendo em conta o contexto, da duplicação do número de clubes participantes no Campeonato. Dos habituais oito passou-se para 16 em cada vertente (masculina e feminina). Considerando uma média de 25 atletas por equipa, serão cerca de 800 atletas, além de todos os elementos de apoio, juntos nos pavilhões sem que haja obrigatoriedade de testagem (com aquecimento nos parques de estacionamento...).

A solução encontrada – por imposição da autarquia de Pombal – de distribuir as provas por dois locais é demonstrativa da legitimidade da preocupação do nosso Clube. Mas essa solução não resolve o problema de base, além de criar outro eventualmente, pois há atletas que poderiam participar em provas que, agora, serão realizadas em Pombal e próximo de Lisboa.

O Sport Lisboa e Benfica manifestou à Federação de atletismo, em tempo útil, todas as suas preocupações, utilizando canais formais e informais, sem que tenha recebido qualquer resposta satisfatória. Por via informal soube-se que a testagem seria "muito cara", pelo que não se poderia optar por ela (nota: os custos de deslocação das equipas do Benfica seriam cerca do dobro do custo de testar os participantes de todos os clubes...).

São incompreensíveis a incoerência e a falta de profissionalismo e competência na tomada de decisão da realização da competição por parte da Federação. A falta de comunicação com os clubes, que são os agentes que diariamente trabalham com os atletas e os apoiam, é inaceitável. Tem de haver respeito pelos clubes e pelos atletas, além do rigor, do planeamento e da segurança exigíveis ao organizador de uma das mais importantes competições nacionais de atletismo. A comunicação entre as partes tem de existir e deveria, de uma vez por todas, haver a capacidade, na Federação, para se aprender com o que de melhor é feito por clubes, associações e outras federações. A própria reação da Federação ao comunicado do Sport Lisboa e Benfica só nos dá mais razão. Não é a poucos dias da prova que se altera o modelo competitivo e hoje, a 72 horas do início da competição, voltou a haver alterações.

Não se infira do acima exposto que se pretende uma guerra com a Federação. O Benfica quer ser parceiro da Federação e de todos os clubes na promoção do atletismo. A nossa guerra, a de todos nós, é com a pandemia. É contra a pandemia que todos devemos estar unidos.

Neste momento, a palavra de ordem no mundo é a testagem. Temos a obrigação de salvaguardar, na medida do possível, a saúde dos atletas e das suas famílias e a de todos os que trabalham diariamente em prol do desporto.

Perante tudo isto, e também do parecer do painel de especialistas clínicos do Clube, não poderia ser outra a decisão da Direção do Sport Lisboa e Benfica.

noticia

Agenda: futebol e modalidades

Jogos oficiais das equipas do SL Benfica até 14 de março, domingo.

AGENDA

ler mais

noticia

Pedro Pichardo: "Na minha cabeça está sempre o ouro"

Na chegada a Lisboa, o atleta do Benfica, recém-campeão da Europa no triplo salto em pista coberta, enalteceu o apoio do Clube.

ATLETISMO

ler mais

noticia

Joana Soeiro: "Vamos elaborar a nossa estratégia e consolidá-la"

A meia-final da Taça de Portugal está a chegar. Às 18h00 de sábado, a equipa feminina de basquetebol do Benfica enfrenta o União Sportiva no Pavilhão Fidelidade.

BASQUETEBOL FEMININO

ler mais

noticia

Valter Neves: "Focados na finalização"

SL Benfica e Riba D’Ave têm encontro marcado para as 18h00 de quarta-feira (10 de março) em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins.

HÓQUEI EM PATINS

ler mais

noticia

Afonso Jesus estreia-se a marcar em triunfo luso

A Seleção Nacional de futsal levou a melhor diante da República Checa no quarto jogo de qualificação para o Europeu 2022.

FUTSAL

ler mais

noticia

Raquel Santos: "Nun'Álvares tem surpreendido"

Uma vitória na 8.ª jornada da fase de apuramento de campeão deixará o Benfica cada vez mais perto do título nacional de futsal feminino.

FUTSAL FEMININO

ler mais

noticia

Final da Taça da Liga Feminina em Leiria

Benfica e Sporting vão medir forças para decidir o vencedor da edição 2020/21 do troféu no dia 17 de março.

FUTEBOL FEMININO

ler mais

noticia

Casas Benfica resilientes em tempos de pandemia

É com serviço de takeaway e entregas ao domicílio que os espaços encarnados em Alcácer do Sal, Beja e Batalha continuam ativos neste segundo período de confinamento.

CASAS BENFICA

ler mais

noticia

Seis benfiquistas nas seleções de andebol

Gustavo Capdeville e Bélone Moreira (Portugal), Luciano Silva (Brasil), Matic Suholeznik (Eslovénia) e Petar Djordjic e Lazar Kukic (Sérvia) vão representar os respetivos países.

ANDEBOL

ler mais

noticia

Horizm é o novo parceiro do Benfica

Primeiro clube português a utilizar esta solução única.

CLUBE

ler mais

noticia

Programação BTV
Consulte aqui toda a informação.

Giveaway: SL Benfica x EA Sports
Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica TikTok SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº516 | 09 MAR 2021 | VITÓRIA CONCLUDENTE
Edição nº515 | 08 MAR 2021 | OURO NA EUROPA
Edição nº514 | 05 MAR 2021 | GANHAR A TAÇA
Edição nº513 | 04 MAR 2021 | RUMO À FINAL
Edição nº512 | 02 MAR 2021 | REGRESSO ÀS VITÓRIAS
Edição nº511 | 01 MAR 2021 | REGRESSAR AOS TRIUNFOS
Edição nº510 | 26 FEV 2021 | CONFIANÇA NO FUTURO
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar