26 de julho de 2020, 21h58

O Homem da Pose é o homem-golo!

Futebol

Em época de estreia no Benfica, Vinícius foi o goleador de serviço. É a terceira vez consecutiva que um futebolista do Clube vence o prémio de Melhor Marcador da Liga portuguesa.

O 19.º GOLO DE VINÍCIUS

Vinícius é o rei do golo na edição 2019/20 da Liga NOS, com 19 tentos marcados. Pela terceira vez consecutiva um jogador do Benfica vence o prémio de melhor marcador da prova.

De regresso ao futebol português após passagem pelo Mónaco, da Ligue 1, por empréstimo do Nápoles, o camisola 95 ingressou no plantel do então Campeão Nacional para representar o terceiro emblema em terras lusas, depois de Real SC e Rio Ave.

Não arrancou como titular, mas atuou em quase todas as partidas – 32 em 34 – e começou por se revelar decisivo em alguns jogos em que entrava e desbloqueava o marcador. A partida com o V. Setúbal, no Estádio da Luz, à 7.ª jornada é um dos exemplos. Há, ainda, o Santa Clara, fora de portas, na 11.ª ronda e o dérbi com o Sporting, que fechou a Liga NOS. Aliás, seis dos 19 golos na competição surgiram na condição de suplente utilizado.

Vinícius

Os 19 golos de Vinícius à lupa

TIPOS DE GOLO TEMPO DE JOGO LOCAL ZONA DO CAMPO
Pé esquerdo | pé direito | cabeça 1.ª parte | 2.ª parte Estádio da Luz | fora de portas Dentro da área | fora da área
13 | 3 | 3 7 | 12 12 | 7 18 | 1

Vinícius faturou frente a 11 das 17 equipas que enfrentaram as águias, sendo que repetiu a dose diante do Paços de Ferreira e do Gil Vicente. Neste particular, o emblema a quem marcou mais foi ao Marítimo, único jogo em que fez um hat-trick. Realce, ainda, para o facto de ter festejado diante do FC Porto e do Sporting, crónicos rivais dos encarnados na luta pelo título.

Com golos para todos os gostos, o Homem da Pose, ainda assim, construiu um padrão ao longo de 2019/20. Marca mais de pé esquerdo e dentro da área; faturou mais na Luz e nas segundas partes. Como canhoto, 13 dos 19 golos foram obtidos de pé esquerdo; o facto de ter entrado várias vezes no decorrer dos encontros leva-o a ter mais golos na etapa complementar (12) do que na primeira parte (sete). E a mesma distribuição – 12/7, respetivamente – verifica-se nos golos marcados na Luz e fora de portas; apontou 18 dos 19 remates certeiros dentro da grande área. À matador!

Vinícius

As vítimas do goleador

Adversário Golos
P. Ferreira (1.ª jornada) 1
V. Setúbal (7.ª jornada) 1
Portimonense (9.ª jornada) 2
Santa Clara (11.ª jornada) 1
Marítimo (12.ª jornada) 3
Boavista (13.ª jornada) 2
Famalicão (14.ª jornada) 1
P. Ferreira (18.ª jornada) 1
Belenenses (19.ª jornada) 1
FC Porto (20.ª jornada) 2
Gil Vicente (22.ª jornada) 1
Santa Clara (28.ª jornada) 2
Sporting (34.ª jornada) 1

Os 19 golos de Vinícius na Liga NOS confirmam a tendência de domínio do Benfica na atribuição do prémio de Melhor Marcador. É a terceira vez consecutiva, depois de Seferovic em 2018/19, com 23 golos, e Jonas em 2017/18, com 34. Aliás, nos últimos cinco goleadores do Campeonato Nacional, as águias venceram quatro. Só Bas Dost, em 2016/17, com 34 remates certeiros, se intrometeu. Neste caminho, destaque para Jonas, que "bisou" ao ganhar em 2015/16 e em 2017/18.

Vinícius

Goleador estrangeiro em estreia

Sendo brasileiro e a realizar a primeira época de águia ao peito, será que Vinícius se tornaria no primeiro estrangeiro do Clube a ser melhor marcador na primeira época? O Site Oficial fez essa pesquisa. O primeiro jogador estrangeiro a jogar pelos da Luz foi Jorge Gomes, em 1979/80. O avançado não logrou ser o goleador do Campeonato na época de estreia, logo era preciso continuar...

No final da década de 1980, no entanto, aparece um tal de Vata. Vindo do Varzim, o angolano "aterrou" na Luz em 1988/89 e logo deu nas vistas. Tomou conta da frente de ataque, marcou 16 tentos, sagrou-se o melhor marcador da prova e ajudou o Benfica a conquistar o título. Vata tornou-se, assim, no primeiro estrangeiro a vencer o prémio de goleador do Campeonato na temporada de estreia no Benfica.

Tantos anos depois, já no Século XXI, Vinícius junta-se ao angolano e é o segundo estrangeiro dos encarnados a ser o Melhor Marcador da Liga portuguesa na primeira época rubricada no Clube. Recordar que Jonas esteve a um golo de conseguir o mesmo em 2014/15. Chegado em setembro ao Benfica, apontou 20 golos, menos um do que Jackson Martínez.

Vinícius

E nas restantes provas?

Vinícius destacou-se pelo conseguido nesta edição da Liga NOS, mas o avançado deixou a sua marca noutras competições. Desde logo na Taça de Portugal, onde apontou quatro golos em seis jogos. Bisou diante do Cova da Piedade, na 3.ª eliminatória, fez o gosto ao pé frente ao Vizela vindo do banco de suplentes (1-2), na 4.ª eliminatória e voltou a festejar nos oitavos de final com o SC Braga, no triunfo, por 2-1.

Ficou em branco nos quartos de final e nas meias-finais, mas pode ter oportunidade de somar na final diante do FC Porto, sábado, às 20h45, no Estádio Cidade de Coimbra.

Na Liga dos Campeões também marcou. O 95 atuou em cinco partidas e fez a festa na Alemanha, diante do RB Leipzig, no empate a duas bolas.

Referir que o Site Oficial já fizera um levantamento a 30 de dezembro último, dando conta do facto de Vinícius ser o Estreante do Século no Benfica até ao Natal, ultrapassando nomes como Saviola, Cardozo ou mesmo Jonas.

Vinicius Camisola Principal Adidas Benfica 2019-20

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar