Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Benfica
Antes de nova visita das águias à Pedreira, na 18.ª jornada do Campeonato, o Site Oficial recorda o momento em que o jovem médio formado no Caixa Futebol Campus entrou pela primeira vez no xadrez inicial de Rui Vitória na prova.
11 janeiro 2018, 13h36
Renato Sanches
Renato Sanches afirmou-se no Benfica, foi Campeão Nacional e, pela Seleção, ganhou o Europeu 2016, transferindo-se para o colosso alemão Bayern Munique. Tudo isto com apenas 18 anos.
Uma curta carreira – já recheada de importantes vitórias individuais e coletivas, recordes e distinções individuais – que cresceu pela mão de Rui Vitória. A 25 de novembro de 2015, depois de já lhe ter dado alguns minutos na principal competição portuguesa, o treinador do Benfica lançou o jovem médio a titular no jogo contra o Astana, no Cazaquistão, referente à quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
O impacto de Renato Sanches foi imediato, com uma boa exibição e um empate (2-2) que valeu o apuramento antecipado dos encarnados para os oitavos de final da prova europeia.
Cinco dias depois – a 30 de novembro –, o jogador formado no Caixa Futebol Campus era pela primeira vez titular num desafio da Liga NOS, frente ao SC Braga. Na 11.ª jornada de 2015/16, uma vitória justa do Benfica (0-2), com uma exibição segura de Renato Sanches, que viu o primeiro cartão amarelo na prova (68’). O interncional português encheu o meio-campo encarnado com uma presença fortíssima.
Os encarnados conseguiram sair na frente do marcador bem cedo (Pizzi aos 3’ e Lisandro aos 11’) e tiveram grande inteligência para segurar a vantagem. O SC Braga tentou, lutou, mas a desvantagem madrugadora foi fatal.
No final do encontro, o menino made in Caixa Futebol Campus aplaudiu e foi aplaudido pelos adeptos encarnados nas bancadas do Municipal de Braga.
Desde esse dia, nada mais foi igual para o jogador descoberto em criança no Águias da Musgueira: aos 18 anos, tornou-se titular indiscutível do Campeão Nacional e revelou-se essencial na caminhada para o Tricampeonato.
Como titular na equipa do Benfica – nunca mais perdeu esse estatuto –, Renato Sanches ajudou a mudar o cenário na luta pelos primeiros lugares. Até essa altura (11.ª jornada), os encarnados haviam acumulado três derrotas. Depois disso, apenas perderam uma vez.
Comemorou o desejado Tricampeonato dos encarnados e, no final da época, transferiu-se para o Bayern de Munique, onde não teve tantos minutos de utilização quanto desejaria; nesta temporada, foi emprestado ao Swansea para ter sequência e fortalecer os índices competitivos, com uma perspetiva de futuro no emblema da Baviera.
Na equipa principal do Benfica realizou um total de 35 jogos e marcou dois golos.
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024