Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Nos últimos quatro jogos do Benfica, o talento formado no Caixa Futebol Campus foi o centrocampista que o treinador Rui Vitória fez saltar três vezes do banco de suplentes para ajudar aos resultados da equipa na Liga NOS.
23 janeiro 2018, 19h48
João Carvalho
Mais um talento Made in Seixal, João Carvalho foi promovido ao plantel principal do Benfica nesta temporada, depois de ter começado a sentir o ambiente da I Liga na segunda metade da época passada, período em que esteve cedido ao V. Setúbal, já com um plano de futuro.
Na sequência de jogos com Sporting, Moreirense, Braga e Chaves, João Carvalho só não foi chamado a jogo no desafio com os bracarenses, na 18.ª jornada da principal competição nacional, a primeira da segunda volta. Neste período, o médio-ofensivo totalizou 44 minutos em campo.
A 4 de janeiro, no grande dérbi da 16.ª jornada da Liga NOS, o jovem de 20 anos atuou pela primeira vez com a camisola do Benfica, como suplente utilizado, na prova em que o Glorioso luta pela conquista do Pentacampeonato.
João Carvalho entrou aos 81' do duelo com o Sporting para substituir Rúben Dias (também ele formado no Caixa Futebol Campus) e um minuto depois quase empatava a partida na Catedral, num remate de meia distância que fez a bola passar rente à trave da baliza do rival. A igualdade (1-1) chegaria pouco depois, com Jonas a ser implacável na cobrança de um pontapé de penálti, ele que é o melhor marcador da competição.
A crescer e a ter minutos na alta-roda, João Carvalho não ficou por aqui. No jogo da 17.ª jornada, em Moreira de Cónegos, entrou aos 73', rendendo Salvio, e nem um minuto depois já pressionava e roubava a bola a um defensor contrário, para logo oferecer um golo a Jonas (0-2), assegurando assim um lugar na lista dos assistentes benfiquistas na Liga NOS.
Em termos absolutos, foi o seu segundo passe para a finalização certeira de um companheiro, visto que no Estádio do Bonfim, diante do V. Setúbal, na Taça da Liga, culminara um lance vistoso do ponto de vista técnico com um endosso para Seferovic pôr as redes a mexer (2-2).
A forma como João Carvalho se exibiu diante do Moreirense mereceu, aliás, uma análise mais detalhada do treinador Rui Vitória: "O João Carvalho é um jogador que define muito bem num curto espaço de terreno. Tem a capacidade de ver o que outros jogadores não veem. É mais um jovem de qualidade a aparecer e que mostrou o seu valor."
No último jogo da equipa encarnada, frente ao Chaves, João Carvalho foi, mais uma vez, o médio que Rui Vitória decidiu lançar no decurso do encontro: o médio-ofensivo pisou o relvado do Estádio da Luz aos 72’ para o lugar de Salvio.
Texto: Márcia Dores
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024