Futebol

08 fevereiro 2018, 17h03

Javi García

Javi García

Javi García, médio-defensivo que representou o Benfica entre 2009/10 e 2011/12 (iniciou 2012/13, mas saiu antes do fecho de mercado para o Manchester City), celebra, esta quinta-feira, 31 anos.

Atualmente no Bétis, foi sempre muito acarinhado no Clube, onde deixou saudades. Estas são recíprocas, como ficou comprovado na entrevista concedida ao Site Oficial do Benfica em novembro último: “É do povo que tenho mais saudades. Foram três anos maravilhosos, guardamos muitas recordações, eu e a minha família.”

No dia em que o espanhol está de parabéns, e em vésperas do embate entre o Portimonense e o Benfica a contar para a 22.ª jornada da Liga NOS, o Site Oficial recorda o golo apontado pelo antigo camisola 6 aos algarvios, na época 2010/11, no Estádio do Algarve...

Desta feita, o pontapé de saída está marcado para o Estádio Municipal de Portimão (20h30 de sábado), mas em Loulé foi Javi García quem reinou. Aos 49', Carlos Martins apontou um livre no lado direito do ataque e o médio, de cabeça, solto de marcação, respondeu presente e atirou a contar. Resultado? 0-1 para as águias.

A realidade agora é outra... Neste momento, os algarvios estão em crescendo, com duas vitórias consecutivas (e conclusivas) após nove desafios sem conhecer o sabor de conquistar três pontos; Benfica está, igualmente, numa boa fase, com quatro vitórias nas últimas cinco partidas disputadas.

"EM PORTUGAL SÓ NO BENFICA", ASSEGUROU RECENTEMENTE

Proveniente do Real Madrid, chega à Luz no início de 2009/10 e rapidamente se impõe na zona mais recuada do meio-campo Benfiquista. Era a referência de um dos vértices do losango que trouxe o 32.º título de Campeão Nacional.

No Benfica conquistou uma Liga Portuguesa e três Taças da Liga, nunca esqueceu os tempos vividos no Clube, e garantiu, nessa mesma entrevista, que “em Portugal só jogaria no Benfica” e que acredita na conquista do Pentacampeonato. “Acredito. O Benfica já conquistou quatro campeonatos seguidos e é cada vez mais complicado renovar o título porque as equipas se vão reforçando melhor – o FC Porto, o Sporting, o SC Braga – e, por isso, será cada vez mais difícil. Mas estou seguro de que vão conseguir o quinto campeonato consecutivo e fazer história”, vaticinou Javi García.

Pois bem, no caminho para o desejado feito histórico há um embate com o Portimonense. O golo do antigo camisola 6 poderá servir de inspiração para os jogadores que pisarem o relvado na noite deste sábado.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas