14 de março de 2018, 19h48

André Almeida: um lateral afiado

Futebol

Defesa do Benfica tem demonstrado eficácia no capítulo defensivo, mas até é no ataque que se tem destacado mais nas últimas partidas na Liga NOS.

Os números mostram que André Almeida está a fazer a melhor temporada da carreira no Benfica, sob o comando de Rui Vitória, e explicam a capacidade do lateral-direito de se soltar no ataque e dar profundidade ao jogo.

Para termos uma noção, o camisola 34 da equipa benfiquista teve mais influência para golos (na Liga NOS) esta época (dois golos e sete assistências) do que nas quatro temporadas anteriores.

Além de ser o segundo jogador do Benfica com mais golos oferecidos aos companheiros de equipa (apenas atrás de Cervi), o lateral tem outros números salientes: 32 passes decisivos (atrás de Jonas, Pizzi e Cervi), 7 oportunidades criadas (novamente depois dos três elementos do ataque) e ainda 546 passes precisos no campo adversário (atrás de Pizzi), de acordo com os dados estatísticos do site sofascore.com.

Os números evidenciam um defesa que se solta no ataque – posicionando-se atrás de jogadores que atuam à frente – e dá profundidade ao jogo. André Almeida tem impressionado pelo seu registo ofensivo, fazendo ainda da sua garra e resistência alguns dos seus pontos fortes.

O internacional português, que também alimenta esperanças de fazer parte do leque de escolhas do selecionador português em ano de Mundial, tem demonstrado a eficácia habitual no capítulo defensivo, mas até é no ataque que se tem destacado nas últimas partidas.

Além dos golos e das assistências, é o jogador do Benfica mais utilizado na competição e, na receção ao Desportivo das Aves (2-0), conseguiu um somatório de mais minutos do que nunca ao serviço do Sport Lisboa e Benfica: 2222 minutos em 25 jogos de Campeonato!

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar