21 de março de 2018, 18h13

Gala Benfica 2018

Clube

Entrega dos Galardões Cosme Damião decorreu no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Esta quarta-feira, na Gala Benfica 2018, que teve como palco o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, foram entregues os Galardões Cosme Damião, prémios que homenageiam aqueles que mais se destacaram ao longo do último ano. O Site Oficial acompanhou tudo em direto. 

 

 

Termina a gala comemorativa do 114.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica. 

Estão entregues todos os prémios da noite e ouve-se, agora, o Hino do Sport Lisboa e Benfica.

Luís Filipe Vieira 

O vencedor do Prémio Projeto do Ano de 2017 é... o Tetra!

São chamados chamado ao palco o capitão da equipa principal de Futebol, Luisão, e o técnico Rui Vitória.

Desde 1904 muitos o tinham tentado, estivemos ao longo da nossa gloriosa vida várias vezes perto de o alcançar, mas foi em maio de 2017 que o Tetracampeonato chegou finalmente a ser festejado de forma vibrante em tons de vermelho e branco. “Não sou o pai do Tetra. O pai do Tetra é o Benfica e todos vós”, gritou bem alto o presidente Luís Filipe Vieira no topo do Marquês de Pombal, o epicentro de uma festa que se estendeu por todo o Mundo. A conquista imaculada ficou bem patente na forma como a equipa do Sport Lisboa e Benfica foi deixando os adversários para trás, assumindo a liderança logo à quinta jornada para nunca mais deixar o primeiro lugar do pódio. “É rumo ao Penta”, pedem os adeptos; é rumo ao Penta, acreditamos todos nós.

É chamado ao palco Luís Filipe Vieira.

"Todos juntos rumo ao Penta!", reforçou o presidente do Sport Lisboa e Benfica. 

Nené

O vencedor do Prémio Homenagem é… Nené!

Para entregar o próximo prémio é chamado ao palco o vice-presidente Alcino António.

Em maio de 2017, Nené completou 50 anos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Começou na equipa principal em 1968, jogando primeiro a extremo-direito e depois a ponta-de-lança. Goleador exímio, ainda hoje é o jogador com mais jogos com a camisola do Benfica: 805! Continua ao serviço do Clube, onde atualmente exerce as funções de Diretor das Relações Externas do futebol de Formação.

Para receber o galardão é chamado ao palco Nené, visivelmente emocionado. 

"Estou um bocado emocionado, é normal que algumas palavras não saiam. Estou no Benfica desde os 16 anos. Sempre foi a minha casa, o clube de coração, um clube que me aceitou bem e em que vivi momentos inesquecíveis. (…) O bom profissional ou bom dirigente do Benfica é aquele que trabalha até ao fim, que a cada dia de trabalho pensa que tem mais alguma coisa para fazer e não sai do seu sítio porque não está feito aquilo que se costuma fazer. Com os atletas acontece a mesma coisa. (…)"

"Um agradecimento especial ao nosso amigo presidente Luís Filipe Vieira, porque tem sido, como todos nós sabemos, o grande mentor deste bom momento do Benfica nos últimos anos. Esperemos que possamos ir para o Marquês de Pombal festejar o Penta, porque seria mais uma grande alegria para nós, benfiquistas."

Ana Bacalhau na Gala Benfica Cosme Damião

Momento musical com Ana Bacalhau.

Rui Vitória

E não há vitórias e títulos sem grandes treinadores. São eles os próximos premiados com o galardão Cosme Damião Treinador do Ano.

O vencedor do Prémio Treinador do Ano é… Rui Vitória!

Seis títulos em duas temporadas e ainda uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças. Dois anos no Benfica, dois Campeonatos conquistados…

Para receber o galardão é chamado ao palco Rui Vitória.

“Boa noite a todos. Esta é sempre a minha palavra quando entro nas conferências de Imprensa, e aqui não podia passar sem ela. Primeiro, naturalmente, quero dar os meus parabéns a todos os nomeados. Este prémio seria muito bem entregue a cada um deles, muito mérito nos trabalhos que foram feitos, e também a todos aqueles treinadores que, não atingindo os êxitos ou vitórias, têm feito trabalhos fantásticos em prol do Benfica. Apetece-me, nesta altura, e quando começo a ouvir os acordes do meu amigo do maestro Nuno Feist e todas estas manifestações de Benfiquismo, dar os parabéns a todos aqueles que trabalham em prol do Benfica nas várias áreas da nossa sociedade que levam e elevam o nome do Benfica por esse Mundo fora e isso é motivo para todos nós ficarmos satisfeitos."

"Este prémio, é certo que é uma verdade de La Palisse, não é meu em exclusivo, naturalmente. Este prémio é, fundamentalmente, de todos os jogadores que tenho aqui à minha frente. Eles é que são, no fundo, os vencedores, eles é que ganham os jogos, eles é que representam o Benfica da melhor maneira, eles é que levam o nome do Benfica a toda parte do Mundo e têm representado tão bem nestes últimos anos. Primeiramente para eles, porque não há treinadores se não houver jogadores. Depois, à minha equipa técnica, de enorme qualidade, que muito me tem ajudado em todo este percurso, e, portanto, o meu agradecimento.”

Jonas

O próximo galardão é atribuído ao Futebolista do Ano. E para entregar esse prémio é chamado ao palco o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira.

O vencedor do Prémio Futebolista do Ano é… Jonas!

“O Benfica é tudo o que um jogador de futebol pode desejar. Com uma organização sem paralelo, uma torcida apaixonante, um estádio fantástico… enfim, jogar aqui é como tocar no céu”, disse Jonas no final da época passada. Chegou à Luz em 2014/15 para trazer alegria a todos os benfiquistas, sendo a sua veia goleadora alvo de rasgados elogios. Pulverizando recordes desde que chegou à Luz, o atual camisola 10 sagrou-se o melhor marcador em Portugal, em 2015/16. Foram muitos e para todos os gostos: de cabeça, de penálti, de pé direito ou de pé esquerdo…

Jonas é chamado ao palco e faz questão de subir com todos os companheiros de equipa. 

"Boa noite a todos. Confesso que falar aqui é difícil. Fiz questão de chamar todos os meus companheiros para estarem aqui neste momento. Primeiro quero agradecer a Deus por tudo o que estou vivendo no clube. Ter estes companheiros todos os dias no Seixal, nos jogos, fora de campo… Esta amizade faz-me uma pessoa ainda mais feliz. Não estaria a ganhar prémios sem vocês. Acordo com uma ambição e com uma alegria inexplicável de partilhar os treinos com todos. Nem nos meus maiores sonhos imaginava o que estou a passar neste clube. Agradeço a todos de coração, a todo o staff e em especial a vocês, meus companheiros. Boa noite. E viva o Benfica!"

 Ana Paula Marques

O próximo galardão destina-se ao Parceiro do ano de 2017, e para o entregar é chamado ao palco o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, João Costa Quinta. 

O vencedor do Prémio Parceiro do Ano é… a NOS! 

Em 2015, a NOS acordou a compra dos direitos sobre os jogos do Sport Lisboa e Benfica e de distribuição da BTV, num contrato inicial de três anos, que entrou em vigor a partir de 2016/2017. Já esta época, a continuidade da excelente relação da NOS com o Benfica manifesta-se na assinatura de um novo protocolo, concedendo à NOS o estatuto de “Official Communication Partner” e cimentando cada vez mais a sua uma relação institucional com o nosso clube.

Para receber o galardão sobe ao palco Ana Paula Marques, administradora executiva da NOS.

“Esta é uma noite de celebração! Dar os parabéns ao Sport Lisboa e Benfica, dirigentes, atletas, profissionais e adeptos, por uma História de 114 anos de amor à camisola! Quero agradecer em nome da NOS o reconhecimento desta parceria, temos feito um caminho de aposta no futebol português, promovendo valores universais de união, fair-play e competição saudável. Deixo aqui o compromisso de continuamos fortemente empenhado em criar uma experiência de futebol mais rica, colocando a tecnologia ao serviço deste desporto de eleição dos portugueses.”

Marina Paulino Gomes Monteiro

E para entregar o Galardão Mérito e Dedicação é chamado ao palco Duque Vieira, vice-presidente da Assembleia Geral.

O vencedor do Prémio Mérito e Dedicação é… Paulino Gomes Júnior!

O vencedor do Galardão Mérito e Dedicação, além de advogado, era também compositor de músicas para teatro de revista. Tornou-se sócio do Benfica aos 13 anos, em 1924, e foi eleito pela primeira vez para dirigente do clube em 1948. Foi também diretor do Jornal O Benfica, e é até hoje o responsável por mais edições, ao todo 819! Em 1953, tornou-se imortal para todos nós, quando escreveu a letra e a música “Ser Benfiquista”.

Para receber o galardão chama-se ao palco a neta de Paulino Gomes Júnior, Marina Paulino Gomes Monteiro.

“É um privilégio e uma honra, ser neta de quem sou, é um privilégio e uma honra receber esta distinção em nome da família. Ele merece este galardão. Muito obrigada à Direção do Sport Lisboa e Benfica.”

Marlene Sousa

E para entregar o próximo Galardão (Atleta de Alta Competição) é chamado ao palco o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Sílvio Cervan.

O vencedor do Prémio Atleta de Alta Competição é… Marlene Sousa!

No mundial de Hóquei de 2016, foi considerada a melhor jogadora da competição, vencendo a medalha de Ouro! Com a camisola do Benfica, já conquistou uma Liga Europeia, 3 campeonatos nacionais, 3 taças de Portugal e 3 supertaças!

Para receber o galardão é chamada ao palco a hoquista Marlene Sousa.

“Quero felicitar todos os nomeados! É uma honra estar a concorrer com estes nomes é inexplicável, não tenho palavras! Sinto um orgulho temendo, é o reconhecimento do que gosto mais de fazer, jogar Hóquei em Patins. Quero agradecer ao Benfica, ao presidente Luis Filipe Vieira, que permite que os nossos êxitos sejam uma certeza e não apenas uma miragem. Ao Domingos Almeida Lima, por todo o apoio, e ao Tiago Pinto, que apesar de estar em outras funções, está sempre connosco. Um obrigada à Rita Martins, uma referência como atleta e agora também nas novas funções de team manager. Ao presidente da Secção, Meireles, por nos considerar sempre as suas meninas. Obrigada à minha equipa, à equipa técnica, ao treinador Paulo Almeida por tudo o que me tem ensinado nos últimos anos. Este prémio é de todos!”

Mais um momento musical. No palco, uma performance de bailarinos e atletas de Parkour real/virtual.

Avelino Almeida

E para entregar o Galardão Casas do Benfica é chamado ao palco Jorge Arrais, secretário da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica.

O vencedor do Prémio Casas do Benfica é… Algueirão – Mem Martins!

A expansão do nome do Benfica também se deve às suas Casas. Em Portugal, são 261, espalhadas por todo o país. E no resto do mundo, em cinco continentes, são 48 as Casas que levam o nome do Benfica pelo planeta fora, de África à América do Norte, da América do Sul à Ásia. Em cada casa do Benfica no mundo fala-se português, tornando o nosso clube um dos principais embaixadores da nossa cultura e da nossa identidade. 

Recebe o galardão Avelino Almeida, presidente da casa do Benfica de Algueirão – Mem Martins.

“Quero agradecer a toda a estrutura do Sport Lisboa e Benfica que nos facultou este prémio e todo apoio que dão a esta Casa e a todas as outras. Benfiquistas, nas casas do SLB têm as mesmas regalias que no Estádio, por exemplo ao nível de Bilhética. É um orgulho representar o Benfica. Obrigado a todos."

Inês Fernandes

E para entregar o Galardão Modalidade é chamado ao palco o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Domingos Almeida Lima.

O vencedor do Prémio Modalidade é… Futsal feminino!

Durante a época de 2016/17, houve uma equipa do Sport Lisboa e Benfica que conquistou um Triplete. A equipa de Futsal feminino venceu a época passada o Campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça. A essas saborosas vitórias, juntou ainda a Taça de Honra da APL. Foi uma época inesquecível, marcada por muitas vitórias e apenas duas derrotas. No jogo do título as nossas meninas golearam o Golpilheira por 11-0. E pelos vistos, a vontade de vencer não se extinguiu e, já esta época, a equipa de Futsal feminino conquistou também a Supertaça em 2017 e Taça de Honra da APL.

Para receber o galardão sobe ao palco a futsalista Inês Fernandes. 

“É um orgulho tremendo estar aqui, como atleta e adepta! Uma palavra a todos os outros nomeados que, com devoção e glória, representaram o Clube como nós. Quero agradecer a toda estrutura do Benfica, pela forte e sustentada aposta. Fizemos o que mais ninguém conseguiu em 2017 e somos a equipa com mais títulos em Portugal. Este ano queremos fazer o mesmo! À minha equipa, a todo o staff, é um orgulho tremendo ser a vossa capitã. Um beijinho especial ao Domingos Almeida Lima, Armindo Cordeiro, Alípio Matos, Salvador, Rita Martins. Rumo ao Penta, meu Benfica.”

João Cunha

É chamado ao palco Álvaro Dâmaso, presidente da mesa da Assembleia Geral da Benfica Futebol SAD, para entregar o Galardão Inovação.

O vencedor do Prémio Inovação é… Kick Up Sports Innovation!

Kick Up Sports Innovation é uma plataforma de inovação para apoiar a próxima geração de start-ups da indústria do desporto. Em parceria com o Sport Lisboa e Benfica, desenvolveu um programa onde muitas start-ups tiveram a oportunidade de criar, executar e validar o seu modelo de negócio. Foi num espaço dentro do Museu Benfica - Cosme Damião que as startups testaram soluções relacionadas com os seus recursos humanos, infraestruturas e eventos. 

Para receber o Galardão Inovação sobe ao palco João Cunha.

“Duas notas de agradecimento: primeiro ao Benfica, em particular, ao Domingos Soares de Oliveira. Apresentar uma proposta a um clube como o Benfica é automaticamente uma aposta ganha. A todos os que estiveram envolvidos neste projeto, um muito obrigado."

Carlão

Primeiro momento musical da noite. Sobem ao palco os Benfiquistas João Gil e Carlão. “125 Azul”, dos Trovante, foi o tema escolhido.

Luís Nascimento

É chamado ao palco José Eduardo Moniz, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, para entregar o Galardão Formação.

O vencedor do Prémio Formação é… a equipa de Iniciados A (Sub-15)! 

Para receber o galardão é chamado ao palco o técnico Luís Nascimento.

Em 2016/17, a equipa de iniciados A do Benfica distinguiu-se com a conquista do Campeonato Nacional, pelo segundo ano consecutivo. O Sporting terminou as duas primeiras fases no 1.º lugar, mas na terceira e última fase da prova, os jovens encarnados venceram todos os 10 jogos. Na penúltima jornada os benfiquistas, que apenas necessitavam de um ponto para se sagrarem campeões, defrontaram a equipa leonina. Depois do triunfo por 3-1, festejaram o título, com um total de 30 vitórias3 empates e apenas 2 derrotas, somando 142 golos marcados e apenas 19 sofridos.

“É uma honra estar aqui em representação do Futebol Formação do Benfica, em particular dos Iniciados. Muito obrigado a todos os Sócios e Simpatizantes do Clube que votaram na nossa equipa e que permitiram esta vitória. Quero realçar o trabalho, a caminhada da nossa equipa, fruto do trabalho de muitos profissionais ao longo de muitos anos. Uma palavra a todos os jogadores que têm trabalhado connosco nos últimos anos. Resta esperar que continuem a trabalhar, aprender e evoluir para que um dia possamos ver alguns deles na equipa principal."

Vasco Vasconcelos

Para entregar o Galardão Carreira o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Fernando Tavares.

O vencedor do Prémio Carreira é… Vasco Vasconcelos!

Para receber o galardão é chamado ao palco Vasco Vasconcelos. 

Com apenas 17 anos, ingressou na primeira categoria do andebol do Benfica. Foi uma carreira de luxo, 20 anos ao serviço do Benfica e da Seleção Nacional. Distinguiu-se por ser um praticante exímio de andebol, ao serviço do Benfica e de Portugal. Marcava livres de 7 metros como ninguém e entrou para a história como o melhor ponta-esquerda de sempre!

irmão Rúben Dias

O vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, João Varandas Fernandes, vai revelar o primeiro vencedor da noite…

O vencedor do Prémio Revelação é… Rúben Dias!

Para receber o galardão é chamado ao palco o irmão do central, Ivan Dias.

A 16 de setembro de 2017, estreou-se na Equipa Principal com apenas 20 anos, sendo esta uma carreira que está apenas no início. Formado no Caixa Futebol Campus, Rúben Dias foi Campeão Nacional de Iniciados e Juvenis. Na época 2016/17, além de jogar na equipa B, capitaneou o onze que chegou à final da UEFA Youth League. 

Espero recuperar da melhor maneira para ajudar a equipa. Obrigado a todos”, disse Rúben Dias numa mensagem de vídeo. 

A abrir a noite, o discurso do presidente Luís Filipe Vieira.

Esta noite, premeiam-se aqueles que mais se destacaram no ano de 2017.

Arranca a Gala Benfica Cosme Damião 2018, com apresentação de Cláudia Vieira e Luís Costa Branco.

Gala

Por altura do 114.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica – fundado a 28 de fevereiro de 1904 –, premeia-se quem mais se evidenciou durante um ano recheado de conquistas. São, ao todo, 29 os nomeados distribuídos por seis categorias: Revelação, Formação, Modalidade, Atleta de Alta Competição, Treinador do Ano e Futebolista do Ano.

NOMEADOS POR CATEGORIA  

Prémio Revelação

 

Prémio Formação

  • Basquetebol (Sub-14)

  • Equipa Júnior Masculina de Atletismo

  • Futsal (Sub-20)

  • Hóquei em Patins (Juniores)

  • Iniciados A (Sub-15)

 

Prémio Modalidade

 

Prémio Atleta de Alta Competição

 

Prémio Treinador do Ano

 

Prémio Futebolista

  • Eduardo Antonio Salvio

  • Jonas Gonçalves Oliveira

  • Luís Miguel Afonso Fernandes - Pizzi

FOTOGRAFIAS DISPONÍVEIS PARA COMUNICAÇÃO SOCIAL NO PRESS CENTER

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar