Basquetebol

26 abril 2018, 13h40

José Ricardo

José Ricardo orienta o treino da equipa de basquetebol do Benfica

A equipa do Benfica vai a jogo na 8.ª jornada da 2.ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Na sexta-feira, às 21h00, os encarnados recebem no Pavilhão Fidelidade o V. Guimarães, adversário que João Ricardo conhece "muito bem".

“Vamos defrontá-los pela quinta vez nesta temporada. É uma equipa muito espaçada em ataque, jogam muito na base do bloqueio direto central e naquilo que resulta das vantagens criadas por esse movimento tático entre dois jogadores. A partir daí, se não tiverem um lançamento rápido, andam a jogar um contra um com qualquer um dos jogadores. Mesmo os jogadores interiores colocam a bola no chão e jogam a partir do perímetro. Não é uma equipa que normalmente castigue os adversários com bolas nas posições de poste-baixo, normalmente os próprios postes saem para jogar em posições faciais ao cesto”, pormenorizou o treinador do Benfica, José Ricardo, em declarações à BTV.

“Estamos à espera de muitas situações de um contra um, com muito espaço em ataque e muitos jogadores espaçados entre si. Não estamos à espera de movimentos atacantes prolongados no tempo. É uma equipa que aumenta o número de posses de bola, joga mais depressa e é igualmente uma equipa defensiva nas ações de um contra um”, acrescentou o treinador.

José Ricardo admite que a diferença de jogar em casa ou fora está apenas na eficácia da equipa minhota.

“É uma equipa que em casa é muito forte, reduz os seus ataques a cinco, seis, sete segundos e não tem medo de atirar lançamentos rápidos em posições relativamente afastadas do cesto. Não tem os mesmos níveis de eficácia fora e vamos fazer tudo para que esses níveis de eficácia continuem a ser aqueles que têm sido até agora”, afirmou o treinador.

Texto: Márcia Dores e Luís Afonso Guerreiro

Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas