Futebol

27 abril 2018, 15h56

Benfica-Tondela

Salvio e Cláudio Ramos no Benfica-Tondela de 2016/17

Dois jogos, 180 minutos, oito golos marcados! Este é o resumo de um curto registo histórico entre o Benfica e o Tondela para a Liga NOS no Estádio da Luz. Porém, há muito mais para esmiuçar e o Site Oficial traz os números que comprovam a importância do coletivo no desenho das duas vitórias.

O treinador do Benfica, Rui Vitória, vem evidenciando, desde que está na Luz, a importância do coletivo em torno do sucesso e dos títulos. Os dois desafios entre as águias e os beirões na Catedral, e a forma como foram construídos os golos, dão-lhe razão.

O primeiro embate aconteceu em 2015/16. Decorria a 26.ª jornada de uma Liga que terminaria com os festejos do Tricampeonato. Na Luz, o Benfica superiorizou-se ao Tondela com um claro 4-1. Todos os sectores participaram. Uns com golos, outros com assistências e um ainda marcando presença nas duas vertentes do golo.

Na hora dos festejos, Jardel (defesa), Jonas e Mitroglou (ataque) bateram Cláudio Ramos. Mas para que haja golos é preciso que alguém saiba construir. Uma vez mais, a defesa marcou presença, representado, de novo, por Jardel, que assistiu Mitroglou; Gaitán (meio-campo) fez os passes decisivos para os tentos de Jardel e o primeiro de Jonas no jogo.

Na época seguinte, nova chapa 4, desta feita sem golos concedidos. Jogava-se a 18.ª jornada da Liga NOS e o resultado foi construído no segundo tempo.

A linha média esteve especialmente produtiva no capítulo dos golos. Pizzi (2) e Rafa (meio-campo) e Jonas (ataque) superiorizaram-se a Cláudio Ramos.

Curioso o facto de os três sectores terem participado com assistências. Samaris (meio-campo) assistiu Pizzi; Nélson Semedo (defesa) fez o passe para o bis de Pizzi; Jonas (ataque) lançou Rafa para uma “chapelada” que deixou o guarda-redes do Tondela desamparado.

Este sábado, às 18h15, há novo embate entre estes dois emblemas no Estádio da Luz. Os bilhetes para a 32.ª jornada da Liga NOS encontram-se à venda.

Pizzi

BENFICA-TONDELA VISTO AO PORMENOR

Época Resultado Golos por sector Assistências por sector
2015/16 4-1 Defesa: Jardel (11’); ataque: Jonas (24’ e 69’) e Mitroglou (87’) Defesa: Jardel (87’); meio-campo: Gaitán (11’ e 24’)
2016/17 4-0 Meio-campo: Pizzi (59’ e 76’) e Rafa (84’); ataque: Jonas (90’) Defesa: Nélson Semedo (76’); meio-campo: Samaris (59’); ataque: Jonas (84’)

 

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas