Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica levou a melhor sobre o Moreirense (1-0) na jornada de encerramento da Liga NOS e terminou como vice-campeão, assegurando acesso à fase eliminatória da Liga dos Campeões.
13 maio 2018, 20h19
Equipa do Benfica festeja o golo da vitória sobre o Moreirense
Com linhas recolhidas para encurtar espaços e defendendo quase sempre com os 11 jogadores bem dentro do seu meio campo, o Moreirense deu que fazer ao Benfica na primeira parte. A predisposição de cautela máxima do adversário minhoto forçava a equipa benfiquista a ser combinativa e a promover uma circulação de bola rápida, a toda a largura do terreno de jogo.
Houve velocidade no primeiro tempo, mas era necessário ser ainda mais rápido, incisivo e profundo na zona ofensiva para criar oportunidades de golo flagrantes como a que foi construída aos 18’ por Cervi (no cruzamento) e Jonas (na finalização para fora).
Com dificuldades para romper a última linha do conjunto minhoto, o Benfica, variando o protagonista da execução, foi disparando de fora da área (Grimaldo, Pizzi e Jonas tentaram), mas sem o sucesso pretendido. E o intervalo chegou sem que se agitasse o marcador: 0-0.
Na cabeça dos jogadores comandados por Rui Vitória estava claro o que era preciso fazer para desmontar a organização defensiva do Moreirense: dar mais gás às ofensivas. E foi com esse propósito que a equipa abordou os minutos iniciais do segundo tempo, ganhando pontapés de canto e aumentando a pressão no ataque.
Aos 50’, o Benfica explorou o corredor esquerdo, Grimaldo cruzou e Alfa Semedo, com o braço direito, intercetou o esférico no interior da grande área: penálti! De regresso à titularidade, Jonas não tremeu na marca dos 11 metros e enganou o guarda-redes: bola para a direita, guarda-redes para a esquerda (1-0).
Na frente do resultado, o Benfica jogava também em dois tabuleiros: na Luz e no Estádio do Marítimo, onde sabia que o Sporting, concorrente na luta pelo segundo lugar, estava em derrapagem. A entrada de Samaris (rendeu Pizzi aos 70’) deu músculo e energia ao meio-campo, concedendo maior margem a Salvio, Zivkovic e Cervi para se soltarem adiante, porque era importante procurar o 2-0 e, por outro lado, não permitir que o Moreirense acreditasse que poderia igualar o desafio.
Jonas, melhor marcador da Liga NOS com 34 golos apontados, cedeu a Raúl o papel de referência ofensiva aos 78’. Fresco, o mexicano agitou as águas na zona ofensiva, numa fase do encontro onde se transpirava mais do que se criava. Keaton Parks ainda foi a jogo no Benfica (substituiu Salvio aos 90’+2’), mas a partida terminaria pouco depois, com várias certezas do quadro das estatísticas. Uma delas é esta: em três épocas sob o comando técnico de Rui Vitória, a equipa do Benfica ficou sempre acima dos 80 pontos no Campeonato.
As águias já sabem quando iniciam a campanha europeia em 2018/19: os jogos da 3.ª pré-eliminatória da Champions estão marcados para 7/8 e 14/15 de agosto, e os do play-off para 21/22 e 28/29 do mesmo mês.
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024