10 de novembro de 2017, 01h50

Luís Filipe Vieira: “Usaram os emails só para criar medo e condicionar”

Futebol

Sem papas na língua, o presidente do Benfica, numa longa entrevista à BTV, varreu toda a atualidade informativa, dos assuntos mais simples aos mais complexos e "revoltantes". No caso mais mediático, apontou sobretudo o dedo ao FC Porto e às estratégias "sórdidas", apelando à celeridade da justiça para reparar o bom-nome do Clube e castigar os autores de práticas criminosas.

Numa longa entrevista à BTV, o presidente do Benfica passou em revista todos os temas quentes da atualidade.

No auditório do Museu Benfica - Cosme Damião, com espaço para perguntas dos adeptos presentes, Luís Filipe Vieira falou demoradamente sobre o caso dos emails e das notícias que dão conta de investigações em curso por suspeita de crimes de corrupção cometidos por pessoas ligadas ao clube. O presidente foi contundente nas explicações, denunciando "estratégias" de quem tem somado insucessos nos últimos anos e agora está "desesperado" e "faz de tudo para ganhar", apontando claramente o dedo ao FC Porto, mas também ao Sporting.

"Não há nem nunca haverá corrupção no Benfica"

Teme ou não que no processo dos emails algo acabe mal para o lado do Benfica?

Com toda a frontalidade: não há nem nunca haverá corrupção no Benfica. Que fique muito claro para os benfiquistas. O que há é um crime cometido ao Sport Lisboa e Benfica há seis meses. E esse crime tem-se repetido semanalmente. Não estávamos preparados para um crime organizado como este, nem pensávamos que fosse possível suceder. Não estou preocupado com nenhum email. Há dois clubes em Portugal, um que não ganha um campeonato há 15 anos, outro que estava habituado a ganhar muito, mas nos últimos quatro anos nada ganhou... Nesse espaço quiseram sempre pôr em causa os nossos títulos. Ou era o Vítor Pereira… E deixe-me lembrar que Vítor Pereira esteve vários anos no Conselho de Arbitragem, o FC Porto ganhou seis campeonatos e o Benfica quatro. Quer dizer que quando o FC Porto ganhou, Vítor Pereira era uma pessoa sensacional; quando passou o Benfica a ganhar, Vítor Pereira deixou de ser sensacional. O FC Porto tem andado um pouco desesperado e ao pontapé para a frente. Fez aquilo que considero um crime: enxovalhou e atentou contra a instituição Sport Lisboa e Benfica. Tentou, e tem conseguido, intimidar e condicionar tudo e todos; criar medo. Lembro-me do jogo com o Aves, em que tivemos quatro capangas atrás de nós, precisamente identificados com esses senhores. O FC Porto não consegue recriar o Apito Dourado com estes árbitros, porque não são subornáveis, mas conseguiu condicionar tudo e todos. Para nós foi muito importante que houvesse a investigação que houve. Estiveram no Sport Lisboa e Benfica, foram a minha casa…

Luís Filipe Vieira

Confirma as buscas da Polícia Judiciária?

Confirmo, sem problema. Ainda bem que foram a minha casa. Sem problemas, deixei tudo no meu gabinete: livro de apontamentos, de contratações, Ipad, tudo… De certeza absoluta que não está lá nada a condicionar quem quer que seja ou a prometer o que quer que seja. Repare que não fugi para fora do país. Eu estava cá. Foram a minha casa e eu estava lá. Sem problema. Temos de ter a noção exata de que estes senhores – eu nem falo da instituição FC Porto – tentaram enxovalhar uma marca que é se calhar a mais prestigiante deste país e que é reconhecida mundialmente. A única coisa que pedimos à justiça portuguesa é que seja célere, porque temos de atuar perante estes senhores, que terão de pagar uma fatura bastante elevada. Não estamos no futebol para ganhar de qualquer maneira. Ganhamos com muito trabalho. Agora falam de bilhetes… Mas há alguém neste país, nomeadamente os três grandes, que não oferece bilhetes a qualquer instituição que lhes peça? De certeza que não está em lado nenhum pagamento de viagens para o Brasil, ou a prometer mundos e fundos a quem quer que seja. Se na realidade eles tivessem alguma prova de que havia algo que o Benfica tentou corromper quem quer que seja, de certeza que iam com aqueles documentos todos entregar ao Ministério Público. Mas o que eles fizeram foi a política do desgaste, do medo. O que se está a refletir hoje na arbitragem é notório. Até o próprio Conselho de Arbitragem se sente condicionado até nas nomeações, é flagrante.

"O Conselho de Arbitragem não protege os árbitros. Denunciem o que se passa..." 

Acha que se nota nas nomeações?

Então não vê? Fábio Veríssimo, João Pinheiro e Manuel Mota não apitam o Benfica porquê? O Fábio Veríssimo ainda agora no último jogo do FC Porto durante a semana foi enxovalhado nas redes sociais por elementos identificados com o FC Porto. Depois foi para o jogo, dois penáltis (não assinalados) que toda a gente viu… Coitado, está ali condicionado. Mas o Conselho de Arbitragem também não protege os árbitros. Não sei por que não denunciam publicamente as ameaças que têm sofrido. O próprio presidente da Federação Portuguesa de Futebol denunciou isso, mas deveriam ser os árbitros a dizer publicamente o que se tem passado com eles e com as famílias. É muito bonito pôr o odioso em cima do Benfica, esta campanha vergonhosa que fizeram, e depois condicionar tudo e todos. Já passei por isso e estou à vontade. Já me assaltaram a casa duas vezes, já me atiraram paralelepípedos para cima do carro… A prova mais flagrante foi o que nos fizeram em Aves. Tínhamos quatro capangas atrás de nós. Todos Super Dragões. A ameaçar o Paulo… “Ah, se não estivesse a empresa de segurança partíamos estes gajos todos”. Aquela situação que se viveu no final no jogo não foi nenhum adepto do Benfica, foi aquela tropa toda. Este clima de medo e de intimidação vai continuar.

"Não vamos ter medo deles"

Como é que pode acabar?

Não vamos ter medo deles. Se algum destes clubes não ganha o campeonato, o que é que será deles? O que será daquela direção do FC Porto, que está neste momento intervencionado pela UEFA, se ficar cinco anos sem ganhar um campeonato? Isto foi para desviar as atenções de toda a gente. Mais: isto é revoltante… O pioneiro nos consultores foi o FC Porto nos anos de 1980, com António Garrido. Hoje, um observador deixa a sua carreira e tem emprego logo num clube.

Está a falar de Hernâni Fernandes no Sporting?

Hoje está na moda ter esses consultores para os jogadores saberem o que é um fora de jogo ou uma entrada por trás. Deve ser por causa disso… Tudo o que têm feito até agora é uma campanha vergonhosa contra o Sport Lisboa e Benfica. Tudo o que ganhámos foi ganho dentro do campo e pelos nossos profissionais. Desde que existe o VAR, o Benfica foi pioneiro nos títulos.

O Ministério Público abriu um inquérito para apurar se os alegados emails do Benfica foram obtidos por crime informático e se há crime também na forma como são divulgados pelo FC Porto. Houve um jornal que escreveu que o Benfica vai pedir 50 milhões de indemnização ao FC Porto. Confirma?

Nunca pensei que valesse tudo no futebol português para ganhar. Insisto neste ponto: não há corrupção no Benfica. E os sócios do Benfica podem estar à vontade.

Luís Filipe Vieira

"Investigue-se quem é que mudou o balneário para o lado dos árbitros"

Entregar convites é uma das acusações que fazem ao Benfica…

Essa história dá-me vontade de rir. Veja quem é o árbitro que esteve no camarote do FC Porto. Está no “Record”…

Manuel Oliveira?

Não sei, não vou por aí… Olhe, investigue-se isso. Nunca almocei com um árbitro; nunca me encontrei com qualquer árbitro. Nunca fui malcriado para nenhum árbitro, nunca estive no túnel ao intervalo, quando estava a perder ou a empatar, a chamar “filho da puta” a esse árbitro… Nunca fui bater à porta no final do jogo a gritar “Benfica, Benfica”. Nunca intimidei nenhum árbitro em minha casa.

Quem é que já fez isso?

Investigue-se quem é que faz isso quando está a perder ou empatado ao intervalo. Olhe, não mudei o meu balneário para o lado do balneário dos árbitros.

"É o desespero completo, têm de ganhar de qualquer maneira"

Há rivais que fizeram isso?

Vá-se investigar quem é que mudou o balneário… Quem é que tentou entrar no balneário de um árbitro e depois quando foi feita a queixa as imagens desapareceram, não havia imagens. As nossas estão lá sempre, desde que começa até que acaba. É altura de as coisas mudarem, senão qualquer dia há um desastre sério. Apelo à nossa justiça que seja célere, porque não podemos ter o nome manchado como temos. Conseguiram condicionar muita gente. Uma dessas pessoas que estavam atrás de mim todas as semanas brinca nas redes sociais com o meu nome. Se fosse uma mulher ainda entendia. Também não percebo como é possível o presidente do Aves permitir que gente identificada com o FC Porto esteja no nosso camarote, a ameaçar, a mandar bocas… Onde é que isto já chegou? É o desespero completo, têm de ganhar de qualquer maneira.

Acha que a aliança entre FC Porto e Sporting vai quebrar-se?

Um já perdeu, de certeza. E toda a gente sabe quem é que perdeu. É histórico: sempre que faz aliança fica pelo caminho.

É o Sporting?

Não interessa. Bem podem ir buscar 5/6 jogadores em janeiro, não vão ganhar nada. E depois não comecem a falar dos árbitros, porque eles é que fazem tudo para não ganhar.

Entrevista Luís Filipe Vieira

Está a falar do Sporting?

Não sei, investigue-se também. Fazem tudo para não ganhar. O presidente não fala com o treinador, o treinador não fala com o presidente… É uma confusão generalizada.

Uma acusação feita neste processo dos emails é que o Benfica reclamou a nota de um árbitro num jogo entre o Benfica e o FC Porto…

Isso dá-me vontade de rir. Era um direito que nos assistia. Vão investigar quem é que durante estes anos todos mais reclamou, se foi o Benfica, o FC Porto ou Sporting… Até nos juniores reclamavam. O Benfica fez o que o regulamento permitia quando entendia que o árbitro o tinha prejudicado ou tinha estado menos bem, em vez de eu estar a dar entrevistas. O mais giro é que uns reclamavam e falavam… Uns diziam que só os burros é que falavam dos árbitros, mas depois quando eram prejudicados, falavam. Se investigarem, vão ver que o Benfica não estava à frente do campeonato das reclamações.

Um dos principais visados em todo este processo tem sido Paulo Gonçalves. Mantém a confiança nele?

Até o Pedro Guerra já foi acusado, vejam bem…

Também pode juntar Pedro Guerra na análise.

Paulo Gonçalves, além de ser meu amigo, é um grande profissional e é um homem que vive e defende intransigentemente o Benfica. Nada se pode apontar ao Paulo.

E Pedro Guerra?

Mas o que é que o Pedro Guerra sabe de arbitragem? Há um penálti e ele pergunta a 20 pessoas se é penálti ou não é. Vê um lance, pensa que é penálti… Se o António Rola lhe diz que não é, o Pedro Guerra é capaz de perguntar a mais 20 pessoas.

Texto: João Sanches, Filipa Fernandes Garcia e Marco Rebelo

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar