Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador do Benfica revelou o que tinha pedido aos jogadores antes do jogo e a resposta dada não poderia ter sido melhor…
06 janeiro 2019, 21h02
Bruno Lage
No final do desafio, o treinador analisou as principais incidências, revelou que este momento foi um marco na sua carreira, contudo, o elogio e o mais importante foi a postura da equipa e a exibição convincente da mesma. Reconquistar o público, mostrarem que homens são e que equipa querem formar: foi este o mote dado pelo técnico às águias…
"Foi um bom jogo, com duas partes distintas! Os primeiros 20 minutos a tentarmo-nos encontrar na partida, o Rio Ave foi melhor aí, aproveitou muito bem esse nosso desencontro e chegou à vantagem, mas estivemos sempre confiantes, tranquilos, reorganizámo-nos, reerguemo-nos e a capacidade de superação dos atletas foi magnífica. Os três pontos e a exibição desses 20 minutos para a frente devem-se fundamentalmente a eles e ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos."
"Foi algo em que pensei quando assumi. Tentar aproveitar o facto de termos vários pontas de lança e alterar o sistema, mas isso agora vale o que vale… Se fosse sempre assim, jogar com dois pontas de lança e cada um deles marcar dois golos, todas as equipas jogavam em 4x4x2. Foi apenas uma opção, até porque ao longo dos anos, anteriormente, já se tinha jogado em 4x4x2 e conquistado várias coisas, e em 4x3x3 também, estes jogadores têm essa capacidade. A equipa terminou o último jogo em Portimão a jogar-se em 4x4x2, com atitude e posicionamento muito positivo, e eu tentei tirar partido disso."
"Vocês olham muito para o sistema, mas não olham para a dinâmica do sistema. Independentemente de onde jogava, eu via era um João a jogar muito bem entrelinhas e apenas isso. É como vocês dizerem que nós, na equipa B, jogamos em 4x3x3… Então, convido-vos e faço-vos o desafio de olharem para o nosso jogo e verem se é mesmo assim.. Porque temos três médios? Se amanhã colocar um central a ponta de lança, estou a jogar em que sistema? Não olhem para os jogadores, para as posições, olhem para as dinâmicas e para os espaços que ocupam."
"O que senti neste jogo é que, para além do aspeto defensivo, em determinados momentos podemos ter mais a bola e, a partir daí, evitar que em situações de transição a equipa fique exposta. Mas o futuro é treinar amanhã!"
"O mais importante é olhar para aquilo que foi feito, para os jogadores. Os treinadores algumas vezes são aplaudidos, outras vezes não são, mas o mais importante foi o trabalho que os jogadores fizeram… É verdade que é um marco na minha carreira, é a estreia na I Liga, aqui no Estádio da Luz, com uma vitória, uma exibição convincente, mas o mais importante foi aquilo que os jogadores fizeram, o trabalho que têm vindo a realizar e, acima de tudo, aquilo que lhes pedi, reconquistarem este público, mostrarem os homens e os jogadores que são e a equipa que querem formar… É esse o caminho e logo se vê o que vai acontecer mais à frente!"
"Sinceramente, no primeiro dia, falei um minuto com o Presidente, que me disse para eu preparar o jogo com o Rio Ave, e no dia seguinte falei um minuto com o Rui Costa, que me disse que a partir de agora eu era o treinador do Benfica, que era eu que mandava. A partir daí, marquei treino para amanhã, e esse é o nosso futuro, o amanhã, e o treino de amanhã."
"Senti um total apoio de uma estrutura muito forte. O Presidente foi muito claro, muito simples: 'O míster Rui saiu, temos de preparar o treino de amanhã e o jogo com o Rio Ave'; e no dia seguinte o Rui Costa disse-me: 'És o treinador da equipa A, as pessoas têm de perceber isso, e independentemente do tempo que estiveres, tens de sentir isso.' E foi isso que aconteceu! Nestes dias, o meu foco foi estar concentrado e preparar o jogo."
"Quero enviar um abraço ao míster Rui Vitória. Não nos podemos esquecer do trabalho realizado ao longo dos últimos três anos e meio, seis títulos conquistados no total e um trabalho fantástico com estes jogadores. Durante seis meses tivemos uma relação de amizade e profissionalismo, enquanto treinadores da equipa A e da equipa B."
"Chegámos, conversámos com os jogadores, procurámos treinar, perceber as reações e depois ter feelings sobre isso. Tive um feeling de jogar em 4x4x2 e era preciso ter mais pontas de lança no banco, mais alternativas. O jogador que fica fora da convocatória não está longe de jogar, às vezes está mais perto do que aquele que vai ao banco."
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024