28 de janeiro de 2019, 11h09

Liga NOS: raio-X do Boavista

Futebol

O adversário do Benfica está perto da linha de água, vem de três derrotas e apresenta-se na Luz com novo treinador.

O Benfica está de regresso às lides da Liga NOS. O Estádio da Luz recebe a partida da 19.ª jornada, diante do Boavista, às 19h00 de terça-feira, dia 29 de janeiro.

Agora comandados por Lito Vidigal – saiu do V. Setúbal e substituiu Jorge Simão, estreando-se neste jogo na Catedral –, os axadrezados encontram-se na 15.ª posição – uma acima dos lugares de despromoção – com 16 pontos, fruto de quatro triunfos e quatro empates em 18 rondas realizadas. O Boavista chega à Luz numa fase menos boa de resultados: três derrotas em outros tantos jogos, sendo que conta com cinco desaires nas últimas seis partidas.

Raio-X do Boavista

O ciclo começou nos oitavos de final da Taça de Portugal (0-1, frente ao V. Guimarães), continuou com o Moreirense, fora de portas (2-1), e teve a exceção com a vitória ante o V. Setúbal (1-0) na 15.ª jornada da Liga NOS. A partir daqui, só derrotas! 1-0 diante do SC Braga, 0-1 com o Marítimo e 0-2 com o Portimonense, partida em que Jorge Simão lançou o seguinte onze inicial, em 4x3x3: Helton Leite; Edu Machado, Gonçalo Cardoso, Neris, Talocha; Idris, Rafael Costa, Matheus Índio; André Claro, Mateus e Rafael Lopes.

Já o onze-tipo, com os mais utilizados, apresenta-se em 4x4x2: Helton Leite; Carraça, Gonçalo Cardoso, Neris, Talocha; Rafael Costa, David Simão, Fábio Espinho, Rochinha; Mateus e Rafael Lopes.

Do onze com os mais utilizados, destaque para a possível ausência de Fábio Espinho, ainda a recuperar de lesão. O português junta-se a Obiora, Yusupha e Sparagna no boletim clínico.

Por outro lado, Lito Vidigal viu o seu novo clube ir ao mercado no mês de janeiro. Até ao momento, chegaram ao Bessa Perdigão, Gustavo Sauer e Alberto Bueno, homens com características ofensivas.

Raio-X do Boavista

Top 5 marcadores (todas as provas)

JOGADOR GOLOS
Mateus 4
Rafael Lopes 3
Rochinha 2
Fábio Espinho 2
David Simão 2

Até ao momento, os portuenses contam com 21 golos marcados em todas as competições (12 na Liga NOS). Particularizando, realce para Mateus, com quatro remates certeiros, bem secundado pelo companheiro de ataque Rafael Lopes, com três.

Raio-X do Boavista

Top 5 assistentes (todas as provas)

JOGADOR PASSES PARA GOLO
Rafael Costa 4
Fábio Espinho 3
Edu Machado 2
Mateus 1
Rochinha 1

Para que haja golos, é necessário o passe decisivo. A designada assistência para golo é item dominado pelo médio-centro Rafael Costa. O brasileiro já realizou quatro passes para os companheiros finalizarem. Na perseguição vão Fábio Espinho e Edu Machado, com três e duas assistências, respetivamente.

Raio-X do Boavista

Top 5 rematadores na Liga NOS

JOGADOR REMATES
Rafael Costa 31
Rochinha 26
Rafael Lopes 24
Mateus 24
Carraça 18

Não sendo um dos conjuntos mais rematadores da Liga NOS, o Boavista está na média praticada na prova. Os 205 disparos realizados consagram uma média de 10 por cada 90 minutos de jogo. A eficácia de acerto na baliza contrária cifra-se nos 28%, com a curiosidade de mais de metade dos remates (109) terem sido efetuados de fora da área.

Também neste particular Rafael Costa se destaca. Lidera o top 5 da equipa, com 31 remates, seguindo-se Rochinha (26), Rafael Lopes (24) e Mateus (24).

Raio-X do Boavista

Top 5 cruzamentos na Liga NOS

JOGADOR CRUZAMENTOS
Talocha 53
Carraça 33
Mateus 30
Edu Machado 26
Fábio Espinho 23

O Boavista é uma das equipas que menos recorrem aos cruzamentos. Tem 248 até ao momento, sendo que a média da Liga Portuguesa está nos 283. Com uma média de 13 por desafio, destaque para o equilíbrio existente entre os flancos: 125 cruzamentos saem do direito e 120 do esquerdo.

O defesa-esquerdo Talocha é o rei dos cruzamentos nos axadrezados, com 53. Mais longe está Carraça, com 33.

Raio-X do Boavista

Top 5 passadores na Liga NOS

JOGADOR PASSES
Talocha 572
David Simão 526
Neris 521
Rafael Costa 439
Idris 338

Não sendo uma equipa confortável em posse de bola (49% contra 51% dos opositores), o Boavista não é dos emblemas com mais passes efetuados na Liga NOS. Soma 5549 passes (284 por jogo) e apresenta um acerto de 78%.

Talocha surge aqui, mais uma vez, na frente do pelotão (572 passes). No top 5, acima dos 500 passes feitos, estão David Simão (526) e Neris (521).

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Liga Portugal

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar