2 de fevereiro de 2019, 17h21

Liga NOS: Raio-X do Sporting

Futebol

O adversário do Benfica é o 4.º classificado da prova e vem de um empate (1-1) frente ao Vitória de Setúbal na última jornada.

Depois do triunfo sobre o Boavista por 5-1, segue-se o dérbi de Lisboa frente ao eterno rival. O Benfica desloca-se ao Estádio José Alvalade para defrontar o Sporting na 20.ª jornada da Liga NOS, às 17h30 de domingo. Os leões encontram-se na 4.ª posição com 39 pontos, fruto de 12 vitórias, três empates e quatro derrotas.

Na primeira volta da Liga NOS (3.ª jornada), a 25 de agosto de 2018, registou-se um empate (1-1) entre águias e leões no Estádio da Luz. Nessa altura José Peseiro ainda era o técnico dos verde e brancos – seria despedido em novembro e rendido por Marcel Keizer, depois de um curto período de transição assumido por Tiago Fernandes.

O primeiro mês do ano 2019 começou com um triunfo para os de Alvalade (2-1, frente ao Belenenses), seguindo-se uma derrota forasteira contra o Tondela pelo mesmo resultado. Na 16.ª jornada disputou-se o Sporting-FC Porto, que teve como resultado final um empate sem golos. Os leões regressaram às vitórias diante o Moreirense, 2-1 em Alvalade, mudando assim o chip para nova competição.

Sporting-Benfica

No mês de janeiro, o Sporting ganhou a Taça da Liga sem, no entanto, conseguir vencer a meia-final e a final no tempo regulamentar. Os leões terminaram ambos os jogos com empates a uma bola – o primeiro contra o SC Braga, o segundo frente ao FC Porto – e precisaram do desempate por grandes penalidades para levar a melhor. O guarda-redes Renan foi o herói na Pedreira e as suas exibições valeram a conquista da 2.ª Taça da Liga no palmarés leonino.

De regresso à Liga NOS, o Sporting empatou fora de portas com o Vitória de Setúbal por 1-1 e manteve a 4.ª posição da tabela classificativa, com 39 pontos, menos cinco do que o Benfica (44). No meio deste ciclo, o Sporting venceu o Feirense por 0-2, apurando-se para as meias-finais da Taça de Portugal onde irá encontrar o Benfica – a primeira mão está agendada para 6 de fevereiro (quarta-feira), às 20h45, no Estádio da Luz.

Camisola Retro Benfica 1993-1994 Casino Estoril

Com a chegada do holandês Marcel Keizer, o Sporting passou a jogar de forma diferente. O sistema de jogo mais utilizado pelos leões é o 4x2x3x1, composto normalmente pelos seguintes jogadores: Renan, Bruno Gaspar, Coates, Mathieu, Acuña, Gudelj, Wendel, Nani, Bruno Fernandes, Diaby e Bas Dost.

Devido a lesão, os centrais Mathieu e André Pinto falharam o recente desafio com o V. Setúbal, levando a que Petrovic, um médio-defensivo de raiz, atuasse no eixo do sector recuado ao lado de Coates. Acuña, que pode estar de saída para o Zenit (o mercado de inverno na Rússia ainda não fechou), também não foi convocado para o duelo com os sadinos. 

Relativamente ao mercado de inverno, os leões decidiram adicionar jogadores ao plantel: Idrissa Doumbia (médio-defensivo), Cristian Borja (lateral-esquerdo), Luiz Phellype (avançado), Tiago Illori (defesa-central), Gonzalo Plata (extremo-esquerdo) e Francisco Geraldes (médio-ofensivo regressado de empréstimo) são os novos nomes.

Os convocados para o dérbi foram conhecidos durante a tarde de sábado. O treinador Marcel Keizer chamou 18 jogadores, mantendo de fora Acuña e Matthieu, incluindo os reforços Tiago Ilori e Borja, e excluindo Doumbia, que fora titular em Setúbal. Guarda-redes: Renan e Salin; defesas: Tiago Ilori, Coates, Jefferson, André Pinto, Borja e Bruno Gaspar; médios: Bruno Fernandes, Petrovic, Wendel e Gudelj; avançados: Nani, Raphinha, Diaby, Bas Dost, Luiz Phellype e Jovane Cabral.

Raio-X Sporting

Top 5 marcadores

JOGADOR GOLOS
Bas Dost 11
Nani 7
Bruno Fernandes 7
Jovane Cabral 2
Montero 2

Até ao momento, o Sporting conta com 36 golos marcados na Liga NOS, sendo que o seu principal artilheiro é Bas Dost com 11 remates certeiros, coadjuvado por Nani e Bruno Fernandes, cada um com sete. Juntos representam mais de 70% dos golos leoninos no Campeonato, onde, lembre-se, a equipa do Benfica detém o melhor ataque com 43 golos.

Bruno Fernandes

Top 5 assistentes

JOGADOR ASSISTÊNCIAS
Bruno Fernandes 6
Nani 3
Acuña 3
Jovane Cabral 2
Montero 2

No que toca a passes decisivos para golo na Liga NOS, Bruno Fernandes é o grande destaque da formação de Alvalade. O internacional português assistiu seis vezes neste Campeonato, sendo o benfiquista Pizzi o líder global deste ranking estatístico com oito assistências na principal competição nacional.

Sporting-Benfica

Top 5 rematadores

JOGADOR REMATES
Bruno Fernandes 57
Bas Dost 38
Nani 30
Gudelj 20
Raphinha 19

Bruno Fernandes está em primeiro lugar do top leonino dos rematadores da Liga NOS. O médio-ofensivo leva 57 remates nesta competição, de acordo com os dados da plataforma Wyscout, e é o jogador mais rematador em todo o Campeonato.

Sporting-Benfica

Top 5 cruzamentos

JOGADOR CRUZAMENTOS
Bruno Fernandes 67
Acuña 66
Nani 44
Bruno Gaspar 38
Jefferson 34

Relativamente a cruzamentos, Bruno Fernandes é o jogador do Sporting que lidera esta categoria. O médio-ofensivo já centrou 67 vezes nesta edição da Liga NOS. Os leões são a segunda equipa que mais cruzamentos efetuam no Campeonato Nacional (358), numa lista liderada novamente pelo Benfica (379).

Raio-X Sporting

Top 5 passadores

JOGADOR PASSES
Bruno Fernandes 933
Coates 795
Mathieu 786
Acuña 655
Gudelj 620

Nesta categoria é novamente Bruno Fernandes o jogador que mais se destaca. O médio leonino é quem mais utiliza a ferramenta do passe durante os jogos do Campeonato.

O Sporting é a terceira equipa mais passadora da Liga NOS, atrás do FC Porto e do líder Benfica. Individualizando, Bruno Fernandes, com 933 passes, está na 7.ª posição, numa lista liderada pelo benfiquista Grimaldo, que já fez 1170 passes nesta época.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Facebook da Liga Portugal

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar