Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica B "goleou" na posse de bola, mas faltaram-lhe toques decisivos nos últimos metros no jogo da 21.ª jornada da II Liga, no Caixa Futebol Campus.
09 fevereiro 2019, 19h00
Jota
Um cruzamento de Corchia, a partir do flanco direito das águias, aqueceu os instantes iniciais da partida, mas, do outro lado, a Académica, aos 7', também criou problemas, com Djoussé a fugir na direita e, já importunado por Nuno Tavares, a chutar na área para defesa de Zlobin. O camisola 39 da Briosa ainda conseguiu fazer a recarga e acertou no poste direito.
As equipas tentaram construir ataques, variando as possibilidades de entrada nos espaços defensivos, mas foi prevalecendo a qualidade tática nas duas metades do terreno de jogo, anulando-se, na meia hora inicial, eventuais desequilíbrios que pudessem proporcionar flagrantes ocasiões de golo.
Todavia, no seguimento de um lance de bola parada (livre lateral sobre a direita), a Académica, treinada por João Alves (glória benfiquista), deu trabalho a Zlobin e deixou a defensiva da casa em sobressalto: Zé Castro cabeceou para grande intervenção do guardião russo e, na insistência, chutou com força e atingiu o poste direito, aos 40'. Volvido pouco tempo (45'+2'), o central dos estudantes, devido a problemas físicos, teve de ser substituído por João Real (foi a segunda alteração forçada na Académica neste período do encontro, depois de Djoussé ser rendido por Hugo Almeida aos 28').
Um grande pontapé de meia distância de Benny (45'+4') ainda colocou Peçanha à prova, e o guarda-redes da Académica teve mesmo de se aplicar para, a dois tempos, segurar a bola. O primeiro tempo, todavia, fechou como começou, 0-0, embora o Benfica B tenha "goleado" na posse de bola (71%).
Mais intenso e rápido nas movimentações e na ligação dos lances, o Benfica B entrou no segundo tempo com um remate perigoso de Willock (46'). O internacional Sub-20 inglês, aos 52', esteve novamente em destaque numa arrancada pela direita, seguida de cruzamento para o cabeceamento de Zé Gomes ao primeiro poste, errando o alvo por muito pouco.
Um contra-ataque dos visitantes, aos 71', deixou Júnior cara a cara com Zlobin, que foi superior no duelo e impediu o golo. Aos 72', na sequência de mais um livre lateral à direita, o camisola 10 da Académica, Jonathan, aproveitou um ressalto de bola para chutar com perigo.
Porém, aos 76', a Briosa inaugurou o marcador por intermédio de Jonathan, que, na pequena área, foi feliz na forma como captou a bola (ressalto nas pernas de Kalaica) cruzada a poucos metros de distância por Romário Baldé (0-1).
De livre direto, as águias ameaçaram aos 84', com o remate de Jota a fazer passar a bola rente à trave. Nesta altura do desafio já os encarnados haviam esgotado as substituições: entraram Saponjic (76'), Nuno Santos (81') e Bernardo (81'), saíram Zé Gomes, Willock e Benny.
No primeiro minuto de compensação, Zlobin parou um cabeceamento de João Real após pontapé de canto. O Benfica B ainda forçou o empate no tempo que lhe restava, mas sem sucesso: 0-1, resultado final.
Onze inicial do Benfica B: Zlobin; Corchia, Kalaica, Pedro Álvaro e Nuno Tavares; Tiago Dantas, Benny e Gonçalo Ramos; Willock, Jota e Zé Gomes.
Suplentes: Fábio Duarte, Alex Pinto, Zec, Vukotic, Nuno Santos, Bernardo e Saponjic.
Boletim clínico: David Tavares (status pós-cirúrgico ligamentoplastia no joelho esquerdo); Vitalii Lystcov (status pós-cirúrgico ligamentoplastia no joelho esquerdo); Diogo Mendes (lesão muscular na face anterior da coxa esquerda); Daniel dos Anjos (status pós-cirúrgico ligamentoplastia no joelho direito); Pedro Henrique (entorse na tibiotársica esquerda).
Na próxima ronda, a 22.ª, o Benfica B visita o Varzim, as 11h00 do dia 16 de fevereiro (sábado).
Renato Paiva (treinador do Benfica B): "Em termos de processo e de querer bola, estivemos praticamente todo o jogo por cima. Faltou-nos o último passe. Chegámos a zonas de criação, com alguma facilidade, com muita qualidade e critério, faltou-nos depois descobrir o homem livre, ocupar as zonas de finalização como queremos. Houve muito cérebro até chegarmos àquela zona e depois houve mais coração do que cérebro naquele momento. É um facto que a Académica teve as melhores oportunidades, algumas delas por erros nossos, pelo risco, por aquilo que é o nosso processo de crescimento e de jogo. Tenho pena que tenha corrido tão bem até ao último terço e depois os jogadores não tenham tido o critério que era necessário. A maturidade e a experiência só se adquirem com prática, de treino e de jogo. Senti a equipa bastante madura em muitos momentos da partida, tanto que nem estávamos tentados a mexer. Alterámos quase apenas para refrescar a equipa a nível físico."
Pedro Álvaro (defesa-central do Benfica B): "A Académica também tem uma grande equipa, está a fazer uma segunda volta muito interessante, tem muitos jogadores de I Liga. Estávamos a controlar bem o jogo. A primeira parte foi de posse, mas eles também tiveram boas oportunidades. Foi um jogo equilibrado, a Académica acabou por sair por cima. Há que continuar a trabalhar."
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 9 de julho de 2019