Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol
No próximo fim de semana regressa a LPB, com novo duelo entre Oliveirense e Benfica, desta feita a lutarem pela liderança isolada da prova.
10 fevereiro 2019, 19h28
Micah Downs
Frente a frente as duas equipas que ocupam o topo da LPB, que têm exibido melhor basquetebol, e as meias-finais da Taça Hugo dos Santos (disputadas sábado) provaram-no mais uma vez.
O Sport Lisboa e Benfica bateu a Ovarense, por expressivos 79-63, por seu turno, embora por números mais apertados, a UD Oliveirense, eliminou o FC Porto, por 86-82. Como pano de fundo desta partida a conquista de mais um Troféu e a entrada em quadra foi sintomática, com as duas formações a olharem-se nos olhos e a dizerem presente.
Entrou melhor a formação de Oliveira de Azeméis, a colocar-se na frente desde logo. O Benfica reagiu, com Miguel Maria a fazer os dois primeiros pontos da equipa e Xavi Rey a dar espetáculo com um afundanço. Ora, do outro lado, a formação de Norberto Alves não se atemorizou – bem pelo contrário – e os pontos começaram a acumular-se. Com as águias a defenderem sem grande pressão e a darem muitos espaços os triplos iam-se sucedendo e, com apenas 4 minutos jogados, um 4-13 obrigou Arturo Álvarez a pedir o primeiro time out do desafio. Mas este 1.º quarto não foi nada favorável para os encarnados, com a equipa a teimar em não se encontrar, quer a atacar, quer a defender. O final do 1.º quarto chegou com um 9-30.
Sem José Silva e Arnette, e o início do 2.º quarto a ditar a saída do poste Xavi Rey, o Benfica bem esboçou a reação, contudo, tudo parecia correr mal às águias, com a eficácia (muito baixa) nos lançamentos, quer, interiores, quer exteriores, a ser elucidativa. A meio do 2.º quarto, 17-34, com várias mexidas nos cincos. Algumas melhorias defensivas e, perante a aproximação dos encarnados, foi então altura de Norberto Alves reunir as tropas. Seguiu-se um período de menor acerto de ambas as formações, com menos pontos e muitos erros de parte a parte. Nos últimos minutos o Benfica foi mais dinâmico, reaproximou-se, mas do outro lado a resposta foi eficaz… Tudo em aberto no jogo, com o marcador a registar um 25-40 ao intervalo.
Reatar, com as equipas separadas por 15 pontos, com Cantero a dar o mote e a marcar um triplo e Suárez a seguir-lhe o exemplo e a fazer dois de seguida e a diminuir o fosso. O Benfica subiu os índices de concentração e, com eles subiram também a eficácia ofensiva e defensiva. A meio do 3.º quarto o marcador registava um 39-46 (sete pontos de diferença), com as águias a carregarem rumo à reviravolta. Tudo em aberto e muita emoção no jogo!
Intensidade, disputa, com as equipas a darem tudo em quadra, num grande espetáculo de basquetebol, com o final do 3.º quarto a chegar com nove pontos a separaram as formações: 47-56.
Entrada nos derradeiros dez minutos com tudo em aberto… O Benfica continuou a carregar, a correr atrás do prejuízo e, paulatinamente, ponto a ponto, as águias foram-se aproximando. Com cinco minutos para se jogar nesta grande final eram somente 5 os pontos a separar as equipas, com a incerteza e a emoção a reinarem em Sines (57-62). A Oliveirense aguentava como podia, tentanto manter-se na frente, uma posição conquistada logo no início do jogo. Micah Downs, na linha de lance-livre colocou a diferença em dois pontos, mas do outro lado, dois triplos colocaram o marcador em 61-68, com 3’37s para jogar.
Até ao final, incerteza, muita luta, aproximações, distanciamentos, com a UD Oliveirense a vencer, por 70-77. O Benfica entrou mal no jogo e, apesar da recuperação, esta não chegou, como se pode analisar pelos parciais quarto a quarto: 9-30, 16-10, 22-16 e 23-21.
Cinco inicial: Tomás Barroso, Fábio Lima, Miguel Maria, Micah Downs e Xavi Rey.
Segue-se mudança de chip com o regresso às contas do Campeonato Nacional! Na próxima jornada joga-se a liderança isolada da Liga Portuguesa de Basquetebol, com Sport Lisboa e Benfica e UD Oliveirense a medirem forças à passagem da 18.ª jornada da competição. Este desafio está marcado para as 16h00 de dia 16 de fevereiro, domingo, em Oliveira de Azeméis.
Arturo Álvarez (treinador do Benfica): “Parabéns à Oliveirense pela justa vitória e parabéns à Federação pela boa organização. O 1.º quarto marcou todo o jogo e toda a final. Depois disso a equipa trabalhou muito, mas não deu para recuperar todos aqueles pontos sofridos no 1.º quarto, que foi algo inadmissível. Também tivemos azar com as lesões, mas isso não é desculpa nenhuma. Vamos analisar o vídeo com muita atenção, falar com os jogadores e ver tudo com muita calma, porque é muito importante.”
Tomás Barroso (capitão do Benfica): “Quem entra assim numa final não merece ganhar. Tivemos uma boa reação, fruto do coração dos meus colegas, mas definitivamente quem entra assim não merece ganhar uma final. O jogo tem 40 minutos, não 30!”
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Francisca Caria / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024