Futebol

20 março 2019, 15h37

Moreirense-Benfica

Florentino

A estreia de Florentino a marcar pela equipa principal na recente vitória em casa do Moreirense (0-4) colocou o Benfica na linha da frente dos líderes das sete melhores ligas europeias no que diz respeito ao ranking dos jogadores da formação com golos em 2018/19.

Com a bola que tocou para o interior da baliza do Moreirense (26.ª jornada), Florentino tornou-se no 15.º marcador diferente das águias na Liga NOS, prova onde a equipa, com 72 golos apontados, tem o melhor ataque.

Numa época em que o aproveitamento dos talentos da formação tem sido uma evidência no plantel principal do Benfica, os jogadores made in Caixa Futebol Campus têm correspondido da melhor forma.

Com o remate de Florentino a parar apenas no fundo das redes adversárias, o Benfica alcançou um registo que só encontra paralelo numa das maiores referências mundiais no que diz respeito à formação de jogadores: o Barcelona.

A estreia do n.º 61 das águias nos golos pela equipa principal fez dele o 4.º jogador da formação a marcar para o Campeonato na presente temporada. Nesse quarteto estão ainda Rúben Dias (dois golos apontados), Ferro (também dois) e João Félix (melhor marcador formado no Seixal com 10 remates certeiros na Liga NOS), sendo que os últimos dois também se estrearam no Benfica na atual temporada. João Félix integrou o plantel logo no começo da época, Ferro foi um dos reforços de inverno, subindo dos bês à equipa A (juntamente com Florentino, Jota e Zlobin).

Benfica-Dínamo Zagreb

Numa comparação entre os atuais líderes das sete melhores ligas do Velho Continente, verificamos que a equipa orientada por Bruno Lage reparte a liderança com o Barcelona no que respeita ao número de jogadores da formação que já marcaram golos nos respetivos campeonatos em 2018/19.

A equipa espanhola, mundialmente conhecida por formar grandes jogadores de futebol, também tem quatro jogadores da cantera a marcar na liga espanhola (Messi, Piqué, Jordi Alba e Carles Alenà).

Análise aos líderes das 7 maiores ligas da Europa

EQUIPA JOGADORES DA FORMAÇÃO QUE MARCARAM
Benfica (Portugal) 4 (João Félix, Rúben Dias, Ferro e Florentino)
Barcelona (Espanha) 4 (Messi, Piqué, Jordi Alba e Carles Alenà)
PSG (França) 3 (Moussa Diaby, Rabiot e Nkunku)
Juventus (Itália) 2 (Moise Kean e Rugani)
Liverpool (Inglaterra) 1 (Alexander-Arnold)
Bayern (Alemanha) 1 (Thomas Müller)
Zenit (Rússia) 1 (Daler Kuzyaev)

Depois de Benfica e Barcelona surge o PSG no 3.º lugar do pódio (Moussa Diaby, Rabiot e Nkunku). Da liga francesa passamos para a italiana onde a Juventus tem dois jogadores formados que também já marcaram no campeonato (Rugani e Moise Kean). Liverpool (Alexander-Arnold), Bayern Munique (Thomas Müller) e Zenit (Daler Kuzyaev) completam este top.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas