12 de abril de 2019, 00h02

Bruno Lage: "A nossa estratégia funcionou em pleno"

Futebol

O treinador do Benfica realçou a qualidade exibicional do coletivo no triunfo por 4-2 sobre o Eintracht Frankfurt na 1.ª mão dos "quartos" da Liga Europeia.

"Alcançámos um resultado muito bom perante uma grande equipa", assumiu o treinador do Benfica, Bruno Lage, após o 4-2 sobre o Eintracht Frankfurt na 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, no Estádio da Luz.

Um golo que muito definiu e mostrou

"A estratégia funcionou em pleno, não jogámos com ponta de lança fixo perante três centrais. O nosso primeiro golo define muito bem o que fomos à procura, com entradas verticais de Gedson. Há que destacar também a forma como entrámos na segunda parte. Alcançámos um resultado muito bom, jogámos perante uma grande equipa. Com 4-1, é verdade que podíamos ter tido mais controlo. Num lance de bola parada, o adversário chegou com mérito ao 4-2. Transição ofensiva forte e bolas paradas são as grandes valias deste adversário. Foi um resultado muito bom, com uma boa exibição. Estamos conscientes do trabalho que fizemos e no domingo cá estaremos novamente para seguir no Campeonato."

Benfica-Eintracht Frankfurt

Nos "quartos" só há equipas difíceis

"Marcámos quatro golos a um adversário que a determinada altura ficou em inferioridade numérica, mas joga com um sistema muito difícil de contrariar. Vamos com dois golos de vantagem. A eliminatória está em aberto, como estaria com um resultado de 4-1. Estamos a jogar os quartos de final da Liga Europa, todas as equipas são muito difíceis. Temos mais 90 minutos para jogar bem, com a qualidade que mostrámos aqui e seguir em frente. Foi a pensar pela minha cabeça que cheguei aqui e é assim que vai continuar a ser. Jogo a jogo, temos de perceber o adversário, o sistema, que tipo de espaços oferece, depois é escolher a melhor estratégia e o melhor onze."

SL Benfica-Eintracht Frankfurt

Jogo diferente sem expulsão?

"Os antigos, como o Jaime Graça, diziam: se o passe para a frente fosse feito para trás, o jogo era logo outro. É consequência do jogo. O penálti resultou de uma situação estratégica treinada por nós. Se não fosse penálti, com certeza o Gedson marcaria o golo, estaríamos em vantagem. É o jogo, não se sabe o que vai acontecer. Na 2.ª mão, podemos chegar lá, fazer um disparate e ficarmos reduzidos a 10 jogadores. As análises fazem sentido em função daquilo que vai acontecendo. Estávamos a ter o controlo do jogo. Aliás, para nós, o momento mais determinante para alterar a nossa dinâmica foi a lesão do Corchia, que nos obrigou a reorganizar, colocando o Gedson a defesa-direito, uma posição que tinha feito nos escalões de formação."

SL Benfica-Eintracht Frankfurt

João Félix: o "especial" e o "normal"

"Se não fizesse nenhum golo, diriam que está em baixo de forma; como marcou três, volta a ser o Super Wings! Vamos com calma, deixá-lo crescer e desfrutar do jogo. É um miúdo muito bom, muito bem tratado pelo grupo. Tem de crescer de forma natural. Não vamos fazer do João Félix um super-herói. É um miúdo fantástico, tem ainda muito para aprender, técnica e taticamente, saber ocupar espaços e perceber os momentos do jogo. E tem de perceber que quando fizer o normal vai ser criticado por quem está desse lado. É o jogador português mais jovem a fazer um hat-trick, facto que o torna cada vez mais especial, mas, no dia em que for só o João, é criticado porque não é o João especial. Nós não lhe colocamos qualquer pressão, só queremos que faça o seu jogo e que tenha um crescimento sustentado. É isto que acreditamos que, a trabalhar connosco, vai acontecer."

Benfica-Eintracht Frankfurt

"Lage effect?" Não... "Run a lot!" 

"Correr muito... Os jogadores têm sido fantásticos nisso. Correr, determinados, com uma organização fantástica. Hoje, alterámos a nossa pressão. Vejam o que os quatro homens da frente correram e como pressionaram de forma diferente. Rafa, João, Cervi e Gedson, o que eles correram e pressionaram para a equipa ter um conforto maior naquilo que é jogar contra este sistema [3x4x3]."

Códigos Promocionais Benfica

Texto: João Sanches

Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar